Uma Origem Coffee – Florianópolis (SC)

Entre as bancas de verduras e legumes do Mercado São Jorge, os baristas do café Uma Origem preparam com cuidado, e em diversos métodos, os grãos da Fazenda Califórnia, de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná. A cafeteria, inaugurada em 2013, é ideia dos irmãos Zelio e Luis Gustavo Santana, que aproveitaram a oportunidade de um espaço disponível no mercado e iniciaram o negócio que tanto queriam.


Em 2005, Zelio embarcou no mundo dos cafés especiais durante uma viagem de estudos e surfe em Sidney, na Austrália. Por lá, ele trabalhou como barista para algumas torrefações e cafeterias, como Barefoot Coffee Traders e Toby’s Estate Coffee, e aproveitou para se especializar na profissão. Em uma visita à sua terra natal, Florianópolis, ele percebeu o crescimento dos produtores de qualidade e das microtorrefações e não teve dúvida. Hora de voltar para casa e montar o próprio espaço.


Hoje, no ambiente do Mercado São Jorge, ele e o irmão preparam os grãos catuaí vermelho para o espresso, extraído em uma Nuova Simonelli, e as variedades obatã e catuaí amarelo para os métodos Chemex, Hario V60 e aeropress.


(Texto originalmente publicado na edição impressa da revista Espresso, referente aos meses de junho, julho e agosto de 2015. Sugerimos consultar o lugar para horários de funcionamento e mais informações)
Informações sobre a Cafeteria
| Endereço | Rua Brejauna, 43 Mercado São Jorge |
|---|---|
| Bairro | Itacorubi |
| Cidade | Florianópolis |
| Estado | Santa Catarina |
| País | Brasil |
| Website | http://instagram.com/umaorigem |
| Horário de Atendimento | De segunda a sexta, das 9h às 20h; sábados, das 9h às 16h |
Nesta terça-feira (6/10), o restaurante Eau, do Grand Hyatt São Paulo, realiza um jantar inspirado em café, em parceria com a Fazenda Ambiental Fortaleza (FAF), de Mococa (SP), fornecedora da casa. O 






Cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, baristas, proprietários de cafeteria e apreciadores de café de todo o mundo se reuniram na 3ª edição da Semana Internacional do Café, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro. Mais de 13 mil pessoas passaram pelo evento para aprimorar conhecimentos, fazer negócios e explorar as tendências do setor cafeeiro. Durante o evento, cerca de R$ 25 milhões em negócios foram iniciados, estimulando toda a cadeia produtiva do grão. O evento, considerado o maior do País e um dos principais do mundo, é uma oportunidade para o Brasil mostrar aos mercados nacionais e internacionais sua produção de qualidade. Para Roberto Simões, presidente da FAEMG, uma das entidades organizadoras do evento, os cafés brasileiros e, em especial, os produzidos em Minas Gerais, já têm se consolidado como referência mundial. “A SIC é uma oportunidade para que o produtor apresente o resultado do trabalho desenvolvido em sua propriedade, fazendo bons negócios”.
Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, idealizadora do evento, afirma que este ano as expectativas foram superadas, tanto em relação ao número de visitantes quanto em qualidade. “Vieram pessoas de todo o Brasil em busca de cafés especiais. Pessoas que vieram em busca de novidades e inovação”, afirma. Priscilla Lins, gerente de Agronegócios do Sebrae, outra entidade que está à frente da realização da SIC, ressalta que esta edição consolidou a estratégia de ter Minas Gerais como centro das atenções na cadeia do café. “Os eventos técnicos focados nas áreas de ‘Mercado e Consumo’, ‘Conhecimento e Inovação’ e ‘Negócios e Empreendedorismo’ foram grandes sucesso de público e qualidade técnica. O produtor pôde ver que ele é a razão do negócio do café, que movimenta tanta gente e tem milhões de consumidores pelo mundo; ver que a cadeia do café que gera tanta renda, empregos e satisfaz tantos consumidores pelo mundo só existe pelo trabalho dele.” A quarta edição da Semana Internacional do Café já tem data marcada, será em Belo Horizonte, de 22 a 24 de setembro de 2016, no Expominas.


