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Rede de hotéis foca no café especial como diferencial de atendimento e qualidade

 

ruanda bloomberg

Recentemente a rede de hotéis Marriott ampliou sua atuação e abriu uma nova unidade em Kigali, capital de Ruanda, na África. Com o objetivo de integrar a comunidade local, o hotel realizou uma parceria com a Bloomberg Philanthropies, que apoia o projeto Relationship Coffee Institute, por meio da Sustainable Harvest, para oferecer aos clientes do hotel o café produzido por mulheres em cooperativas locais, com marca própria, o Q Café.

A iniciativa poderia ser comum se o projeto Relationship Coffee Institute não tivesse realizado, desde 2013, uma verdadeira mudança na vida de mais de 4.000 mulheres na região da África Subsaariana. Com o objetivo de ministrar treinamentos focados na produção e conhecimento do café de qualidade, o programa graduou produtoras de café, antes marginalizadas nas suas regiões, para aprenderem a importância de colher corretamente o café e, como resultado, passarem a vender o produto com maior valor agregado e passarem a ser autossuficientes economicamente.

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De acordo com a agrônoma Christine Condo, da Sustainable Harvest Ruanda, a importância do trabalho com essas mulheres mostrou que elas não sabiam a correlação de colher o fruto maduro com a qualidade, da qualidade com o maior valor por saca. “Depois de dois anos é incrível ver como essas mulheres estão focadas nos seus negócios, o programa mostra hoje que elas entendem a linguagem dos compradores, podem dizer e explicar o perfil dos cafés que produzem, sabem negociar, exportar e fazer esse comércio direto”.

A oportunidade de servirem os cafés no recém-inaugurado Marriott Hotel também deu a chance de algumas delas trabalharem no próprio hotel no serviço de café. Para Patricia E. Harris, CEO da Bloomberg Philanthropies, “A abertura deste Marriott Hotel está oferecendo uma oportunidade de mercado muito aguardada pelas mulheres de Ruanda. O café delas no hotel será um perfeito exemplo para a comunidade global de como podem trabalhar juntos: negócio, filantropia e governo para melhorar a vida das pessoas”. De acordo com dados da Bloomberg, a receita de venda do café no projeto em Ruanda movimentou US$ 100 mil, em 2015.

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Café nacional e orgânico
No Brasil ainda há poucas iniciativas de hotéis em servir bons cafés, um foco a ser trabalhado e que tem grande potencial. Um exemplo de sucesso ocorre no Grand Hyatt São Paulo, o primeiro hotel da rede Hyatt no Brasil. A escolha de fornecedores e ingredientes de origem sustentável, inclusive orgânicos e artesanais, faz parte da filosofia de alimentos e bebidas do Grupo. “Além de fortalecer a cadeia de produção, essa abordagem nos permite oferecer produtos cada vez melhores aos nossos clientes. Podemos criar experiências memoráveis, ao mesmo tempo em que ajudamos a preservar o meio ambiente para as futuras gerações”, destaca o chef Thierry Buffeteau.

O hotel opera com os cafés orgânicos da Fazenda Ambiental Fortaleza, de Mococa (SP) no Restaurante Eau. A FAF é reconhecida pela parceria que realiza com pequenos produtores da região da Mogiana, além de ter fazenda própria, torrefação, cafeteria e exportação de café.

 

TEXTO Mariana Proença • FOTO Divulgação/Bloomberg

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