Barista

Conheça os finalistas nacionais da competição Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge

Criado para dar mais visibilidade aos baristas e bartenders e, ao mesmo tempo, divulgar o Carajillo 43, coquetel que leva Licor 43, café espresso e gelo, a competição Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge, na segunda edição da etapa nacional, contou com mais de 100 inscritos.

Diferente do ano passado, a edição deste ano contou com uma maior adesão de baristas, o que mostrou o crescimento do destilado na comunidade e a versatilidade do licor na criação de coquetéis relacionados ao café.

Os participantes tiveram que postar um vídeo em suas redes sociais preparando a receita proposta utilizando a #Licor43BB2021. O desafio era criar um drinque exclusivo contendo os dois ingredientes: Licor 43 e café.

O júri foi composto por Saulo Yassuda, repórter da Veja São Paulo e autor do blog Notas Etílicas; Mariana Proença, diretora de conteúdo da Revista Espresso; Laércio Zulu, bartender e mixologista responsável pelo grupo São Bento Gastronomia; e Tomas Lellis Vieira, gerente da Zamora Company América do Sul.

Na avaliação, foi levado em consideração a ideia por trás do coquetel, o nome, a influência do Licor 43, a facilidade para replicação, originalidade, apresentação, entrega, sabor, aroma e conhecimentos sobre o café.

O destaque foi dado para os drinques com histórias que relacionaram os ingredientes à diferentes movimentos da sociedade contemporânea, como o Tropicália, criado pela bartender Thalita Cacho, do Nordeste; ou o Even Flow, da bartender Bruna Ferreira, do Sul, que buscou inspiração no conceito da constante transformação do ser humano no universo.

Entre os especialistas em café, o barista de Curitiba (PR), Humberto Clementino, que também já foi bartender, apresentou o Licor Velvet, que leva Licor 43 bem gelado, pitada de pimenta rosa, chantilly e até queijo brie como guarnição, marcando principalmente por apresentar notas acentuadas que lembram o tradicional bolo americano Red Velvet. Outro profissional do café que é um dos finalistas é o curitibano Daniel Munari com o coquetel Royalty, receita que leva Licor 43, bourbon, suco de limão e clara de ovo.

De volta aos bartenders, o drinque 43 Fizz, do paulistano Ricardo Takahashi, leva Licor 43, suco de limão, café espresso e água tônica, e chamou atenção pela suavidade, frescor e por ser uma bebida fácil de ser replicada em casa, com ingredientes acessíveis às pessoas comuns, uma das categorias levadas em consideração no campeonato.

De São José dos Campos, cidade no interior paulista, o bartender Rogério Córdoba apresentou o Espresso 90, combinação composta por Licor 43, um toque de licor de café, café espresso, gim e limão cravo, coquetel que obteve destaque pelo sucesso na fusão dos ingredientes no paladar.

Na próxima quinta-feira (29), às 19h, a Licor 43 realizará uma live no Instagram onde os finalistas irão contar ao apresentador Henri Castelli suas histórias, a importância das competições, expectativas para a etapa global e muito mais.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário