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Hábitos dos consumidores de café é tema de palestra durante evento em São Paulo

Foto: Felipe Gombossy

A Revista Espresso marcará presença no evento gratuito do Café no Triângulo SP 2022, que acontece na capital paulista na próxima semana, de 27 de setembro a 01 de outubro, no CCBB. Na ocasião, a editora Natália Camoleze convida a barista Silvia Magalhães para um bate-papo sobre os hábitos do consumidor na hora de provar café.

Durante a palestra, marcada para às 15h da quinta-feira (29), serão apresentados os resultados da pesquisa de consumo que a Espresso realizou durante o mês de agosto, onde o objetivo era entender como as pessoas consomem café e se houve uma mudança neste ritual nos últimos anos. Silvia irá preparar um café em dois métodos diferentes e explicará como ele se comporta na xícara. 

Confira abaixo a programação cafeinada:

27 de setembro
15h30 às 17h e 18h às 19h30 – Cupping com Um Coffee Co.

28 de setembro
17h – “A retomada do Centro de São Paulo – desafios e oportunidades”, com Clayton Melo e Denize Bacoccina, criadores da plataforma A Vida no Centro

29 de setembro
15h – “Os hábitos do consumidor na hora de provar café”, com a jornalista Natália Camoleze e a barista Silvia Magalhães

30 de setembro
14h – “O poder da bebida em uma experiência única”, com Café do Bira e Akan Cafés Especiais
15h – “Lições da pandemia – retomada do mercado de cafés”, com a jornalista Kelly Stein, do Portal Coffea

01 de outubro
15h – “São Paulo, o Triângulo, o café e o Festival do Café”, com o influenciador de viagens Tiago Lopes

Durante os cinco dias, o Festival do Café também proporciona um roteiro guiado no Triângulo de São Paulo, área localizada no Centro que abrange importantes prédios históricos. Com a ajuda de guias turísticos, a ideia é mostrar a história e a fundação da cidade através de suas construções, monumentos e ruas, fazendo uma relação com a importância do café na sociedade paulistana ao longo das décadas.

Serviço
Café no Triângulo SP 2022
Quando: 27 de setembro a 01 de outubro
Onde: CCBB – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo (SP)
Mais informações: www.festivaldocafesp.com.br

TEXTO Redação • FOTO Felipe Gombossy

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Cup of Excellence 2022 divulga 150 amostras selecionadas para Fase Nacional

O Cup of Excellence 2022, principal concurso de qualidade do mundo para café, realizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE), acaba de divulgar as 150 amostras que obtiveram nota igual ou superior a 86 pontos (escala de 0 a 100 da competição) e disputarão o título de melhor grão especial produzido no país nesta safra.

“Sabemos que a colheita deste ano teve impactos na questão de volume, mas, em qualidade, observamos algo sensacional nos cafés que recebemos, tanto que ampliamos de 100 para 150 lotes classificados para a Fase Nacional e, ainda assim, outras amostras, também com nota superior a 86 pontos, ficaram de fora por questão de décimos na avaliação”, destaca Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.

Foram cerca de 600 amostras inscritas na edição deste ano. De um total de 15 regiões produtoras que enviaram cafés para o concurso, 11 permanecem na disputa, com a lista sendo encabeçada pela Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, que teve 39 lotes de cafés classificados, 26% do total.

Na sequência vêm a Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, com 29 amostras (19,3%); Chapada Diamantina (BA), com 24 (16%); Sul de Minas, com 18 (12%); Indicação de Procedência Matas de Minas, com 13 amostras (8,7%); Indicação de Procedência Alta Mogiana (SP), Denominação de Origem Montanhas do Espírito Santo e Região Vulcânica (MG e SP), com seis amostras cada (4%); Chapada de Minas, com quatro (2,7%); Indicação de Procedência Campo das Vertentes, com três (2%); e Indicação de Procedência Região de Pinhal, com dois lotes (1,3%). A lista completa está disponível no site da BSCA.

Entre os dias 17 a 21 de outubro, esses cafés serão avaliados pelo júri nacional quanto a tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida. As amostras que voltarem a obter 86 pontos ou mais, observando o limite das 40 melhores, serão classificadas para a fase internacional da competição, quando juízes do exterior definirão, entre 25 e 28 de outubro, os 30 campeões do Cup of Excellence 2022, que serão aqueles cafés que alcançarem nota igual ou superior a 87 pontos e poderão ser comercializados em disputado leilão internacional, via internet. A cerimônia de anúncio e premiação ocorrerá no dia 29 de outubro.

O concurso também possuirá os “national winners”, que serão aqueles cafés, classificados para a fase internacional, que obtiveram nota igual ou superior a 86 pontos até o 30º colocado, que encerra a lista dos campeões. Esses vencedores nacionais serão disponibilizados para venda por até 20 dias na plataforma on-line da ACE, com suporte da BSCA.

As cotações iniciais de venda para esses cafés serão de US$ 5,50 por libra-peso (*R$ 3.720 por saca de 60 kg) para os campeões e de US$ 4,50 por libra-peso (*R$ 3.044 por saca) para os vencedores nacionais.

Próximas etapas
17 a 21/10/2022 – Fase Nacional
22/10/2022 – Resultado da Fase Nacional
25/10 a 28/10/2022 – Fase Internacional
29/10/2022 – Resultado da Fase Internacional e premiação aos vencedores
25/11 a 09/12/2022 – Venda dos Vencedores Nacionais
1º/12/2022 – Leilão dos campeões do Cup of Excellence
1º/02/2023 – Pagamento aos campeões do Cup of Excellence
09/02/2023 – Pagamento aos produtores Vencedores Nacionais

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illycaffè inaugura segunda filial da Università del Caffè no Brasil

A illycaffè inaugurou nesta quarta-feira (21), em São Paulo (SP), a segunda filial brasileira da Università del Caffè, polo de transmissão de conhecimento que desde 1999 visa promover e difundir a cultura do café de qualidade em todo o mundo. A nova filial oferecerá cursos tanto para profissionais da hospitalidade, como para consumidores finais, juntando-se à unidade aberta em 2000, dedicada à formação de cafeicultores, e que, associada ao Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para “Espresso” desde 1991, foi a precursora da melhora da qualidade sustentável do café brasileiro.

Baristas, profissionais da restauração e o público em geral poderão acompanhar cursos com temas diversos e aprender sobre o mundo do café e do blend illy, da planta à xícara, passando pela fase de industrialização, além de entender os processos que envolvem os sentidos na apreciação dos aromas em divertidas experiências sensoriais.

Aulas práticas ensinarão também as melhores técnicas para a preparação de um espresso perfeito, além de muitas outras bebidas à base de café. Cursos de especialização e aperfeiçoamento, dedicados aos profissionais da hospitalidade e oferecidos em um ambiente estruturado com equipamentos para todos os sistemas de preparação do café.

“Com a inauguração desta segunda sede Brasileira da Università del Caffè, queremos fortalecer nossa presença no Brasil também no mundo da hospitalidade, potencializando a preparação dos envolvidos na transformação do produto”, explica Moreno Faina, Diretor da Università del Caffè. “O Brasil sempre foi estratégico para illy. Foi o país que deu origem à Università del Caffè para os produtores, iniciando a expansão de um modelo de treinamento que hoje é replicado em diferentes países do mundo”, completou.

A segunda unidade fica localizada na Rua Oscar Freire, 720, 1º andar. Já a unidade mais antiga está na Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária, também na capital paulista.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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illycaffè anuncia finalistas do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional

A illycaffè anunciou os 9 países produtores de café arábica e os finalistas do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional. Um dos finalistas receberá o “Melhor dos Melhores” (Best of the Best), que será anunciado no dia 17 de novembro, em Roma, na Itália, durante uma cerimônia que contará com a presença dos próprios cafeicultores.

Ao longo deste ano, os laboratórios de controle de qualidade da illycaffè analisaram amostras da safra 2021/2022 e selecionaram os melhores lotes, que se qualificaram para a final da sétima edição do prêmio. Os finalistas vêm do Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

“Mais uma vez, o Prêmio Ernesto Illy Internacional reuniu os melhores produtores de café arábica de alta qualidade sustentável, com os quais compartilhamos a paixão pela excelência perseguida através de escolhas responsáveis baseadas na sustentabilidade econômica, social e ambiental em toda a cadeia de valor”, comentou o presidente da illycaffè, Andrea Illy.

Na manhã de 17 de novembro, os 9 finalistas serão avaliados por um painel independente e multidisciplinar de especialistas internacionais (chefs, jornalistas, provadores de café e profissionais do café), que determinarão o vencedor do Prêmio “Best of the Best”.

Os consumidores também serão convidados a experimentar o café dos 9 finalistas e expressar suas preferências durante uma série de degustações organizadas nas lojas illy pelo mundo. O café com mais votos dos consumidores receberá o prêmio “Escolha dos Amantes de Café” (Coffee Lover’s Choice).

Os finalistas do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2022 estão listados abaixo em ordem alfabética:

Brasil
– Fazenda Tahiti
– Sítio Brumado
– Sítio São João

Costa Rica
– CoopeAtenas R.L.
– CoopeSabalito R.L.
– Finca San Carlos

El Salvador
– Finca La Concordia
– Finca Monterrey
– Finca San Antonio

Etiópia
– Asma International Business Pvt Ltd Co.
– Bechu International Trading Pvt Ltd. Co.
– Tracon Trading P.L.C

Guatemala
– Finca Peña Blanca
– Proyecto Lift Esquipulas
– Small Farmers Santa Cruz Naranjo

Honduras
– Aprosanpcc
– Finca Los Chagüites
– Finca Mi Cafetal

Índia
– Cannoncadoo Estate
– Coovercolly Estate
– Nullore Estate

Nicarágua
– Finca La Conchita
– Finca San José
– Proyecto Lift Wiwilí

Ruanda
– Macuba Coffee Washing Station
– Mushonyi Coffee Washing Station
– Rwinyoni Coffee Washing Station

TEXTO Redação

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Pesquisadores da Alemanha buscam produzir cold brew em três minutos

Pesquisadores da Universidade Duisberg Essen (UDE), na Alemanha, descobriram uma nova maneira de produzir cold brew – o café extraído a frio, que geralmente demora 24 horas – em cerca de três minutos.

Normalmente, o cold brew necessita que os grãos fiquem em contato com a água gelada por várias horas antes de serem consumidos. O resultado é uma bebida refrescante que pode ser combinada com leite, gelo, álcool ou rodelas de limão e laranja.

Por outro lado, o método alemão garante os mesmos resultados em um menor espaço de tempo. O processo de extração utiliza uma técnica chamada de síntese e processamento de colóides a laser – método que separa sólidos metálicos em soluções solventes. Para isso, foi utilizado um Nd:YAG, dispositivo de emissão laser de estado sólido. 

Anna Rosa Ziefuss, engenheira química responsável pelo estudo, explica: “Nós pulsamos esse laser através da solução de café moído misturado com água, cerca de 80 mil vezes por segundo durante três minutos, aumentando a temperatura em apenas alguns graus”.

A acidez ficou praticamente idêntica na comparação com o café a frio tradicional e muito menor do que a bebida quente. Já o aroma ficou entre a extração a frio e café coado com água quente. Agora, os níveis de cafeína ficaram mais próximos do café quente. Os pesquisadores afirmam que pretendem testar o laser com outras bebidas e buscam aprimorar o processo.

TEXTO As informações são do Jornal do Café, da ABIC, com dados do Canal Tech. • FOTO Felipe Gombossy

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Credenciamento aberto para participar da Semana Internacional do Café 2022!

Quem está pronto para mais uma edição da Semana Internacional do Café? O credenciamento para participar do maior encontro do setor cafeeiro já está aberto no site! A edição deste ano acontece entre os dias 16 e 18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

O evento é gratuito para profissionais com CNPJ e/ou Cartão do Produtor. Para os demais, o valor do ingresso é R$ 50 (válido para os três dias). Com painéis, palestras, workshops e cursos, que abordarão conteúdos do campo à xícara, a programação também será disponibilizada em breve no site. 

Fique de olho nas redes sociais!

Serviço
Semana Internacional do Café 2022
Quando: 16 a 18 de novembro
Onde: Expominas, Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br e www.instagram.com/semanainternacionaldocafe 

TEXTO Redação • FOTO Leandro Alves

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Diretor executivo da BSCA pontua ações para um futuro promissor aos cafés especiais do Brasil

No começo do ano, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) anunciou Vinicius Estrela como novo diretor executivo, em substituição da Vanusia Nogueira, que assumiu a direção da Organização Internacional do Café (OIC).

Vinicius é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (IBMEC). “Atuei por 15 anos na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), tendo gerenciado ações de promoção comercial de diversos setores da economia brasileira, em especial com a carteira de alimentos e bebidas, assim como as plataformas de negócios da entidade em grandes eventos globais, como Olimpíadas, Copa do Mundo e exposições universais. Antes de chegar à BSCA, trabalhava no Escritório da ApexBrasil para a Região Sudeste desde 2019”, conta.

Vinicius Estrela, diretor executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA)

O diretor executivo afirma que sua intenção é contribuir com o excelente trabalho já estruturado pela BSCA e, a partir dele, incrementar oportunidades no mercado internacional e no Brasil para os cafés especiais. “De forma consistente, desejamos ampliar o reconhecimento institucional e o respeito técnico que a entidade construiu ao longo de décadas de trabalho na projeção de um futuro de valorização e crescimento da cadeia produtiva do grão especial brasileiro e internacionalmente, do produtor ao consumidor final”.

Em relação a retomada dos eventos, nacionais e internacionais, que ajudam na promoção dos cafés, Vinicius destaca que todo o setor de HORECA (hotéis, restaurantes e cafeterias) retornou às atividades intensamente com a flexibilização das medidas preventivas relacionadas à covid-19 e a BSCA seguirá preparada para ampliar o market share no nicho global dos cafés de excelência.

“Outro ponto que vislumbramos é a consolidação do mercado on-line, que cresceu e se fortaleceu durante a pandemia. Os cafeicultores brasileiros investem cada vez mais em pesquisa, tecnologia e qualidade e mostraram sua resiliência após os últimos anos de estiagem e geadas, que afetaram o cinturão produtor. Nós continuamos firmes nos processos e sempre buscando a evolução da qualidade e da sustentabilidade, o que nos permite manter o Brasil como o principal provedor mundial de cafés sustentáveis e de reconhecida qualidade, otimizando as etapas da pré-colheita até o consumidor final, sempre focado em qualidade, transparência, rastreabilidade, meio ambiente e social para buscar a sustentabilidade financeira”, explica.

A missão da BSCA, segundo Vinicius, é fomentar e aproximar, cada vez mais, produtores e empresários dos compradores internacionais e isso foi feito, dentro do possível, mesmo no período mais crítico da pandemia, com ações de envio de amostras e as histórias do produto, produtores e propriedades aos importadores. “Agora, com a retomada de eventos presenciais, esse elo produtor-comprador vem se estreitando e se consolidando. Como exemplo, o resultado que alcançamos na World of Coffee na Itália, quando os brasileiros fizeram mais de mil contatos comerciais, mantendo, ainda, um prognóstico para realizar outros US$ 93,6 milhões nos 12 meses seguintes através desse networking realizado por lá. A BSCA seguirá buscando reforçar o apoio ao mercado global, abrindo portas para os produtores brasileiros e atendendo à crescente demanda internacional por cafés de excelência, demonstrando que o Brasil é um verdadeiro celeiro desse produto, com muita qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade e em quantidade”, pontua.

Foto: Bean Bros

Em relação ao consumidor final, Vinicius acredita que são pessoas que buscam produtos com práticas socioambientais, com qualidade e que contém a sua história, seja rastreável. “Os consumidores têm ampliado sua presença nos eventos de cafés especiais e, como forma de educar essas pessoas à diversidade, à qualidade e à história por trás de cada xícara, intensificamos nossos trabalhos nesses eventos, levando até esses consumidores todo o contexto grãos, disponibilizando a eles o produto em sessões de cupping e palestras e workshops”.

Sobre a sustentabilidade, a BSCA orienta os cafeicultores sobre como obter certificações de qualidade, por meio de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, estão intensificando a capacitação dos cafeicultores com foco nas boas práticas agrícolas, com respeito a meio ambiente e social, e incentivando propriedades a implantarem o cumprimento aos critérios de governança socioambiental, para obterem cada vez mais certificações de sustentabilidade e socioambientais, além de fomentar a qualidade no blend dos produtos finais, para atender uma demanda de exportadores, cooperativas, indústrias, etc. Após propiciar que todos atinjam essa excelência, a BSCA a atesta por meio de seus selos, sinônimo de qualidade e respeito a produtores, consumidores, qualidade, meio ambiente e sustentabilidade como um todo.

Capacitações que também são oferecidas aos baristas, que envolvem desde um conhecimento mais aprofundado sobre as variedades arábica e canéfora, com a formação de Q-Graders e R-Graders em parceria com o Coffee Quality Institute (CQI); passando por cursos de formação de baristas, introdução a cafés especiais e métodos de extração e preparo, na BSCA School; chegando ao Programa Educacional SCA, que realizamos no país com conteúdo extenso sobre introdução e conhecimento ao café, habilidade de baristas, formas de extração manual do café, conceitos sobre café verde, processo de torra e análises sensoriais.

Futuro da BSCA

Vinicius aponta o trabalho na revisão do planejamento estratégico, que irá reforçar os valores da BSCA, consolidar ações e se preparar para uma nova gestão, a qual consolide o Brasil como “A Nação do Café”.

“Otimizar os processos produtivos do café, aproximar o cafeicultor da ponta compradora, promover a imagem de excelência, qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade da nossa cafeicultura, além de estreitar elos com todos os segmentos dos setores público e privado, está no DNA da BSCA e esta é uma diretriz do conselho de administração da entidade para seguirmos eficientes em nossos propósitos. Minha expectativa é que o fortalecimento desta cadeia produtiva, com serviços de apoio da BSCA a todos os elos, seja por meio da educação, com todos os programas educacionais que mencionei acima, seja através da agenda de promoção internacional e nacional, concretize um futuro promissor aos cafés especiais do Brasil”, finaliza.

TEXTO Natália Camoleze

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Orfeu Cafés Especiais celebra centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 com microlote exclusivo

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Orfeu Cafés Especiais lança a edição especial Microlote Semana de Arte Moderna, que homenageia a brasilidade e o espírito rompedor da Semana de 22 através de um café de acidez elevada e notas de frutas tropicais, em embalagens inspiradas nas cores de obras de artistas modernistas.

“Aquele evento no Theatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922, foi importante para criar uma identidade para a arte brasileira, assim como o café fora para a economia do país, no século 19, representando nossa maior fonte de riqueza e principal produto de exportação. Cem anos depois, buscamos trazer as características da brasilidade celebrada durante a consagrada manifestação artística para o nosso café”, acrescenta Fabio Gianetti, Head de Marketing da Orfeu Cafés Especiais.

Microlote “Semana de Arte Moderna 1922-2022”

Uma produção vanguardista e extremamente limitada, de apenas 48 sacas, o microlote traz acidez e doçura bem pronunciados. Características que são resultado dos mais de 1.100 metros de altitude de sua lavoura e de um processo de torra média-clara, que valoriza o equilíbrio da intensidade, o corpo e persistência de seu aftertaste. Um café produzido com grãos arábica da variedade catucaí 24-137, plantados e colhidos à mão, em uma encosta íngreme, em um pequeno talhão de solo vulcânico da Fazenda Laranjal, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. 

Disponível em quatro formatos (grãos, moído, cápsula e drip coffee), a edição comemorativa apresenta na xícara notas de abacaxi, mexerica e limão. “Com aromas cítricos e tropicais, doçura e acidez elevadas, a edição limitada homenageia a brasilidade e o espírito vanguardista”, explica Gianetti.

Iniciativa Cultural Café Orfeu em parceria com a Pinakotheke

O microlote especial é parte de uma iniciativa cultural da empresa em parceria com a Pinakotheke Cultural, que apresenta a exposição “Victor Brecheret e a Semana de Arte Moderna de 1922” em sua sede em São Paulo (31 de agosto a 1º de outubro) e no Rio de Janeiro (17 de outubro a 12 de novembro). A mostra reúne 50 obras de arte de artistas modernistas, sendo que 12 delas foram apresentadas exatamente na Semana de Arte Moderna de 1922. Será possível visitar virtualmente a exposição na Pinakotheke por meio de um QR Code impresso nas embalagens da edição especial.   

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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3corações leva experiências com café ao Rock in Rio 2022

Este ano, a  3corações apresenta aos participantes do Rock in Rio diferentes experiências com café. Por trás do conceito We Are Café, a marca potencializa e evidencia o café como um patrimônio cultural e parte da identidade dos brasileiros. 

Durante os sete dias de festival, a marca estará presente em três espaços dentro da Cidade do Rock. O primeiro, localizado na Rock District, trará de volta a xícara gigante, que fez sucesso na edição de 2019, e que contará com uma estrutura para oferecer café de alta qualidade em formato “refil”. Além disso, o local proporcionará aos visitantes a oportunidade de relembrar os principais memes de café que tomaram conta da internet e curtir os cenários instagramáveis para geração de seus próprios conteúdos. 

No segundo espaço, localizado na Rota 85, o público contará com palestras de especialistas de cafés, que irão trazer mais conhecimento sobre o universo da bebida mais amada do Brasil e proporcionar degustações de cafés especiais, harmonizações e diversas experiências. Na Área VIP, a 3corações oferecerá aos convidados café gelado, além da degustação de cafés espressos e cappuccinos.

E, para garantir que todos possam vivenciar a energia em torno do festival, a marca traz nas gôndolas físicas e virtuais, através de seu e-commerce, uma linha comemorativa. Confira os produtos: 

  • WE ARE ESPRESSO: cápsula de café arábica com a força do robusta. Produzido com uma seleção de cafés cultivados no Cerrado Mineiro e no Espírito Santo, esse espresso intenso possui notas de castanha torrada, caramelo e chocolate amargo.
  • WE ARE CAPPUCCINO: o Cappuccino Classic da 3corações chega em versão cápsula composta por café, leite, cacau e canela.
  • WE ARE PINGADO: feita com café arábica, é uma bebida para quem curte café com leite. A ideia é ser consumida gelada.
  • WE ARE CAFEZIN: o drip coffee gourmet Dark Roast 3corações 100% arábica foi cultivado nas regiões do Sul de Minas Gerais e na Mogiana Paulista. Possui torra intensa, que resulta em uma bebida encorpada.

Os produtos da linha comemorativa são limitados e poderão ser adquiridos no e-commerce oficial do grupo, o Mercafé. 

Mais informações:  https://www.cafe3coracoes.com.br/rockinrio/

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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Nespresso lança na Europa tênis produzido com borra de café

Neste ano, a Nespresso firmou parceria com a Zèta, startup de moda sustentável conhecida por sua proposta vegana e zero-waste. Juntando as ideias de ambas as empresas, surgiu uma linha de tênis de edição limitada, feitos a partir da borra de café reciclada. A coleção foi inspirada nos princípios da marca de redução do impacto ambiental, eco-design e estilo francês.

A novidade é resultado de mais de um ano de pesquisas. Cada par do modelo RE:GROUND contém borra de café equivalente a 12 cápsulas Nespresso, recolhidas nos projetos de reciclagem da marca, e integradas na parte superior do couro vegano e nas solas. Os demais elementos do tênis são feitos com 80% de materiais reciclados e sustentáveis, como plásticos retirados do Mediterrâneo, cortiça, borracha e látex.

“A Zèta é uma startup incrível que une estilo e sustentabilidade. O compromisso da marca com a circularidade significa que eles estão avançando em termos de criação de novo valor a partir de resíduos, e seu espírito de inovação os levou a projetar um uso totalmente novo para nossas borras de café recicladas. A coleção RE:GROUND da Zèta certamente encantará os fãs de café e moda”, comenta Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso. 

Os tênis RE:GROUND são vendidos exclusivamente na Europa, onde são produzidos, de forma intencional para assegurar a menor pegada de carbono possível. O modelo de edição limitada estará disponível enquanto durarem os estoques e não serão comercializados no Brasil. 

TEXTO Redação • FOTO Divulgação