Café & Preparos

Empresa lança erva-mate para ser extraída em máquinas de espresso

Já pensou em extrair uma infusão de erva-mate em uma máquina de espresso? Heroldo Secco Junior não só imaginou essa possibilidade como criou uma mistura de erva que vai permitir o processo. A novidade terá lançamento oficial para baristas e profissionais dos setores de chá e café no dia 28 de setembro, em Curitiba (PR).

A invenção foi nomeada de MateSpresso. A ideia que vem sendo desenvolvida há cinco anos, conta com parceiros como a Indústria Mate Laranjeiras, que é a responsável por selecionar bons ervais e produzir cada lote de MateSpresso, e a Estação Barista, que elaborou drinques que podem ser feitos com a infusão.

O produto é um padrão de erva-mate diferente do chimarrão (70% pó) e do granel (70% folha + 30% palitos). Segundo Heroldo, existe uma variedade enorme de árvores de erva-mate que podem trazer mais ou menos cafeína, clorofila e outros componentes. Folhas fora de especificação ou palitos muito grandes interferem no sabor final de um “chá espresso”. “A ideia é trazer uma bebida suave que possibilite a construção de drinques com leite, sorvetes e outros ingredientes que o chá em saquinho não consegue combinar”, explica ele.

Vídeo: clique aqui para ver o produto sendo extraído em máquina de espresso

O processo aplicado à erva-mate para se chegar ao MateSpresso segue as seguintes etapas: colheita de folhas e palitos; secagem; separação das folhas e dos palitos; secagem em separado da folha e do palito. Depois disso, segue para um método conforme padrão estipulado pela empresa. Para o mate tostado é realizada a tostagem em equipamentos de torra de café (Leogap T-180 e T-110) com pequenas modificações – segredo industrial, diz Heroldo. O resultado final alcançado, quando preparado em máquina de espresso, faz com que a água em pressão encontre uma barreira que permita a extração do aroma e dos nutrientes encontrados na folha de erva–mate.

Segundo a empresa, o MateSpresso pode ser utilizado em qualquer equipamento que processa café, sem entupir o porta-filtro ou a máquina ou deixar aromas se aplicada a pressão de 15 quilos na compactação de 10 gramas de erva. “O residual de folhas é praticamente zero”, diz Heroldo. Basta uma pequena limpeza da máquina e do porta-filtro para, na sequência, utilizar o café. Os testes foram feitos em máquinas de espresso residenciais e profissionais, na prensa francesa, na Hario V60, na aeropress, no globinho (sifão), na cafeteira italiana e em diversos outros métodos.

MateSpresso Macchiato Verde

Para o lançamento, foram criadas doze receitas quentes e frias que levam o MateSpresso. O produto estará disponível em embalagens de 400 g, nas versões Verde Natural e Tostado Natural e em embalagens de 200 g, nas versões Verde Gengibre e Verde Limão, Tostado Laranja, Tostado Pêssego, Tostado Limão e Tostado Abacaxi. Os preços serão informados no dia de lançamento e a compra poderá ser realizada na loja virtual da Indústria Mate Laranjeiras. Em novembro, o MateSpresso estará disponível para comercialização por distribuidores.

Serviço
Lançamento – MateSpresso
Data: 28 de setembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Caffè Fruttato, Rua Nilo Peçanha, 79 – São Francisco – Curitiba (PR)
Inscrições: www.matespresso.com.br

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário