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Edgard Bressani deixa a diretoria da Capricornio Coffees

Executivo agora se dedica a um novo projeto, ainda em desenvolvimento, que contará com a sua assinatura

O Q-Grader e cafeólogo Edgard Bressani, sócio-proprietário da Capricornio Coffees, anuncia que está deixando a diretoria da empresa. Agora, o executivo irá se dedicar a um novo projeto – ainda em desenvolvimento – com a sua assinatura.

Edgard possui mais de 20 anos de carreira no setor dos cafés especiais e passou por empresas como O’Coffee, do Grupo Quércia, onde foi diretor executivo por cinco anos; e recentemente a Capricornio Coffees, da qual foi diretor e sócio-proprietário também por cinco anos – e onde segue até concluir a venda de sua participação.

Atuação no mercado cafeeiro

Iniciou sua trajetória no setor a convite de José Francisco Pereira, superintendente da Agropecuária Monte Alegre. Posteriormente, atuou como consultor na P&A Marketing Internacional.

Edgard coordenou o Programa Cafés do Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Também participou ativamente do Conselho de Relações Internacionais da Specialty Coffee Association of America (SCAA) e foi convidado para ser o coordenador do Brazilian Chapter da Speciality Coffee Association of Europe (SCAE).

Em 2008, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB). Em 2011, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira das Origens Produtoras de Café e, em 2012, assumiu a presidência. Desde 2016 é conselheiro da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC) e foi conselheiro por quatro anos da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Coordenou o Campeonato Brasileiro de Barista durante três anos e é o primeiro juiz brasileiro certificado internacionalmente pelo World Barista Championship. É autor do livro “Guia do Barista – Da Origem do Café ao Espresso Perfeito”, que já está em sua 5ª edição.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Semana Internacional do Café faz retomada com evento presencial e digital em 2021

Marque na agenda! O principal encontro nacional do setor e um dos cinco maiores do mundo, a Semana Internacional do Café (SIC) retoma a realização presencial do evento no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Atendendo aos mais completos protocolos de segurança e com avanço da vacinação no país, os realizadores promoverão o evento no formato híbrido – presencial e digital – de 10 a 12 de novembro de 2021.

Conhecida por oferecer extensa programação de conteúdos relevantes, ampla rede de conexões e movimentação de milhões de reais em negócios realizados, a SIC manterá seus pilares e promete ainda mais vigor na geração de negócios, através da  exposição de marcas, palestras e painéis, encontros, reuniões, premiações e cursos, tudo isso com acesso também através da sua plataforma digital.

Produtores, classificadores, torrefadores, traders, exportadores, proprietários de cafeterias, baristas e especialistas conhecerão as novidades do mercado e terão acesso em primeira mão aos melhores cafés brasileiros da safra 2021/2022, no concurso Coffee of the Year Brasil, e ações especiais promovidas por expositores e patrocinadores.

Segundo Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG: “Ao longo de oito edições já realizadas com muito sucesso, a SIC se consolidou como importante ponto de encontro, de fomento aos negócios e de divulgação da qualidade dos cafés do Brasil, para o consumidor interno e países compradores. É de extrema importância que possamos conjugar a realização do evento de forma digital e presencial este ano, aliando a experiência sensorial aos resultados econômicos e sociais que o evento sempre possibilita”.

Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.

A programação completa e os convidados confirmados serão informados através da plataforma oficial do evento e nas mídias sociais.

Retorno no Expominas

Empresas interessadas poderão expor em estandes esse ano seguindo todos os protocolos de biossegurança e com o objetivo de retomar e acelerar seus negócios que foram impactados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Acreditamos que a SIC precisa ser esse ponto de encontro para a retomada, reconexão e reencontro do mercado de café. Os expositores e profissionais visitantes estão focados em pensar novas soluções para o setor e queremos oferecer todas as condições para que – de forma segura – possamos realizar o evento presencial e digital para marcar esse momento desafiador mundialmente”, afirma Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora.

Com o modelo híbrido, a visitação controlada no acesso local garante a experiência presencial, ao mesmo tempo em que, na moderna plataforma digital, deve crescer continuamente a conexão cada vez mais global do setor. Dentre as atrações previstas está a participação de convidados internacionais em cursos e painéis, além de renomados especialistas nacionais que apresentarão conteúdos exclusivos e de muita relevância.

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Serviço
Semana Internacional do Café 2021 
Quando:
10 a 12 de novembro
Onde: plataforma digital e no Expominas, em Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

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Guia de Cafés #11: dicas do que estamos tomando

Mês de agosto e setembro! Meses que o Brasil está finalizando a colheita de cafés em diversas regiões do país e outras ainda terão mais alguns meses pela frente.

Recebemos mais de 300 cafés nos últimos meses e neste Guia de Cafés recomendamos aqueles que foram recebidos pela nossa equipe e aprovados. A proposta é que possamos “assinar embaixo” de produtos com rastreabilidade e qualidade.

Aqui na redação da Espresso ainda estamos trabalhando todos de casa devido à pandemia do Coronavírus, faz 18 meses. Conte para nós que cafés está tomando e experimente essas novidades!

As dicas de mais de 17 cafés desta leva da Espresso são grãos super variados. Quer nos enviar? Saiba como no fim desta matéria. 

Veja o que separamos para você:

Kaffe – Cerrado Mineiro

Produzido por: Fazenda Rio Brilhante
Produtor: Inácio Carlos Urban
Região: Cerrado Mineiro – Coromandel (MG)
Variedade: arara
Espécie: arábica
Processamento: natural
Torrado por: Kaffe Torrefação e Treinamento
Sensorial do café: azeitona preta, abacaxi e mel
Outros cafés da marca: Matas de Minas (João Luiz Carneiro Vianna), Norte Pioneiro do Paraná (Ricardo Batista dos Santos) e Alta Mogiana (Guilherme Dias de Souza Alves)
Cafés do projeto Adote uma Micro Torrefação
Compre: www.instagram.com/kaffe.tt

Mundo Café – Groselha Negra 2.0

Produzido por: Greciano Lacerda
Produtor: Greciano Lacerda
Região: Caparaó
Espécie: arábica
Variedade: catuaí vermelho
Torrado por: Mundo Café
Sensorial do café: frutas negras, groselha negra, bolo de floresta negra e finalização doce
Outros cafés do mesmo produtor: Witbier – sensorial: frutas amarelas, mousse de maracujá, doce de chocolate, pudim e caramelo
Preço: 35,00 (250 g)
Compre: www.mundocafe.com.br leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Mariana Proença

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Como o café é armazenado? Assista ao 16º episódio da websérie da BSCA

Na quarta-feira (8) acontece o lançamento do 16º episódio da websérie “A História do Café Especial – O olhar da BSCA em 30 anos”, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Café Editora.

O vídeo traz detalhes sobre a importância da armazenagem correta do café para manter a qualidade do produto. Para abordar o tema, foram convidados: Reymar Coutinho, da Pinhalense; José Marcos Magalhães, da Minasul; Luiz Paulo Pereira, da CarmoCoffees/Fazenda Santuário Sul; e Gabriel Miari, da Cocatrel Direct Trade.

Movimento da xícara ao grão

Com novos episódios lançados todas as quartas-feiras no YouTube da BSCA e no Instagram da Revista Espresso, o projeto busca levar informações relevantes sobre a cadeia do café especial ao consumidor final e a todas as pessoas que não possuem conhecimento deste universo, rebobinando o trajeto da bebida da xícara ao produtor e sua lavoura.

Com o intuito de aproximar as pontas do setor, a websérie conta com linguagem acessível e tradução em inglês. Deste modo, mais pessoas ao redor do mundo também podem conhecer de perto a história do café especial no Brasil e ficar por dentro de toda a qualidade da produção nacional!

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Amarula lança novo licor de café produzido com grãos da Etiópia

No mês passado, a Amarula trouxe para o Brasil o Amarula Ethiopian Coffee, uma bebida que mistura licor e café. Segundo a marca, a escolha foi baseada no amor dos consumidores tanto pelo licor de Marula, quanto pelo café, a segunda bebida mais consumida do Brasil.

“Observando o surgimento espontâneo desse ritual pelos consumidores, construímos uma plataforma de parceria com diversos perfis de cafeterias, reforçando ainda mais essa ocasião de consumo ao redor do país. A aceitação foi excelente”, conta Priscilla Gomes, Country Manager de Amarula na América Latina.

Vendido em garrafas de 50 ml e 750 ml, o novo licor possui teor alcoólico de 15,5% e um sabor marcante. Com sabor de café, a mistura com a Marula resulta em um licor cremoso e encorpado, com finalização de caramelo.

Com o lançamento do Amarula Ethiopian Coffee, a expectativa é de que, em um ano, os produtos saborizados representem, juntos, 16% do volume total da marca. “Em países líderes no consumo de licor, as extensões de linha já representam +15% no volume das marcas. Estamos liderando esse movimento de categoria aqui no Brasil com um projeto de inovação que não para por aqui”, finaliza Priscilla.

Campanha

O licor inicia uma ação com charmosas cafeterias de bairro, ícones da capital paulista, com a intenção de ajudar os pequenos negócios neste finalzinho de pandemia. A campanha já conta com cinco estabelecimentos participantes confirmados e vai disponibilizar vouchers de desconto, presentes, e uma garrafa de 50 ml do Amarula Ethiopian Coffee aos consumidores.

Outra grande estratégia da marca para o lançamento é o movimento ‘Café com Propósito’, como um suporte às pequenas cafeterias de São Paulo que, assim como diversos outros pontos de comércio e serviços, tiveram prejudicados os seus faturamentos devido à pandemia.

A Amarula investe em ações para estimular o consumo dentro dos cafés, oferecendo vouchers promocionais de R$ 20, atrelados a compra de um café com Amarula Ethiopian Coffee no delivery dos parceiros. Também será oferecido um copo ecológico exclusivo como brinde. As cafeterias participantes são: We Coffee, Um Coffee, Cupping Café, e Carú Café. A ação é válida enquanto durarem os estoques.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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28 anos de Expocaccer: Cafeteria Dulcerrado lança café geisha em edição especial

Neste mês de setembro, a cafetereira Dulcerrado celebra os 28 anos da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), com o lançamento da Edição Especial do Produtor de setembro. Gabriel Nunes, cooperado da Expocaccer, é o produtor da vez. Para essa edição, apresenta um café de 90 pontos da variedade geisha, produzido a 960 metros de altitude na Fazenda Bom Jardim, em Patrocínio (MG). Os frutos passaram por processo de cereja descascado, com fermentação anaeróbica.

A variedade de origem etíope é considerada uma iguaria entre os especialistas devido à complexidade e ao sabor marcante, que demonstra uma boa adaptação ao clima do Cerrado Mineiro e possui como principais características a doçura, a acidez e os aromas florais.

Segundo a cooperativa, os pontos fortes do produtor envolvem o foco em qualidade e ativa atuação junto às entidades ligadas à cafeicultura. Filho de cafeicultor, trabalha com o seu pai na produção de cafés especiais. Em 2017, com apenas 4 anos de experiência na produção de qualidade, foi campeão do Cup of Excellence, superando um recorde mundial com o café mais caro do mundo. Atualmente, Gabriel é membro do Conselho de Administração da Expocaccer e integra o Conselho Diretor da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

O café da Edição Especial do Produtor de setembro, da Cafeteria Dulcerrado, foi rebeneficiado na Unidade exclusiva para Cafés Especiais da Expocaccer, única na região. De acordo com o cooperado, o suporte oferecido pela cooperativa aos cafeicultores é o que faz dela a mais representativa do Cerrado Mineiro.

Gabriel Nunes e seu pai, Osmar Nunes Júnior

“Eu vejo a Expocaccer como uma cooperativa inovadora e de empreendedores. Desde que voltei para ajudar meus pais na fazenda, percebi o quanto a Expocaccer foi essencial para o sucesso do nosso trabalho. Ela traz conforto, comodidade e busca resolver o problema do cooperado, sempre ajudando a região, a comunidade, trabalhando pelo bem comum. Para mim, é uma honra ter o lançamento do meu café na Edição Especial do Produtor e poder representar todos os cooperados numa data tão importante,” ressalta Gabriel.

Em homenagem ao aniversário da Expocaccer, o vídeo de lançamento do café apresenta ao público um pouco da infraestrutura que a cooperativa oferece aos seus produtores, desde o preparo dos leia mais…

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15º episódio da websérie da BSCA conta como a qualidade dos cafés brasileiros ganha o mundo

Na quarta-feira (1º) acontece o lançamento do 15º episódio da websérie “A História do Café Especial – O olhar da BSCA em 30 anos”, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Café Editora.

O vídeo traz detalhes sobre as exportações brasileiras de café e como a visão do mundo mudou, ao longo dos últimos anos, a respeito dos grãos cultivados em nosso país. Para contar essa história, foram convidados: Henrique Sloper, da Camocim Organic; Carmem Lucia Chaves Brito (Ucha), das Fazendas Caxambu e Aracaçu; Javier Faus, da Bourbon Specialty Coffees; Luiz Paulo Pereira, da CarmoCoffees/Fazenda Santuário Sul; Reymar Coutinho, da Pinhalense; Julia Fortini, da Academia do Café; Maria Dirceia Mendes, da SMC Specialty Coffees; Luiz Eduardo Melo, da Supernova Coffee Roasters; Paulo Kleinke, da Probat Leogap; e Thais Staut, da Qualicafex Specialty Coffees.

Movimento da xícara ao grão

Com novos episódios lançados todas as quartas-feiras no YouTube da BSCA e no Instagram da Revista Espresso, o projeto busca levar informações relevantes sobre a cadeia do café especial ao consumidor final e a todas as pessoas que não possuem conhecimento deste universo, rebobinando o trajeto da bebida da xícara ao produtor e sua lavoura.

Com o intuito de aproximar as pontas do setor, a websérie conta com linguagem acessível e tradução em inglês. Deste modo, mais pessoas ao redor do mundo também podem conhecer de perto a história do café especial no Brasil e ficar por dentro de toda a qualidade da produção nacional!

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

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Collab entre Nespresso e Faber-Castell incentiva a arte e a sustentabilidade

A partir de 31 de agosto, chegam às Boutiques Nespresso o pack da Edição Comemorativa de 15 anos da marca no Brasil, desenvolvidos em conjunto com a Faber-Castell. Comercializado em duas versões, Linha Original e Linha Vertuo, o pack é composto por cafés brasileiros, acompanhado de um estojo com cinco EcoLápis Supersoft da Faber-Castell, gerados a partir de madeira de reflorestamento certificada FSC (Forest Stewardhip Council – Certificação florestal internacionalmente reconhecida).

“A união das duas marcas materializa os compromissos da Nespresso e da Faber-Castell com a sustentabilidade, estamos muito orgulhosos dessa parceria. A collab integra a campanha global Com Todo o Cuidado, que a Nespresso lançou este ano e que evidencia o poder transformador da arte e o cuidado com o meio ambiente”, contextualiza Monica Lopes, diretora de Marketing da Nespresso no Brasil, que lembra também que o compromisso da Faber- Castell com ações sustentáveis foi fator motivador para a viabilização da parceria.

“Sustentabilidade é uma grande preocupação para a Faber-Castell, desde sua criação. Há quatro décadas, iniciamos diversas pesquisas sobre o plantio de árvores próprias para a produção do lápis de forma sustentável. Todo o nosso ciclo produtivo evolui constantemente para incorporar cada vez mais práticas social e ambientalmente responsáveis. Por isso, é tão gratificante para nós realizarmos esta collab com a Nespresso”, comenta Flavia Giordano, Diretora de Marketing da Faber-Castell.

O pack de Edição Comemorativa “Nossas Ações Dizem Tudo”, desenvolvido em parceria com a FutureBrand São Paulo, reafirma o compromisso das marcas com a sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente, além de ser um convite aos consumidores para unirem-se ao movimento sustentável. Com a iniciativa, não apenas os apaixonados por café e arte como também o público em geral, estão convidados a aderirem ao conceito do UpCycling, dando uma segunda vida para a embalagem ao personalizá-la com cores. Ao final dessa experiência lúdica e criativa, o consumidor terá a sua própria obra, e poderá compartilhar o seu resultado final nas redes sociais com a hashtag #ComTodoOCuidado.

O Pack de Edição Comemorativa estará disponível em todos os canais Nespresso, Boutiques, site, telefone e aplicativo, pelo valor de R$ 261,00 (100 cápsulas) e R$ 183,00 (60 cápsulas).

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Keurig Dr Pepper aprimora seus padrões de sustentabilidade

O sistema de certificação sustentável 4C se tornará um parceiro reconhecido no programa sustentável da Keurig Dr Pepper (KDP), como parte do compromisso da KDP de fornecer 100% de seu café de forma responsável.

“A 4C tem o prazer de apoiar a KDP no fortalecimento da sustentabilidade da sua cadeia de suprimentos e na promoção dos direitos humanos e das boas práticas agrícolas em todo o mundo”, disse Norbert Schmitz, diretor administrativo da 4C.

A KDP afirma que está comprometida em buscar, produzir e distribuir suas bebidas de maneira responsável por meio de seu “Drink Well. Do Good”, plataforma de responsabilidade corporativa.

Alinhado a isso, a KDP afirma ter criado um conjunto rigoroso de requisitos que serão usados para verificar e aceitar padrões específicos de produtos independentes em suas cadeias de suprimentos.

“A KDP tem o prazer de anunciar que a evolução mais recente do programa de certificação 4C significa que ele atende aos requisitos da KDP para programas aprovados de parceiros de Fornecimento Responsável”, disse Whitney Kakos, gerente sênior de Sustentabilidade da KDP.

De acordo com a 4C, após um benchmarking abrangente, a KDP reconheceu que a certificação 4C estava alinhada com seu Código de Conduta do Fornecedor e considerações adicionais do programa.

A KDP agora também exigirá que seus fornecedores passem por uma auditoria de certificação de Cadeia de Custódia, conduzida por terceiros. Atualmente, isso é voluntário para participantes da 4C além do nível da fazenda. “Esperamos trabalhar em parceria com a 4C para melhorar continuamente seu programa e enfrentar os desafios significativos que o setor cafeeiro enfrenta”, comentou Kakos.

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin • FOTO Jim Kalligas

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Café acumula inflação de 8,31% entre janeiro e julho deste ano

O hábito de tomar um café, tão valorizado pelo brasileiro, está custando mais caro. Um levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostra que o preço do produto nas gôndolas acumula alta de 8,31% no ano (de janeiro a julho).

Uma combinação de fatores responde pelo fenômeno: a valorização do produto no mercado externo, a previsão de uma safra menor em 2021 e a queda da produção do terceiro maior produtor mundial, a Colômbia, o que deve pesar na exportação da commodity brasileira. “O preço da saca quase que dobrou em um ano e o volume exportado pelo Brasil cresceu 17%”, explica Ronaldo dos Santos, presidente da APAS.

Além disso, deve ocorrer uma redução na produção do café arábica (-28,5%) em relação à safra de 2020, devido queda de produtividade. “Apesar das geadas em julho terem prejudicado alguns produtores, é importante ressaltar que ela ocorreu na segunda quinzena do mês, época em que mais de 60% da safra de 2021 já havia sido colhida”, afirma Ronaldo. Mesmo assim, foi o suficiente para resultar em um maior estresse nos preços do café, que não dispõem de estoques públicos.

De acordo com Celírio Inácio, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o aumento nos custos dos insumos, volume da safra, condições climáticas e a continuidade da pandemia de Covid-19 devem provocar um aumento de 35% a 40% nos preços do café até o final de setembro. “O aumento é o maior registrado há pelo menos  25 anos no País”, comenta. Saiba mais aqui.

TEXTO Redação • FOTO Wade Austin Ellis