Desafio de Torra – Torrefação 2020 divulgará vencedores durante a Semana Internacional do Café
A Atilla Torradores, em parceria com a marca Priscilla Soares e a Rio Coffee Roasters, criou o Desafio de Torra – Torrefação 2020, uma competição que tem como objetivo divulgar os trabalhos, artes e técnicas das 30 micro torrefações participantes. Confira abaixo quem fará parte da disputa:
- AHA! Cafés Especiais
- Ana Terra Café Store
- Anero Cafés
- Aquitã Nanotorrefação
- AVIVA Café Artesanal
- Baristando Cafés Personalizados
- Blum’s Kaffee
- Café du Coin
- Café Flor de Março
- Cafetelier
- Cafeteria Café do Sonho
- Cavalheiro Café Co.
- Coopfam
- Estúdio de Torra Ísole
- Gesha Cafés de Origem
- Karla Lima Torrefação Artesanal
- King Cafés
- Maillard
- Meu Café
- Mokado Lab de Cafés
- Moratus Coffee Lab & Roasting
- Roast Cafés
- Royalty Quality Coffee
- Selen Café
- Soul Cafés & Companhias
- Tazza Café
- Tequila Cafés
- Terra Natal Café
- Tinoco Coffee
- Torrefação Artesanal Flor da Lua
Como funciona?
A competição conta com duas categorias (origem única e blend) e cada torrefação, que recebeu quatro cafés da organização, pode escolher se deseja participar das duas ou de apenas uma delas. A novidade é que os perfis de torra da edição foram específicos para espresso.
Os participantes que optaram por competir na modalidade origem única tiveram que escolher um café entre os quatro recebidos, realizar a torra e enviar uma amostra de 500 g para os jurados. Já quem escolheu a opção blend precisou usar os quatro cafés, totalizando 500 g. Os cafés da competição foram:
- Catarina e Marcos Kim – Fazenda São Sebastião – Sul de Minas
- Luciano Dutra Pimenta – Sítio Alta Liberdade – Montanhas do Espírito Santo
- Isaac e Lucas Venturim – Fazenda Venturim – São Domingos do Norte (ES)
- Cassiano Tosta – Sítio São Benedito – Garça (SP)
Os grãos precisaram ser embalados de acordo com a livre escolha da torrefação (contendo informações claras quanto à referência de cada café e a modalidade) e enviados até 1º de outubro.
Avaliação dos cafés
A banca avaliadora foi composta por: Ensei Neto, Helga Andrade, Danilo Lodi, Luiz Salomão, Eystein Veflingstad, Guilherme Heinerici, Fabrício Augusto, Erick Marinho, Fabiana Carvalho, Ricardo Mangili, Regis Figueiredo, Edimilson Generoso, Paulo César Junqueira, Verônica Belchior, Luli Figueirêdo, Marcelo Gasparoto, Pamela França, Mateus Fiorotto, Julia Fortini, Gabriel Heinerici, Priscilla Soares, Natália Braga e Gabriel Lamounier.
Todo o processo de avaliação foi feito de forma anônima, ou seja, os cafés chegaram aos juízes sem nenhuma informação que indicasse a torrefação. Foram avaliados os quesitos embalagem, sensorial na xícara e consistência entre o planejamento e o atingido, dando origem a dois rankings, um para cada categoria.
No dia 1º de novembro, pelas mídias sociais, serão anunciadas as três micro torrefações finalistas de cada modalidade. O representante de cada uma delas ganhará um voucher para comparecer, de 17 a 19 de novembro, no Atilla Lab, em Belo Horizonte (MG), para a realização da etapa final.
Após essa etapa, os cafés dos finalistas serão avaliados pelos juízes. Os pontos do perfil sensorial desta etapa serão acrescidos aos obtidos na primeira fase. O anúncio do ranking final das duas modalidades será feito no dia 20 de novembro, durante a Semana Internacional do Café 100% Digital, que começa dia 18/11. As torrefações que ficarem em primeiro e segundo lugares de cada categoria terão suas amostras enviadas para a etapa internacional, o International Coffee Tasting (ICT).
Mais informações: www.instagram.com/torrefacao_2020 e www.atilla.com.br
Deixe seu comentário