Café & Preparos

Sujou, limpou

Dicas valiosas de como se livrar daqueles resíduos indesejáveis de máquinas e utensílios de café.

Encarnar o espírito de barista e extrair um bom café em casa com os próprios equipamentos de preparo é uma experiência e tanto. O que muitos apreciadores de café, porém, esquecem é que esses utensílios são sensíveis às impurezas e demandam atenção em uma etapa fundamental: a limpeza. A Espresso preparou uma seleção de dicas de como manter os objetos do café em ordem e, principalmente, não se esquecer da regra: sujou, limpou.

Coador de pano

Logo após o uso, ele deve ser escaldado com água quente. Uma técnica eficiente é mantê-lo na geladeira em um recipiente tampado com água, para evitar a proliferação de micróbios. O coador absorve os óleos do café e, com o tempo, transmite sabor de velho. Especialistas recomendam usá-lo por apenas vinte dias e, então, renová-lo.

Coador de nylon

Deve ser lavado apenas com água quente, logo após o uso, e guardado quando estiver seco.

French press e outros utensílios de vidro

Desmonte a cafeteira e lave-a com água e detergente neutro. O vidro deve ser limpo com esponja, esfregando suavemente com a parte macia. Embora o vidro seja um material que não absorve cheiros, o ideal é reforçar o enxágue com água corrente. O procedimento deve ser feito logo após o uso. A dica também vale para Chemex, aeropress e Sifão.

Cafeteira italiana

Desmonte-a e lave-a com sabão neutro e água corrente, esfregando suavemente a peneira e as partes superior e inferior. Evite o uso do detergente e use-o somente quando houver dificuldades para remover a gordura. Enxágue bem ao final, deixe o equipamento secar totalmente e não o guarde fechado, a fim de evitar o aparecimento de manchas.

Chaleiras e moedores

Devem ser lavados após o uso, apenas com detergente neutro e água. Para os moedores profissionais, há uma pastilha, no formato do grão de café, que é inserida no equipamento para moagem. Em seguida, colocam-se alguns grãos de café para moer e ser descartados, eliminando-se, assim, os resíduos da pastilha. Moedores domésticos não podem ser lavados em água, apenas higienizados com pincel e papel toalha.

Garrafa térmica

Lave-a com água quente, para dissolver os óleos e açúcares. Em seguida, esfregue-a suavemente por dentro com detergente neutro e uma escova, como se fosse uma mamadeira. Após enxaguar bem, deixe secar antes de tampá-la. Não se esqueça do cano e do sistema por onde sai o café: a bebida também fica oxidando ali. Outra dica para dizer adeus às manchas que ficam no fundo é colocar uma pastilha dentro da garrafa e adicionar água quente até a metade. Após duas horas de molho, lave-a com água corrente.

Máquina de espresso superautomática e de cápsulas

Essas máquinas têm limpeza e enxágue automáticos, mas com uma condição: se você introduzir uma pastilha de limpeza, por meio de um encaixe próprio na máquina. A pastilha limpa também o cano de saída do café e serve para máquinas de cápsulas. Para limpar o porta-borras e o porta-água, desmonte esses compartimentos e lave com detergente neutro. Para as máquinas de cápsulas, recomenda-se retirar as cápsulas usadas do compartimento e trocar a água do reservatório diariamente. Essa manutenção é oferecida por empresas fabricantes de máquinas, como a Nespresso, mas é um procedimento que pode partir do próprio usuário.

Máquina de espresso profissional

Exige a limpeza apenas do grupo, ou seja, externa e dos filtros e porta-filtros. Para isso, primeiro, retira-se o porta-filtro e desacopla-se o filtro da máquina, que serão lavados com detergente neutro e água quente, para remover todos os resíduos. Em seguida, com uma escova própria e
água, limpa-se a saída de café, atentando-se para liberar todos os orifícios congestionados. Então o filtro cego entra em ação. Igual ao filtro, mas sem orifícios, é responsável pela limpeza final do grupo. Acoplado ao porta-filtro, é encaixado na máquina com uma solução de limpeza (feita com a pastilha dissolvida em água). Há empresas que fornecem a manutenção em domicílio. Vale conferir com a assistência técnica de sua máquina.

5 dicas importantes

• Baratas e formigas adoram o aroma do café. Cuide para que os utensílios não fiquem com resíduos da bebida.
• A limpeza de máquinas e utensílios deve ser feita constantemente. O ideal é seguir o procedimento logo após cada uso.
• Para limpar a parte externa das máquinas de café, basta um pano umedecido somente com água.
• Se você deixou muito tempo de uso passar e as sujidades nos orifícios do porta-filtro e filtro persistem, os especialistas indicam a solução: dissolva 3 pastilhas de limpeza em 1 litro de água e deixe as peças imersas por cerca de três dias.
• Não se devem usar detergentes com aroma ou produtos abrasivos para a limpeza das peças. Detergente neutro e água corrente são os melhores agentes.

Grande aliada

A pastilha de limpeza é uma espécie de detergente em tabletes. Branca e semelhante a um comprimido efervescente, é solúvel em água e contém produtos químicos fortes para higienização do interior dos equipamentos.

TEXTO Mariana Meira • FOTO Daniel Ozana/Studio Oz

Deixe seu comentário