Cafezal

Plataforma digital busca melhorar acesso dos cafeicultores de Honduras ao mercado global

Sustentável sem fins lucrativos, a Heifer International fez uma parceria com a International Business Machines (IBM) para lançar a IBM Watson Decision Platform for Agriculture digital. A plataforma visa melhorar o acesso dos produtores de café e cacau de Honduras aos dados do mercado global, aumentando a velocidade das transações e melhorando a tomada de decisões em nível de fazenda. A novidade usará a tecnologia blockchain Food Trust da IBM, aumentando a transparência da cadeia de suprimentos.

Jesús Pizarro, vice-presidente de Inovação Financeira da Heifer International, afirmou: “Por 18 meses trabalhamos junto aos agricultores para identificar as melhores maneiras de melhorar os processos de produção, digitalizar a cadeia de valor e, por fim, abrir o acesso ao mercado para os pequenos agricultores para que eles possam garantir preços premium”.

A tecnologia blockchain da IBM permitirá que os compradores de café que estão comprando café da cooperativa COPRANIL, em Honduras, e cacau da Chocolate Halba entendam melhor a cadeia de suprimentos do produto e por que os produtos são vendidos a um determinado preço. A Chocolate Halba obtém seu cacau de agricultores que também fazem parte da iniciativa Chocolate4All de Honduras da Heifer International.

“Como uma das primeiras cooperativas do mundo a implantar o sistema, a COPRANIL está liderando o caminho, equipando seus agricultores com as ferramentas e a tecnologia de que precisam para construir e sustentar negócios agrícolas lucrativos”, disse Pizarro.

Essa tecnologia também permite que os compradores rastreiem os grãos de café e cacau desde a fazenda até o ponto de venda. Isso não apenas melhora o acesso ao mercado para produtores e compradores, proporcionando uma vantagem competitiva para os produtores no mercado, mas também permite que eles recebam um preço justo por seus grãos, melhorando a sustentabilidade econômica nas comunidades de cafeicultores.

“Quando as pessoas que tomam nosso café sabem de onde ele vem, os agricultores de nossa cooperativa se beneficiam. O Food Trust pode ajudar nossa rede de agricultores a obter um prêmio melhor para seus grãos e, potencialmente, melhorar seus meios de subsistência”, disse Jorge Lopez, vice-presidente da cooperativa de produtores de café COPRANIL.

Para rastrear os grãos, cada usuário ao longo da cadeia de suprimentos carrega dados para a plataforma digital. Após a colheita, os agricultores etiquetam e enviam os grãos para os processadores da COPRANIL. A plataforma também rastreará os grãos do cacau na polpa, antes da fermentação, por meio do volume de grãos secos que são vendidos para a Chocolate Halba.

Mais informações sobre como os grãos são limpos, secos e torrados, junto com sua classificação – como se são de comércio justo ou orgânicos – também são carregadas na plataforma. Isso é compartilhado com compradores corporativos. Ao fornecer esses dados, espera-se que os compradores tenham uma maior compreensão dos preços dos produtos.

A IBM e a Heifer International também trabalharão em conjunto com o CATIE, uma organização de direitos humanos e sustentabilidade com foco na América Latina, para lançar a IBM Watson Decision Platform for Agriculture.

A plataforma digital também utiliza tecnologia de inteligência artificial combinada com informações geoespaciais e dados meteorológicos, ambientais e de campo para beneficiar os agricultores. Isso é feito apresentando todas as informações em um painel que os agricultores podem adaptar às suas terras.

Esses dados podem ser programados para fornecer alertas meteorológicos, indicar padrões de plantio ideais, rendimentos esperados e preços de mercado resultantes. Essas informações ajudarão os agricultores e as empresas agrícolas a tomarem decisões mais informadas e aumentarem a segurança e sustentabilidade dos alimentos.

A Heifer International prevê que essa tecnologia terá um papel crucial no aumento da renda dos produtores de café e cacau e pode ajuda-los a verificar as certificações e os processos de tratamento, resultando em grãos de maior qualidade.

“Nosso trabalho com a Heifer International e a COPRANIL é um teste importante de como a tecnologia de IA e blockchain pode promover o bem social e apoiar a sustentabilidade, ajudando até mesmo os pequenos produtores”, comentou Kareem Yusuf, PhD da IBM General Manager AI Applications and Blockchai. “Com a IA preditiva trabalhando para ajudar a aumentar o rendimento da safra e o blockchain estabelecendo um registro de proveniência e prova de qualidade, esses agricultores recebem novos dados e percepções para que possam comandar mais no mercado”, completou.

Espera-se que a plataforma digital eventualmente se estenda para incluir comerciantes, exportadores, faturas, ordens de compra e certificações.

TEXTO As informações são do Global Coffee News / Tradução Juliana Santin

Deixe seu comentário