Barista

Conheça os finalistas dos mundiais de barista de 2019, em Boston

Era tudo verdade. A barista Martha Grill estava na semifinal. Assim acordamos nesta manhã aqui em Boston, nos Estados Unidos. O sonho tão sonhado e batalhado pelo time brasileiro, foi conquistado ontem. Hoje, aqui na arena do Campeonato Mundial de Barista, era só alegria. Martha ganhou a chance de se reapresentar aos juízes depois de ter recebido o “Wild Card”, um bônus que é conferido a quem mais pontua dentro de um grupo de seis competidores. O grupo dela foi o melhor e, ela, a melhor do grupo. Na classificação da primeira fase ela ficaria, sem essa repescagem, em 24° lugar. Subiu para a última vaga a ser preenchida do seleto grupo de 16 baristas.

Quem estava na arena durante a Specialty Coffee Expo presenciou a emoção de vê-la saltar o mais alto que pôde com o anúncio de que estava na Semifinal dentre os 16 melhores baristas do mundo! Quem não viu pode ver no nosso YouTube.

Hoje (13/4) , os baristas voltaram à arena para suas reapresentações. Os pontos são zerados e há uma nova chance de fazer os 15 minutos de show: 4 espressos, 4 bebidas com leite e 4 drinques de assinatura. E Martha reacendeu as nossas esperanças de que é possível chegar ao mais alto estágio da competição.  Usou o mesmo café, da Fazenda Dona Nenem, de Eduardo Pinheiro Campos, do Cerrado Mineiro. Veja a apresentação dela.

Experientes concorrentes estavam também no mesmo barco. E, no fim da tarde, após a apresentação de todos, foi dado o resultado.

Finalistas World Barista Championship 2019

Cole Torode – Canadá
Wojtek Bialczack – Alemanha
Michalis Dimitrakopoulos – Grécia
Mikael Jasin – Indonésia
Mathieu Theis – Suíça
Jooyeon Jeon – Coreia do Sul

Infelizmente Martha Grill não entrou para a final. Mas entrou para o hall de colocação histórica, depois de 2010 a barista Yara Castanho (Suplicy Cafés) ter ficado em 8° lugar em Londres e Silvia Magalhães em 6° lugar no Japão, em 2007. Aguardaremos a posição final no ranking neste domingo (14/4).

Finalistas World Brewers Cup 2019

Arthur Malaspina, do Octavio Café, representou o Brasil no mundial de cafés filtrados. O barista fez uma excelente apresentação com uma mistura de ciência e sabor. Com o café da Daterra, do Cerrado Mineiro, da espécie Aramosa, ele surpreendeu nos sabores e trouxe o preparo no método Gina. Os finalistas foram anunciados hoje.

Alessandro Galtieri – Itália
Hsu Shih Yuan – Taiwan
Daniel Hofstetter – Suíça
Chikako Nakai – Japão
Patrik Rolf – Suécia
Jia Ning Du – China

O ranking da classificação final ainda não foi divulgado.
Mais cobertura amanhã, com o resultado de quem será o melhor barista do mundo.

TEXTO Mariana Proença, de Boston • FOTO Gladstone Campos / RealPhotos

Deixe seu comentário