Mercado

Empresa italiana Lavazza vê 2022 ‘desafiador’ após forte lucro em 2021

Após relatar um forte aumento nos lucros em 2021, a marca italiana de café Lavazza disse que espera um 2022 difícil devido aos aumentos dos preços das matérias-primas. “Em primeiro lugar, café verde, mas também embalagem, energia, logística – e os riscos decorrentes da dramática situação geopolítica atual”, disse o presidente-executivo Antonio Baravalle.

Os aumentos dos preços se devem principalmente aos problemas na cadeia de suprimentos global e aos danos causados por eventos climáticos, acrescentou o grupo com sede em Turim. A Lavazza decidiu suspender todas as suas atividades na Rússia no dia 10 de março, acrescentando que também teve que interromper temporariamente a distribuição na Ucrânia.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) chegou a 312 milhões de euros (US$ 338 milhões) em 2021, um aumento de 23,3% em 2020. As receitas aumentaram 11%, para 2,3 bilhões de euros (US$ 2,5 bilhões) no ano passado, também graças a uma recuperação no canal “fora de casa” após a desaceleração causada pela epidemia de Covid-19, quando os bloqueios mantiveram as pessoas em casa. 

TEXTO As informações são da Reuters / Tradução Juliana Santin • FOTO Max Nayman

Deixe seu comentário