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Rede de cafeteria curitibana The Coffee anuncia novas unidades na Europa

Alguns meses após a rodada de investimento Series A, de R$ 28 milhões, a The Coffee, foodtech curitibana de cafés, anuncia sua chegada oficial à Europa. As primeiras unidades no continente foram inauguradas em Paris, na França, e em Barcelona e Madri, na Espanha. As cidades europeias fazem parte do plano de expansão da marca, que pretende ter lojas em toda a Europa e Américas do Norte e Sul.

Criada em 2018 pelos irmãos Alexandre, Carlos e Luis Fertonani, após uma viagem ao Japão, a empresa possui lojas que “exalam” simplicidade, praticidade e funcionalidade e que seguem uma estética minimalista – conceito que fez bastante sucesso no Brasil (prova disso é o crescimento acelerado da marca no país). 

Antes da pandemia, em fevereiro de 2020, a The Coffee possuía 15 lojas em todo o Brasil. Um ano depois, este número dobrou e, em outubro de 2021, já são mais de 100 lojas abertas. A expectativa é de que a empresa feche o ano com um faturamento de aproximadamente R$ 25 milhões.

Para Alexandre Fertonani, cofundador da empresa, além da arquitetura minimalista e da qualidade dos cafés especiais oferecidos, outra principal força motriz do negócio é o uso inteligente da tecnologia aliada ao atendimento: “É um modelo que funciona: escolher, pegar e levar. Além de proporcionar experiências para o paladar, fazemos uso da tecnologia para transformar essa experiência de compra em algo único e especial para o nosso consumidor”.

Essa união entre a qualidade dos produtos e o uso de tecnologia dá um senso de modernidade às lojas. O próprio consumidor faz o seu pedido por meio do tablet ou utilizando o aplicativo da marca e finaliza o pagamento com cartão. Tudo de forma 100% intuitiva, moderna e dinâmica, remetendo ao futurismo da cultura japonesa, na qual os fundadores se inspiraram.

As expectativas dos proprietários da franquia é de que, até o final deste ano, 160 lojas estejam abertas e em pleno funcionamento. Além de Paris, Barcelona, Madri e Bogotá, outras unidades estão em processo de abertura: Valência (Espanha), Lisboa (Portugal), Dublin (Irlanda) e Roma (Itália).

A operação e a arquitetura foram pensadas para garantir a mesma experiência em todas as lojas e, em relação ao café, os grãos são levados do Brasil para a Europa. “Criamos a The Coffee para ser mais do que uma cafeteria. Todos os detalhes, desde cardápio, escolha dos produtos, logo e embalagem foram pensados para criar um público seleto e recorrente. Desenvolvemos um lifestyle para ser compartilhado com o mundo todo”, finaliza Alexandre.

Mais informações: www.instagram.com/_the_coffee_/

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Semana Internacional do Café 2021: Maior encontro brasileiro do setor começa nesta quarta-feira (10)

A Semana Internacional do Café (SIC) começa nesta quarta-feira (10) com eventos voltados para todo o mercado de cafés especiais, com muitos negócios, cursos, palestras, inovação, cuppings, concursos, além de muitos expositores com novidades em produtos e serviços.

A abertura da feira contará com a presença de autoridades, organizadores e convidados especiais. Na sequência, a atriz Denise Fraga participará da Palestra Magna com o tema “retomar, reencontrar e reconectar”. 

Prepare-se!

Para participar da SIC deste ano, tanto presencialmente, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), quanto na plataforma digital, é necessário realizar o credenciamento no site. Neste ano, não haverá credenciamento no pavilhão. 

Se você já se credenciou, para aproveitar os três dias de evento presencial, o próximo passo é simples: basta imprimir a credencial para entrar na feira. Acesse a área de inscrito no site, faça seu login com o e-mail e senha cadastrados e imprima! 

Além da credencial, é obrigatório apresentar o comprovante da primeira dose da vacina contra a Covid-19 e o uso de máscara. Para aqueles que forem participar das salas de cupping, é necessário teste negativo para Covid-19.

Serviço
Semana Internacional do Café 2021
Quando: 10 a 12 de novembro
Onde: Expominas, em Belo Horizonte (MG), e na plataforma digital
Mais informações e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

TEXTO Redação • FOTO Nitro Histórias Visuais

Café & PreparosMercado

Semana Internacional do Café 2021: Confira as atrações do espaço Cafeteria Modelo

Inspiração, conhecimento e aquele toque que só o café traz são os ingredientes da Cafeteria Modelo para surpreender o público que passará pela Semana Internacional do Café (SIC) 2021, marcada para acontecer no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 12 de novembro e também na internet. Dentre as novidades, a atração destacará a importância dos espaços abertos como tendência dos novos projetos.

A Cafeteria Modelo volta a fazer parte da feira depois de dois anos, já que em 2020 a SIC foi 100% digital, e, tradicionalmente, chama a atenção pelo ambiente de convivência e aprendizado que simula uma cafeteria, mas com uma programação de workshops gratuitos sobre conceitos, produtos e tecnologias que estão pautando a comercialização da bebida, além de dicas de como fazer a gestão adequada de uma loja do setor.

“A Cafeteria Modelo tem a proposta de apresentar tendências e novidades para as cafeterias, da arquitetura e design às questões relacionadas à operação e hospitalidade. É um centro de divulgação dos novos direcionamentos do mercado que impactam nos estabelecimentos”, diz Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora, uma das organizadoras da SIC.

Novidades

Retomar, reencontrar, reconectar – os valores que formam o tema da edição 2021 da Semana Internacional do Café – destacam a importância da realização do evento no Pavilhão. Este retorno é fruto da organização focada nos protocolos de cuidados sanitários para segurança de todos os participantes. Prova disso, a volta da Cafeteria Modelo será marcada por novidades relacionadas à arquitetura e à funcionalidade impulsionadas pelo momento, entre elas o distanciamento e a valorização das áreas externas.

“O espaço traz o conceito de cafeteria ambientada em praça pública, simulando um local aberto, em que toda a área de cadeiras traz a sensação dos participantes estarem sentados ao ar livre”, revela Fontes.  A disposição das mesas também deverá ser mais espaçada.

As atividades da Cafeteria Modelo serão voltadas para o público presencial, como parte da proposta de destacar a ambientação e a experimentação, mas que estiver acompanhando a SIC on-line também terá um gostinho da programação.

“Durante a transmissão da SIC direto do pavilhão, teremos algumas chamadas que mostrarão o que estará acontecendo na Cafeteria Modelo, que contará com três dias de programação voltada para donos de estabelecimentos, baristas e empresários com temas pertinentes ao universo das coffee shops”, completa Fontes.

Dentre os temas que serão discutidos na atração: Desafio para os negócios de café pós-pandemia: como empreendercomo diversificar em receitas de bebidas com caféensino e troca de conhecimentos sobre preparo de café – com a campeã brasileira de brewers, Julia Fortini, e degustação de cafés do mundo.

A Cafeteria Modelo terá capacidade média para 30 pessoas sentadas. As inscrições para as atividades poderão ser feitas no momento do credenciamento, mas os visitantes deverão se organizar durante a feira para participar dos workshops, já que as vagas, mesmo com inscrição prévia, serão preenchidas por ordem de chegada.

Credenciamento

O credenciamento para a SIC 2021 já está aberto no site e o processo é simples e rápido. Na edição deste ano, o cadastro será apenas em formato on-line, ou seja, não haverá credenciamento no pavilhão, e vale tanto para acompanhar os conteúdos on-line quanto para a visita ao Expominas. Neste caso, é necessário imprimir o comprovante e apresentar na entrada do pavilhão.

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé e Sistema Ocemg, patrocínio specialty Sicoob, 3Corações Rituais e Ball Corporation, patrocínio premium Melitta, patrocínio standard Yara, Mosaic Fertilizantes, QIMA/WQS e Banco do Brasil.

Serviço
Semana Internacional do Café 2021
Quando: de 10 a 12 de novembro
Onde: Expominas, em Belo Horizonte (MG), e na plataforma digital
Mais informações e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Vitor Macedo

CafezalMercado

A importância da tecnologia na produção do café: Assista ao 24º episódio da websérie da BSCA

Na quarta-feira (3) acontece o lançamento do 24º episódio da websérie “A História do Café Especial – O olhar da BSCA em 30 anos”, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Café Editora.

O vídeo explica sobre a importância da tecnologia na produção do café para a obtenção de novas cultivares resistentes a doenças, insumos que ajudem no cultivo e outros produtos e maquinários que auxiliem na busca por qualidade e bom desempenho do trabalho da cadeia como um todo.

Para falar sobre o assunto, foram convidados: Fabrício Andrade, da Sancoffee; Reymar Coutinho, da Pinhalense; Luiz Paulo Pereira, da CarmoCoffees/Fazenda Santuário Sul; Moises Donelis, da Klem Company; Sandra Moraes, da Expocaccer; Paulo Kleinke, da Problet Leogap; e Kátia Nassuno, da Flavors.

Movimento da xícara ao grão

Com novos episódios lançados às quartas-feiras no YouTube da BSCA e no Instagram da Revista Espresso, o projeto busca levar informações relevantes sobre a cadeia do café especial ao consumidor final e a todas as pessoas que não possuem conhecimento deste universo, rebobinando o trajeto da bebida da xícara ao produtor e sua lavoura.

Com o intuito de aproximar as pontas do setor, a websérie conta com linguagem acessível e tradução em inglês. Deste modo, mais pessoas ao redor do mundo também podem conhecer de perto a história do café especial no Brasil e ficar por dentro de toda a qualidade da produção nacional!

TEXTO Redação • FOTO Agência Ophelia

Mercado

Semana Internacional do Café 2021: Pequenas e microempresas do setor ganham destaque no Espaço Village

Com a Semana Internacional do Café 2021 marcada para os dias 10 a 12 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), os microempreendedores do setor de café e aqueles que estão iniciando a trajetória no mercado podem expor seus trabalhos, produtos e maquinários para o público no Espaço Village.

A atração reforça o compromisso do evento em proporcionar oportunidade para quem está dando os primeiros passos no setor, funcionando como uma vitrine de inovação e tecnologia envolvendo todos os elos da cadeia da cafeicultura, por concentrar profissionais que trazem novidades relacionadas à bebida e são, muitas vezes, responsáveis por criar tendências e alavancar o setor.

“Tem desde o microempresário que lançou um equipamento novo até aquele que desenvolveu um método de preparo super disruptivo, mas que atua em escala artesanal. Esses são os expositores que podem estar no Village”, informa Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, uma das organizadoras da SIC.

Um dos objetivos do espaço é possibilitar a esses empreendedores a visibilidade internacional das suas marcas e fazer conexões com parceiros da cadeia. “É comum vermos uma marca participar do Village durante dois anos, depois conquistar um estande amplo e ter uma equipe maior para aproveitar toda a geração de negócio que acontece durante a SIC. Costumamos acompanhar o crescimento das marcas e é muito gratificante ver isso acontecer”, explica Caio.

Uma das suas vantagens que motivam a participação dos expositores é o baixo valor de investimento. Por conta disso, o espaço costuma ter bastante procura. Os 24 estandes que compõe a área da edição 2021 já estão ocupados!

Além da exposição: a retomada

Neste ano, o Espaço Village ganha um atrativo ainda mais especial em função do retorno das atividades após o período de pandemia: o estímulo à retomada dos negócios. Para isso, a área do evento foi ampliada para atender a demanda dos microempresários neste momento.

“A gente sabe que o mercado de cafeterias foi muito impactado na pandemia, já que elas estiveram fechadas por um período. Então, este é o espaço que queremos dar oportunidade para as empresas reiniciarem parcerias, encontrarem novos compradores, distribuidores para impulsionar os negócios”, finaliza Caio. Os propósitos vão de encontro ao tema da edição 2021 da SIC: Retomar, Reencontrar e Reconectar.

Além das experiências in loco, a SIC ainda oferecerá uma programação digital com conteúdo transmitido diretamente do pavilhão, com palestras e painéis gratuitos na Central SIC e no Studio Streaming Room, além dos debates marcados para o DNA Café e o Fórum da Cafeicultura Sustentável; e eventos especiais como Minas Coffee Origin Summit e o Prêmio AT&G Senar.

Para quem deseja acompanhar as atrações tanto presencialmente quanto virtualmente, é necessário realizar o credenciamento no site, com preenchimento da ficha de inscrição, pesquisa e leia mais…

TEXTO Redação • FOTO Vitor Macedo

Mercado

23º episódio da websérie da BSCA convida donos de cafeterias para falar sobre o setor no Brasil

Na quarta-feira (27) acontece o lançamento do 23º episódio da websérie “A História do Café Especial – O olhar da BSCA em 30 anos”, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Café Editora.

O vídeo da vez aborda o aparecimento das cafeterias de cafés especiais no Brasil e a experiência de seus proprietários na educação dos brasileiros em relação à bebida. Para falar sobre o assunto, foram convidados: Luiz Eduardo Melo, da Supernova Coffee Roasters; Julia Fortini, da Academia do Café; Kátia Nassuno, da Flavors; e Leonardus Carvalho, Guilherme Figueiredo Gaiga e Andreia Felippe, do Âncora Coffee House.

Movimento da xícara ao grão

Com novos episódios lançados às quartas-feiras no YouTube da BSCA e no Instagram da Revista Espresso, o projeto busca levar informações relevantes sobre a cadeia do café especial ao consumidor final e a todas as pessoas que não possuem conhecimento deste universo, rebobinando o trajeto da bebida da xícara ao produtor e sua lavoura.

Com o intuito de aproximar as pontas do setor, a websérie conta com linguagem acessível e tradução em inglês. Deste modo, mais pessoas ao redor do mundo também podem conhecer de perto a história do café especial no Brasil e ficar por dentro de toda a qualidade da produção nacional!

TEXTO Redação • FOTO Chase Eggenberger

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Semana Internacional do Café 2021: Confira os conteúdos do espaço DNA Café

Preparados para a SIC? Este ano, o maior encontro brasileiro do setor acontece entre os dias 10 e 12 de novembro em formato híbrido: presencialmente no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e na plataforma on-line.

Com conteúdos do campo à xícara, o evento conta com o espaço DNA Café, que nesta edição traz temas diversificados e convidados de diferentes segmentos. Confira a grade de programação do espaço, que será transmitida no presencial e no virtual no dia 10 de novembro:

14h às 15h – Palestra Magna: Retomar, reencontrar e reconectar.
15h às 16h30 – “As novas atitudes para a cafeicultura”, com Catia Rucco Rivelles, engenheira agrônoma.
16h30 às 18h – “O que impactou a pandemia no consumo de café – Mudanças de comportamento”, com Vanusia Nogueira, diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA); James T. McLaughlin Jr., CEO e presidente da Intelligentsia Coffee; Rodrigo Mattos, analista de bebidas quentes da Euromonitor International.
18h às 19h30 – “Cafés fermentados – Da produção ao mercado”, com Gustavo Guimarães, engenheiro agrônomo; Flávio Meira Borém, engenheiro agrônomo; Luiz Paulo Pereira, da CarmoCoffees; Renato Souza, classificador e degustador de café.

Os conteúdos do DNA Café são gratuitos! Para acompanhar em ambos os formatos, é necessário realizar o credenciamento no evento através do site. Para conferir a programação completa da SIC 2021, clique aqui.

Serviço
Semana Internacional do Café 2021
Quando: 10 a 12 de novembro
Onde: Expominas, em Belo Horizonte (MG), e na plataforma on-line
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Agência Ophelia

Mercado

Semana Internacional do Café 2021 traz o tema “retomar, reencontrar e reconectar”

Depois de uma edição 100% digital em 2020, a Semana Internacional do Café (SIC), evento referência no Brasil e no mundo, retorna em versão que equilibra o alcance democrático do virtual com a vivência dos pavilhões. O credenciamento já está aberto e a organização começa a divulgar as atrações confirmadas e o que os participantes podem esperar da grade de conteúdo deste ano. Uma das novidades é o tema “retomar, reencontrar, reconectar”.

Marcada para acontecer entre os dias 10 e 12 de novembro, no Expominas e na plataforma on-line, a primeira SIC ao vivo foca em um mercado que precisa estar alinhado às transformações econômicas, sociais, culturais e de consumo, funcionando como vitrine de tendências e soluções que devem direcionar os próximos movimentos do agronegócio do café.

Atrações e programação

Como falar de café tem a ver com aromas, sabores e texturas, quem visitar o pavilhão terá contato direto com os últimos lançamentos do mercado, em uma sinergia para realização de negócios “frente a frente” que o digital não é capaz de substituir. O formato presencial apresentará conteúdos e experiências exclusivas – alinhadas com os protocolos de saúde vigentes – como as Rodadas de Negócios, os workshops realizados na Cafeteria Modelo, os cursos especiais da área Torra Experience, e a Sala de Cupping com provas profissionais (com exigência de teste negativo antes da entrada, onde serão aceitos testes rápidos feitos até 72h antes do evento) e as apresentações de tirar o fôlego do Barista JAM.

Já quem acessar a plataforma digital da SIC terá uma programação especial em que parte do conteúdo será formado por transmissões simultâneas direto do pavilhão. Assim, será possível acompanhar as palestras e painéis gratuitos com grandes especialistas na Central SIC e no Studio Streaming Room, além dos debates marcados para o DNA CAFÉ e o Fórum da Cafeicultura Sustentável, e eventos especiais como Minas Coffee Origin Summit e o Prêmio AT&G Senar.

“O encontro é ainda mais necessário neste momento desafiador e, sem dúvida, é uma grande alegria realizar o formato presencial, mas com cuidado e responsabilidade”, explica Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, uma das organizadoras da SIC.

As premiações, incluindo o concurso Coffee of The Year Brasil, que este ano novamente contará com participação do público na escolha dos vencedores, também poderão ser conferidas em tempo real. Em relação às marcas, informações detalhadas sobre produtos e novidades serão compartilhadas em estandes virtuais.

Assim, com olhar estratégico 360 graus e reunindo o melhor dos dois mundos, a SIC estará pronta para oferecer aos produtores, classificadores, torrefadores, traders, exportadores, proprietários de leia mais…

TEXTO Redação • FOTO NITRO

Mercado

Nova illy Art Collection é apresentada em feira de arte contemporânea na França

Durante a Fiac Paris, uma das principais feiras de arte contemporânea da Europa, que acontece entre 21 e 24 de outubro, a illycaffè apresentará a illy Art Collection e as latas que a acompanham, projetadas por Mona Hatoum, artista visual internacionalmente renomada, famosa pela abordagem política e poética de seu trabalho, que ela expressa por meio de instalações, esculturas, vídeos, fotografias e materiais em papel.

Para esta coleção, Mona Hatoum inspirou-se no keffiah, o típico lenço árabe, com a rede de pesca com nós que muitas vezes se assemelha a mãos que se cruzam e que simbolizam a ligação entre as pessoas, enquanto o motivo da folha de oliveira nas laterais simboliza a paz.

A coleção de xícaras e latas desenhada pela artista libanesa estará exposta no espaço da illy criado especialmente para a feira e decorado com o mesmo motivo da coleção. Os visitantes poderão saborear o blend da illy, composto por 9 tipos de café 100% arábica sustentável e de alta qualidade, servido nas criativas xícaras de Mona Hatoum.

“Estou orgulhoso desta nova e importante parceria com a Fiac Paris, importante feira de arte contemporânea”, afirmou Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè. “Optamos por ilustrar a nossa relação com a criatividade através do projeto illy Art Collection, porque quem aprecia o espresso illy em uma xícara com esse tipo de design combina, em um único gesto, o aroma e o sabor do nosso blend com a experiência estética, visual e tátil da proximidade com a arte contemporânea”, completou.

A illy Art Collection by Mona Hatoum estará disponível em uma edição limitada a partir de dezembro de 2021 no e-commerce da illy, nas livrarias dos principais museus de arte contemporânea em todo o mundo e em lojas de varejo de marca única.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Mercado

Como é o processo de exportação do café? Assista ao 22º episódio da websérie da BSCA

Na quarta-feira (20) acontece o lançamento do 22º episódio da websérie “A História do Café Especial – O olhar da BSCA em 30 anos”, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Café Editora.

O vídeo da vez conta com personagens importantes do setor para explicar como é feita a exportação do café. Os convidados são: José Francisco Pereira, da Cia Agropecuária Monte Alegre; Ubion Terra, da O’Coffee; Juan Vargas, das Fazendas Klem; Humberto Florezi, da Falcafé; Javier Faus, da Bourbon Specialty Coffees; Thais Staut, da Qualicafex Specialty Coffees e Gabriel Miari, da Cocatrel Direct Trade.

Movimento da xícara ao grão

Com novos episódios lançados todas as quartas-feiras no YouTube da BSCA e no Instagram da Revista Espresso, o projeto busca levar informações relevantes sobre a cadeia do café especial ao consumidor final e a todas as pessoas que não possuem conhecimento deste universo, rebobinando o trajeto da bebida da xícara ao produtor e sua lavoura.

Com o intuito de aproximar as pontas do setor, a websérie conta com linguagem acessível e tradução em inglês. Deste modo, mais pessoas ao redor do mundo também podem conhecer de perto a história do café especial no Brasil e ficar por dentro de toda a qualidade da produção nacional!

TEXTO Redação • FOTO Agência Ophelia