Cafezal

Nescafé Dolce Gusto lança concurso Colheita Premiada no Brasil

Foto: Café Editora

A Nescafé Dolce Gusto anunciou na última terça-feira (4/8) o lançamento do Concurso Colheita Premiada. O concurso vai eleger o melhor café do Brasil e produzir uma edição especial de cápsulas Nescafé Dolce Gusto, 100% brasileira com o produto. A linha será comercializada no Brasil e em outros países onde a marca está presente a partir de julho de 2016. Os 15 finalistas receberão premiações em dinheiro no valor total de R$ 450 mil.

Produtores de todo o País podem participar com cafés da safra 2015, dentro das três categorias Conilon, Arábica natural e Arábica lavado. Um dos pré-requisitos para participar é que os lotes tenham sido produzidos em linha com um padrão independente de sustentabilidade, ou seja, possuam certificação válida, como Certifica Minas ou Rainforest Alliance.

Origens
A edição especial será produzida com café totalmente brasileiro e em solo brasileiro, confirma Paulo Gomes, responsável pelo Marketing da Nescafé Dolce Gusto. As cápsulas, contudo, podem ter cafés de diferentes produtores e até regiões. “Pode ser que seja um blend, caso seja necessário completar o produto. Vai depender das possibilidades do vencedor”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feita de forma individual ou em grupo. “O Brasil tem muitas regiões com características distintas e queremos a oportunidade de conhecer cafés diferentes”, explica Gomes, que lembra, ainda, o trabalho dedicado ao café conilon. “Começamos a procurar e conhecemos produtores de conilon com uma qualidade que nós nem acreditávamos que fosse possível. Esperamos que entre os vencedores estejam produtores de todas as regiões produtoras e tipos de café”, conclui.

O Concurso Colheita Premiada contará com duas etapas. Na primeira fase (eliminatória), serão escolhidos até 45 finalistas, sendo 15 em cada categoria. As amostras serão classificadas quanto ao tipo, qualidade da bebida e outros aspectos, de acordo com a metodologia SCAA (Specialty Coffee Association of America) para as duas categorias de café arábica e de acordo com o protocolo de avaliação de robustas finos do CQI (Coffee Quality Institute) para a categoria de café conilon.
Na segunda etapa do concurso (classificatória), as amostras finalistas serão degustadas utilizando a metodologia de avaliação de qualidade da Nestlé, com acompanhamento da BSCA e da auditoria Safe Trace. Uma comissão julgadora vai avaliar as amostras, selecionar os cinco finalistas premiados de cada categoria e apontar o grande campeão de acordo com o nível de qualidade dos lotes apresentados. A nova cápsula será parte da série “cafés do mundo”, incrementada com dois novos sabores a cada ano, sendo que esta é a primeira vez que o café brasileiro será escolhido para a ação.

Investimentos no Brasil
A edição limitada 100% brasileira de Nescafé Dolce Gusto será produzida na nova fábrica de cápsulas que será inaugurada no final deste ano, na cidade de Montes Claros (MG). Esta é a primeira fábrica de Nescafé Dolce Gusto fora da Europa e está recebendo um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões em sua construção. (Leia mais sobre a instalação na fábrica, aqui) Segundo a Nestlé, a fábrica irá gerar inicialmente cerca de 90 empregos diretos e outros 1 mil indiretos.

Serviço
Concurso Colheita Premiada da Nescafé Dolce Gusto
Inscrições e regulamento: http://bsca.com.br/concurso?id=31
Anúncio do vencedor: novembro de 2015

Artigo originalmente publicado no site CaféPoint

TEXTO Thais Fernandes • FOTO Café Editora

Deixe seu comentário