Mercado

Grupo Utam assume a operação de cápsulas da Kaffa

O Grupo Utam, que possui sede em Ribeirão Preto, irá assumir as operações de cápsulas monodoses de café da empresa portuguesa Kaffa no Brasil. O Grupo adquiriu a estrutura e os equipamentos para o encapsulamento do café por R$ 2,5 milhões.

Com a aquisição da estrutura, além de produzir suas próprias cápsulas, a Utam assumirá integralmente todas as operações da empresa portuguesa no País a partir do final deste ano, produzindo cápsulas também para os principais players do mercado. A operação está em fase de transição, com o funcionamento das atividades da Kaffa, em Cravinhos, no interior de São Paulo, sendo acompanhadas pelo Grupo Utam até o momento em que a empresa irá assumir definitivamente a estrutura.

A produção será transferida para a cidade mineira de Piumhi (MG), onde está sediada sua segunda unidade industrial do Grupo, com localização em uma região produtora de cafés especiais, com fornecedores de excelente qualidade e proximidade de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo.

Segundo a diretora da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, a previsão é dobrar o faturamento no segmento de cápsulas de café para o próximo ano. “Estamos otimistas e nossa expectativa é crescermos cerca de 10% no faturamento da unidade industrial de Piumhi. As cápsulas de café têm tido uma desenvoltura muito positiva no mercado nacional, ditando inclusive novos comportamentos de consumo”, explica.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), há cinco anos o consumo de café em cápsulas cresceu de 40% a 50% ao ano. Depois, a média anual passou a ser de 9%. O diretor-executivo da ABIC, Nathan Herszkowicz, explica que o crescimento é menor, mas mostra que a categoria cresce mais do que o café como um todo, que é de 3,5% ao ano.

TEXTO Redação • FOTO Beatriz Cardoso

Deixe seu comentário