Café & Preparos

Orfeu lança café em homenagem ao pesquisador José Braz Matiello

A marca Orfeu Cafés Especiais lança hoje (19/03) a edição limitada em homenagem ao maior especialista em genética do café do Brasil, José Braz Matiello. O resultado do seu trabalho, que envolve anos de testes e estudos, foi a variedade Acauã, fruto do cruzamento entre duas variedades: Sachimore e Mundo Novo, que teve os testes iniciados em 1982, chegando agora ao mercado.

Acauã é o nome de uma ave comum no sertão nordestino e sua resistência à seca foi a inspiração para o nome da variedade. Segundo a marca, a Edição Limitada Matiello traz um café de maturação tardia, com frutos vermelhos vivos e colhidos no seu ponto de maturação ideal. Com uma torra média, ele apresenta acidez e corpo equilibrados, com notas de cacau e baunilha, e atingiu 87 pontos na avaliação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

“O Brasil é o berço mundial da inovação e pesquisa de novas variedades de café. Nesta edição limitada, homenageamos Dr. Matiello, um de nossos cientistas responsáveis por levar cafés raros e premiados à xícara dos brasileiros”, explica Amanda Capucho, CEO da Orfeu Cafés Especiais.

José Renato Gonçalves Dias, diretor geral das fazendas da Orfeu e engenheiro agrônomo, demonstra orgulho ao trabalhar ao lado de Matiello. Em busca de grãos de qualidade, os dois caminham pela plantação para avaliar as melhorias. “A ideia é que o café Orfeu seja voltado apenas para o consumo interno, valorizando cada vez mais nossos grãos. A parceria com o Matiello é ótima, ele avalia diretamente nossa plantação e, assim, usamos a genética a favor, ao lado de uma condição climática que facilita a produção”.

Matiello é pai de outras variedades já lançadas pela Orfeu, como o Arara, Japy e Beija-Flor, e acumula livros e três mil artigos científicos publicados, baseados em cruzamentos naturais para se obter híbridos e não são transgênicos.

Engenheiro agrônomo, Matiello vem de uma família de italianos que trabalhavam na lavoura. Criado no Espírito Santo, seguiu a tradição de cuidar do café e há mais de cinquenta anos acompanha a trajetória do grão em busca de melhorias e novas variedades.

“Para o café Orfeu atuo na parte agrícola, com consultoria para a Fazenda Sertãozinho, em relação a variedades, adubação, em busca da melhoria da qualidade e produtividade”, conta Matiello.  Segundo ele, a ideia é seguir desenvolvendo novas pesquisas, variedades, “e que os produtores se livrem da crise dos preços do café e se motivem para seguir trabalhando”, finaliza.

Curiosidades sobre o café
Tipo: Arábica
Variedade: Acauã
Fazenda: Sertãozinho
Região: Sul de Minas
Altitude: 1.100 metros
Plantação: Talhão do Pomar
Solo: Podzólico
Processo: Cereja Descascado

O café Edição Limitada Matiello de Orfeu pode ser encontrado nas versões grãos, torrado e moído e cápsulas biodegradáveis compatíveis com máquinas Nespresso na loja virtual da marca e nos principais supermercados.

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Lucas Albin/Agência Ophelia

Deixe seu comentário