Cafeteria & Afins

OOP Café abre nova unidade em Belo Horizonte

Nova unidade do OOP Café, no centro de Belo Horizonte

O OOP Café inaugurou, em fevereiro, sua nova loja em Belo Horizonte (MG). A terceira unidade da cafeteria, que tem como sócio o norueguês Eystein Veflingstad, fica no centro da capital mineira (rua Rio de Janeiro, 600). O destaque são as janelas generosas que dão vista para a cidade – a cafeteria fica no 25º andar de um edifício. A unidade conta com cafés rotativos, que podem ser preparados no batch brew ou no espresso. Para acompanhar, os destaques são o pão de queijo recheado, o avocado toast e a broa.

Abaixo, a matéria sobre o OOP Café publicada na Espresso #82 (dezembro/janeiro/fevereiro 2024):

Com o objetivo de disseminar a cultura dos cafés especiais na capital mineira, o OOP Café foi inaugurado em 2016, no agitado bairro da Savassi. O OOP Torra surgiu logo depois, em 2017, inicialmente como apoio à cafeteria. “A gente entendeu que a seleção dos grãos e o perfil da torra eram uma espécie de assinatura”, explica o norueguês Eystein Veflingstad, sócio da casa. “Queríamos ter autonomia para escolher o café, ir até o produtor, desenvolver o próprio processo de torra e servir a bebida”, completa. Para Veflingstad, que tem como sócios a mineira Adriene Cobra e a Farmers Coffees, consultoria e trader capixaba, abrir uma torrefação é uma questão de controle de qualidade.

“Isso também significa ter liberdade para seguir o próprio caminho, definir a própria identidade a partir dos perfis de torra”, analisa. A torrefação começou de modo itinerante, passando por vários locais até fixar-se em um galpão da Rua Januária, no centro de Belo Horizonte. O OOP Torra compra café cru, desenvolve a torra e fornece ao mercado. Hoje em dia, Veflingstad está à frente do espaço, ao lado do especialista em cafés especiais Luan Vital. “Meu trabalho é alinhar e avaliar a colheita com os produtores”, conta ele, que também dá treinamentos para clientes de atacado, cursos e consultorias. Já Vital responde pelas torras, que acontecem por demanda e que são desenvolvidas num torrador Atilla. Além de mestre de torra, Vital cuida do dia a dia da torrefação, ao tratar com clientes e monitorar os processos que fazem com que tudo funcione.

Eystein Veflingstad, sócio do OOP Torra

Os cafés têm duas linhas distintas: ou são garimpados a partir de visitas diretas às fazendas ou são selecionados pela Farmers Coffees, sediada em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. Além dos cafés capixabas, a casa conta com grãos de outras regiões, como Minas Gerais e Bahia. “O trabalho vai da planta até a xícara, com atenção às boas práticas de preservação e regeneração do ecossistema e produção de alimentos saudáveis, o que cria um produto sustentável”, destaca Eystein. Os cafés torrados pela equipe OOP podem ser adquiridos através do e-commerce da marca, que os envia para todo o Brasil. Eles também estão disponíveis nas unidades do OOP Café (Centro, Savassi e Inhotim).

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Rio de Janeiro, 600 25º andar
Bairro Centro
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Website http://www.instagram.com/oop.cafe
Horário de Atendimento De terça a sábado, das 10h30 às 18h30; aos domingos, das 9h30 às 13h30
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

Cafeteria & Afins

Magrí Café – Belo Horizonte (MG)

O Café Magrí faz parte da cena de cafés especiais da capital mineira desde 2018, quando funcionava no bairro de Lourdes. “Com o acalmar da pandemia e suas flexibilizações, a casa ficou pequena e ficamos inquietos pela mudança”, conta Marília Balzani, proprietária ao lado de Rafael Brito. No começo deste ano, receberam o convite para mudar a cafeteria para um lugar popular de Belo Horizonte, o Mercado Novo, um polo gastronômico e cultural que conta com muita diversidade de lojas e restaurantes. 

“Nossa vontade sempre foi conciliar cafés e comidas de qualidade, em que tivéssemos a rastreabilidade de todos os insumos e conseguíssemos fortalecer o comércio local e os pequenos produtores”, explica a empresária. Na carta de cafés, as opções variam de tempos em tempos, diversificando não só a região de cultivo, como também as torrefações para que haja sempre novidades para os clientes. 

Na hora do preparo, é possível solicitar o café nos métodos hario v60, batchbrew ou ainda espresso, que é tirado de uma La Cimbali. Aliás, um dos diferenciais do Magrí atualmente são os cafés robustas amazônicos no espresso, indicação da casa! Outras opções também disponíveis são cappuccino, macchiato, cold brew e irish coffee.

Quanto aos quitutes, algumas alternativas preparadas na cozinha são os pães de queijo, cookies, cheesecakes, barrinhas de caramelo com chocolate e flor de sal, bolos variados, cuscuz de tapioca com coco e pães recheados com pesto. “Priorizamos os fornecedores que tenham orgânicos e produtos de cultura sintrópica ou apenas práticas mais legais para o mundo. E buscamos conhecer a fundo cada fornecedor e seu produto”, finaliza Marília. 

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Avenida Olegário Maciel, 742 3º andar
Bairro Centro
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Website http://www.instagram.com/cafemagri
Telefone (31) 99751-3322
Horário de Atendimento De quarta a sexta, das 11h às 21h; sábados, das 9h às 21h; e domingos, das 9h às 17h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Cadu Passos

Cafeteria & Afins

Mona Café – Belo Horizonte (MG)

Fundada em agosto de 2019 pela barista vegetariana Gisele Prado e sua companheira, a chef vegana Beatriz Rabello, a Mona Café está situada dentro da Godarc Galeria, um local multicultural que abrange os universos das tattoos, do café, da arte e da moda. “Nossa proposta foi unir o mundo dos cafés especiais, que respeita toda a cadeia produtiva, a uma culinária consciente, retirando os estigmas que cercam a cozinha vegana”, conta Gisele. 

A cafeteria oferece um espaço aconchegante, com paredes coloridas e plantinhas. O local é ideal para os diversos tipos de público: as pessoas que querem curtir um café rápido, aquelas que gostam de bater papo com os amigos e as que buscam diversificar o ambiente de trabalho ou estudo, já que a Mona conta com tomadas e wi-fi. “Nosso objetivo é criar um ambiente inclusivo, onde o café especial não precisa ser complicado”, explica a proprietária.

Comida vegana para todos

Os grãos servidos na casa são da Coffee&Joy, parceira que fornece cafés de diferentes regiões produtoras do Brasil. Gisele, barista da casa, prepara a bebida nos métodos hario v60, french press, aeropress e clever. Com o espresso, tirado de uma Pegaso Wega, dá vida a cappuccinos, lattes, macchiatos e mochas, feitos com leite vegetal. Para os fãs de drinques gelados, as opções são o cold brew de laranja, o shake de café com doce de leite e a espresso tônica.

“Todo o nosso cardápio foi desenvolvido pela Beatriz pensando em mostrar como a culinária vegana é saborosa”, afirma Gisele. O cardápio conta com esfihas, sanduíches, bolos e tortas salgadas e doces. Todos os quitutes são preparados na cozinha da Mona, dos molhos e pães ao doce de leite. “Para acompanhar o café, recomendamos o nosso queijo quente feito com pão caseiro”, indica a barista. 

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Sergipe, 431
Bairro Boa Viagem
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Website http://www.instagram.com/monacafebh
Telefone (31) 98280-0492
Horário de Atendimento De quarta a sexta, das 11h às 19h; sábado, das 11h às 18h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Julia Ruas

Cafeteria & Afins

Tost Café – Belo Horizonte (MG)

Para comemorar o aniversário de uma amiga, a administradora Adriana Cavalcanti começou a procurar por um cantinho confortável e que servisse uma boa xícara de café especial na capital mineira. Na busca percebeu que muitas das casas não se encaixavam nos padrões que desejava, e com isso surgiu a vontade de apostar nesse tipo de negócio.

A mineira começou então a estudar tudo o que está relacionado ao universo das cafeterias. “Sempre fui apaixonada por café, grãos e pela composição dessa bebida indispensável. Ao me aprofundar comecei a me apaixonar ainda mais pelo assunto”, conta.

Depois de um longo período de projetos, ideias e construções, a Tost Café foi inaugurada, em agosto de 2019, no bairro Funcionários. Adriana conta com sua mãe, Maria Cavalcanti, como sócia em um espaço pequeno e moderno, com tons de madeira clara nos balcões e prateleiras. Para se sentar, há sofás e poltronas na parte interna e um deck na parte externa para quem quer ficar ao ar livre. 

Cafés e quitutes

Em suas viagens, Adriana teve a oportunidade de conhecer diversos produtores e grãos, e conseguiu garimpar os cafés que tinham os perfis mais parecidos com o que ela desejava apresentar na casa. Atualmente a cafeteria serve os cafés produzidos e torrados em Três Pontas (MG). Os métodos de preparo são kalita, hario v60, aeropress, prensa francesa, clever, koar e o espresso, tirado de uma La Marzocco. Os baristas também preparam flat white, cappuccino, latte e mocha. Para os dias quentes eles indicam o cold brew e os drinques gelados com café.

As comidinhas são todas produzidas na própria cozinha. “Acreditamos que o preparo próprio faz toda a diferença na hora de servir”, explica Adriana. Entre as opções, salgadas e doces, elaboradas pela chef Sofia Marinho estão tortas, bolos, croissants, pão de queijo e brigadeiro. A sugestão da proprietária são os toasts o carro-chefe da casa, basicamente torradas com variados recheios gourmets. 

*Horário sujeito a alteração devido às adaptações das atividades comerciais às circunstâncias da pandemia de Covid-19.

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Antônio de Albuquerque, 252
Bairro Funcionários
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Website http://www.instagram.com/tostcafe/
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 10h às 17h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Débora Gabrich

Cafeteria & Afins

Noete Café Clube – Belo Horizonte (MG)

No início, a Noete Café Clube era apenas uma torrefação e um clube de assinaturas. Com o tempo, os proprietários sentiram a necessidade de ter um espaço físico para receber os clientes e mostrar o processo de torra artesanal, essência da casa.

Hoje situada em um casarão da década de 1930, a cafeteria tem clima de fazenda e espaço reservado para a torrefação, onde os consumidores podem acompanhar todo o processo de torra do grão. Em parceria com o Armazém São Roque e a Charcutaria Local, grande parte do cardápio é feito e curado no próprio ambiente.

Com grãos novos a cada mês, os cafés são de diferentes fazendas do País. É possível pedir a bebida nos métodos hario v60, clever, aeropress, french press, cafflano, sifão, kalita e espresso, tirado em uma Astoria.

Para acompanhar, o cardápio oferece ainda, além de tábuas de queijos e frios, sanduíches, tortas, cookies, bolos artesanais, entre outras comidinhas. A indicação da casa é o menu degustação, que consiste em três grãos diferentes coados no mesmo método e harmonizados com dois queijos especiais.

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Santo Antônio do Monte, 294
Bairro Santo Antônio
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Website http://www.noetecafeclube.com.br
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 15h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

Cafeteria & Afins

Academia do Café – Savassi – Belo Horizonte (MG)

Um dos pontos de referência de café na cidade de Belo Horizonte, a Academia do Café abriu sua mais nova filial no movimentado bairro Savassi. Inaugurada em março deste ano, a casa busca expandir o consumo dos cafés especiais e o conhecimento sobre eles.

Os grãos, vindos de diferentes regiões, entre elas Cerrado Mineiro, Serra da Canastra e Espírito Santo, são torrados na primeira unidade da Academia do Café, no bairro Funcionários. A bebida pode ser preparada nos métodos fixos (hario v60, aeropress e kalita) e nos rotativos durante a semana (chemex, clever, french press).

Além dos coados, os baristas tiram espresso em uma La Marzocco GB5 e preparam latte, cappuccino, flat white, affogato, moka com Nutella ou doce de leite e milk-shake.

Para acompanhar

Em parceria com fornecedores, a casa oferece bolos, sanduíches, pão de queijo, muffins, quiches, iogurte com granola, croissants e opções veganas, como cookie de chocolate e um pãozinho feito com batata-doce e batata-baroa. A indicação da equipe é o bolo doce de queijo da Canastra, que harmoniza muito bem com os cafés.

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Antônio de Albuquerque, 749
Bairro Savassi
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Website http://www.academiadocafe.com.br
Telefone (31) 3789-1385
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 9h às 20h; sábados, das 9h às 18h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

Cafeteria & Afins

Intelligenza – Belo Horizonte (MG)

Um lugar para apreciar bons cafés, marcar reuniões, estudar ou, quem sabe, escrever um livro. Foi pensando em um ambiente assim que Henrique Fiúza abriu a casa na metade de 2016 depois de viajar aos Estados Unidos a fim de conhecer cafeterias e deparar com a famosa Intelligentsia, em Venice, na Califórnia.

Surgiu daí referência e inspiração para o nome da casa situada no boêmio bairro belo-horizontino da Savassi que pretende oferecer ao cliente uma espécie de porto seguro em todo o tipo de situação, do trabalho a uma simples pausa. Há tomadas espalhadas por todos os cantos, wi-fi, mesas grandes e quatro ambientes. A área externa atrai quem está passando pelo local.

Lá de Minas
Os grãos são quase todos mineiros (basicamente do Cerrado e do Sul de Minas) entre os cinco disponíveis, como o da Fazenda Barinas, em Araxá, de onde são colhidos o bourbon amarelo (torrado pelo Will Coffee) ou o topázio, vencedor da categoria natural no concurso da BSCA. A torrefação oficial da casa é a Noete Café Clube, que também fica na cidade de Belo Horizonte.

Os clientes encontram preparos como espresso (extraído de uma Astoria), coados (hario v60, chemex e clever), french press e aeropress, feitos por baristas – por sinal, os métodos são vendidos na loja da cafeteria. Há outras opções de bebidas, como cappuccino, cold brew e drinques à base de café, a exemplo do Lemon Rock (limonada suíça, cold brew e gelo). Croissants e bolos (cenoura, banana e integral) estão entre os itens mais pedidos do cardápio e acompanham o café.

Mas, como em uma boa casa mineira, não faltam o pão de queijo e outras pedidas, como torta de frango e opções veganas, entre elas quibes e samossas (pastel indiano), além de sanduíches, tartines e sorvetes artesanais.

Com o tempo, Henrique Fiúza deseja que sua cafeteria adquira o mesmo clima de comunidade entre os frequentadores que acontece “na gringa”.

(Texto originalmente publicado em junho, julho e agosto, na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Paraíba, 966
Bairro Savassi
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Website http://www.facebook.com/intelligenzabh
Telefone (31) 2555-1311
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 12h às 20h
TEXTO Janice Kiss • FOTO Divulgação

Cafeteria & Afins

Cafeteria da Fazenda – Belo Horizonte (MG)

Cafeteria da Fazenda

É nas imediações do bairro Anchieta que esta cafeteria traz os ares do interior de Minas para Belo Horizonte. Com um blend próprio, a casa sugere para degustação a bebida feita no coador tradicional, na Hario v60 e na Chemex. Há ainda as versões em espresso, Prensa Francesa e Cafeteira Italiana. Como acompanhamento, quitutes mineiros como o Nhô Joca, sanduíche de linguiça caseira com cebola caramelada e alface. A casa serve treze marcas de café.

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Montes Claros, 752
Bairro Anchieta
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Telefone (31) 3324-7774
Horário de Atendimento De ter. a sáb., 8h/20h; dom. e feriados, 8h/16h

Cafeteria & Afins

Café Américo – Belo Horizonte (MG)

Café Américo

Os produtores do Sul de Minas Robson Cunha, Bruno e Juliana Miari são a quarta geração da família no café. Pai e filhos resolveram investir na produção de cafés especiais na Fazenda DuVovô, na mineira Três Pontas, há alguns anos. Antes, a fazenda produzia café commodity. Preocupados em tornar esses cafés mais acessíveis para todos os públicos, eles resolveram investir em uma torrefação em Belo Horizonte (MG).

O casarão foi um “achado” no bairro Floresta, e foi inaugurado em abril de 2016. O lugar estava fechado havia anos e chamou a atenção de Juliana. Com tijolos aparentes e janelas antigas, remete às casas mineiras históricas. O assoalho de madeira e a decoração rústica são pontos convidativos para um café. O torrador logo na antessala avisa que ali se trabalha com café fresco. Às quintas e às sextas, o local abre para atendimento na cafeteria e todos os dias para a venda de cafés na fábrica. Se o cliente der sorte, ele até acompanha uma torra.

A marca já vende para todo o Brasil cafés para empórios, cafeterias, armazéns, padarias e clientes finais em todo o País. Os cursos vão desde os básicos até os mais técnicos, como de torra e classificação.

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui)

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Silva Jardim, 389
Bairro Floresta
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Website http://www.cafeamerico.com.br
Telefone (31) 3568-8878
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 10h às 18h. Atendimento ao público: quinta e sexta das 10h às 20h
TEXTO Mariana Proença • FOTO Flávio Ribeiro Amaral

Cafeteria & Afins

OOP Coffee – Belo Horizonte (MG)

OOP-Soft-Opening-©-Flávio-Charchar-47

O paraense Tiago Damasceno e a mineira Adriene Cobra trabalharam juntos no mercado financeiro. Em 2015 começaram a planejar a cafeteria, ideia que tomou força pela paixão pelo café, mas que veio junto com a vontade de empreender e dedicar-se a um trabalho por que sentissem prazer. Depois de diversos cursos, viagens a fazendas, visitas a cafeterias e troca de contato com pessoas da área, em julho de 2016 inauguraram o OOP Coffee.

Alguns parceiros na área visual ajudaram a dar vida ao que a dupla queria transmitir no espaço. Os arquitetos Paulo Augusto Campos e Marina Garcia e o escritório de design 45 Jujubas foram peças-chave para essa empreitada.

Está no projeto começar a torrar o próprio café ainda neste ano. Mas, por enquanto, a casa trabalha diretamente com produtores do Sítio Pedregulho (Lavras, MG), da Fazenda Mantissa (Poços de Caldas, MG) e da Fazenda Camocim (Domingos Martins, ES). Os cafés são servidos em métodos filtrados, como Hario v60 e Aeropress, em opções quentes ou geladas, no espresso, puro ou acompanhado de leite, como latte, cappuccino, macchiato, e também com sorvete, o affogato.

OOP-Soft-Opening-©-Flávio-Charchar-93

Café sem pressa

O forte da casa é o atendimento, mas claro que as gostosuras atraem quem passa pelo local. Entre elas, os sanduíches de frango defumado ou de abobrinha com queijo canastra. Há também quiches diversas, bolos em fatia, bolo de pote e os brownies, que são os preferidos da clientela para combinar com café.

Tiago e Adriene também indicam o pão de queijo canastra ou fatias do canastra com geleias caseiras, de frutas da estação. Tudo muito gostoso para incentivar a conversa e o contato para saber mais do café, dos quitutes e desconectar um pouco da correria da cidade grande. É por isso que em um dos ambientes se lê “slow down” e aí é só pedir um café e curtir o momento.

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui)

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Fernandes Tourinho, 143
Bairro Savassi
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Website http://www.oopcoffee.com.br
Telefone (31) 3786-7888
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 12h às 19h. Sábados, das 10h às 16h