Mercado

Dolce Gusto lança sistema de café com cápsulas compostáveis

O novo produto de cafés da Nestlé será inicialmente exclusivo para o Brasil e foca em consumidor jovem, tecnológico e atento ao impacto ambiental do que consome

O grande lançamento da Nestlé em novembro é o Dolce Gusto Neo, um novo sistema de preparo doméstico de cafés que utiliza cápsulas compostáveis e, pelo menos por enquanto, será exclusivo para o mercado brasileiro. O anúncio e apresentação de todo o conceito do produto foi feito na semana anterior à Semana Internacional do Café (SIC) e a Espresso foi um dos veículos convidados pela empresa para conhecer o projeto por completo na sede da Nestlé que fica na região de Vevey, na Suíça.

As pesquisas para desenvolver um produto que fosse mais sustentável começaram na Nestlé há mais de 5 anos e o desafio esteve em encontrar o equilíbrio entre um material para as cápsulas que se decompusesse facilmente, ao mesmo tempo que preservasse o café e criar e adaptar uma máquina para isso. O resultado são cápsulas de papel com uma fina membrana interna de celulose para extrair cafés do tipo espresso, americano e uma opção mais diluída, batizada de caseiro.

O sistema pode funcionar offline ou em um sistema data driven, conectado a um aplicativo que registra as preferências do(s) dono(s) da máquina e acumula pontos a cada café extraído: todas as características que atingem em cheio um consumidor jovem e preocupado com o impacto de suas ações no contexto ambiental.

O próprio maquinário para produzir as cápsulas na fábrica da Dolce Gusto, que fica em Montes Claros (MG) foi todo desenvolvido especificamente para o sistema NEO. São dez opções de café, todos feitos com grãos brasileiros, à exceção dos dois blends Starbucks (os produtos da marca vendidos fora das cafeterias são comercializados pela Nestlé). Você pode conferir os detalhes do lançamento e da visita à Suíça na próxima edição da Espresso

TEXTO Cíntia Marcucci, especial para a Espresso da Suíça

Deixe seu comentário