Mercado

Nestlé abastece mercados consumidores com café torrado no Uruguai

Chile, Argentina, Paraguai, Brasil, Peru, Panamá, El Salvador, Guatemala, Costa Rica, China, Reino Unido, África do Sul, Malásia e Cingapura. Essa é a lista de países que receberão o café torrado feito 100% no Uruguai, na moderna fábrica que a Nestlé inaugurou em 2018 após um investimento de cerca de US$ 23 milhões.

O negócio explodiu depois de uma segunda onda de investimentos da ordem de US$ 7 milhões em 2019, a fim de ampliar a capacidade de produção. Depois de assinar um acordo com a multinacional Starbucks, a Nestlé adquiriu os direitos de comercializar produtos de café ou chá diretamente para consumidores e canais de serviço de alimentação em todo o mundo.

Segundo o CEO da Nestlé para as Américas, Laurent Freixe, o acordo com a Starbucks foi vital porque chamou a atenção de vários mercados. Além dos produtos da marca, foram agregados diversos produtos da marca Nescafé, tanto no setor externo quanto no varejo.

“Fizemos um importante investimento há três anos para criar uma moderna fábrica de café torrado, ao mesmo tempo, compramos os direitos da marca Starbucks. A combinação das duas ações, a fábrica globalmente competitiva e a presença dessa marca global, em conjunto com marcas locais, criaram oportunidades de desenvolvimento para essa fábrica”, disse o executivo ao El Empresario.

Após conquistar os primeiros mercados na região e na África do Sul, a empresa agregou negócios na Europa e na Ásia, para onde começará a exportar até o final do ano. “Este ano, começamos com uma perspectiva de um percentual reduzido de produção e ocupação das fábricas, e vamos acabar exportando para mais de 15 países. Há uma grande oportunidade de crescimento no Uruguai, considerando que este é o primeiro ano. Além de liderar o mercado local, há uma janela para posicionar o país no mundo”, comentou.

Para ele, o país pode se tornar uma referência para a empresa, pois a estabilidade oferecida pelo Uruguai soma-se uma “equipe Nestlé com know-how e expertise em café torrado e moído, a moderna fábrica e os acordos de livre comércio com muitos países, entre outras condições favoráveis ​​para fazer negócios”, enumerou Freixe.

A unidade do Uruguai é uma das quatro unidades de produção de café torrado da empresa no mundo. As demais estão no Brasil, na Espanha e em Portugal.

TEXTO As informações são do The Rio Times / Tradução Juliana Santin • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário