Barista

Confira o desempenho dos brasileiros nos Campeonatos Mundiais de Brewers e Cup Tasters 2021

A cidade de Milão, na Itália, recebeu os Campeonatos Mundiais de Brewers e Cup Tasters entre os dias 24 e 26 de outubro, após um longo período de paralisação por conta da pandemia de Covid-19. Baristas e provadores profissionais de diversas partes do mundo marcaram presença na HostMilano para competir nas modalidades.

No Brewers, o representante brasileiro foi o barista Garam Um, da cafeteria paulistana Um Coffee Co. Garam é o vice-campeão brasileiro e participou no Mundial deste ano no lugar de Julia Fortini, atual campeã nacional, que, por conta da pandemia, postergou o seu título para competir na disputa internacional de 2022.

Garam Um, representante do Brasil no Campeonato Mundial de Brewers 2021

O Brewers consiste na arte de preparar o café filtrado. Neste campeonato, os competidores preparam e servem três bebidas individuais para os juízes. Para isso, Garam usou um café geisha colombiano. De acordo com o barista, este café foi fermentado em tanques e seco por uma semana no sol. Depois, passou por uma fermentação aeróbica e foi colocado em leitos elevados protegidos contra raios ultravioleta por aproximadamente seis semanas.

Para o preparo, Garam escolheu um dripper cônico que possui um vidro mais grosso do que os modelos tradicionais. Os grãos foram torrados dez dias antes da competição e moídos em uma granulometria média. Em sua receita foi usado 16 g de café para 272 g de água, em uma extração rápida. Primeiro, o barista despejou 60 g de água com 40 segundos de blooming. Após isso, jogou mais 112 g de água, em dez movimentos circulares, até chegar em 1 minuto e 20 segundos. Para finalizar, 100 g de água até alcançar 272 g. O resultado são notas de ameixa, maçã vermelha Fuji e vinho do Porto. A apresentação de Garam levou 9 minutos e 36 segundos. Clique aqui para assistir.

Finalistas do Campeonato Mundial de Brewers / Matt Winton, barista da Suíça, campeão de 2021 – Fotos: World Coffee EventsInfelizmente, o brasileiro não passou de fase. A final foi composta pelos baristas da República Tcheca, Canadá, Suíça, Japão, Estados Unidos e Austrália. O grande vencedor do Brewers foi Matt Winton, da Suíça. Confira o pódio:

1º lugar Matt Winton – Suíça
Daiki Hatakeyama – Japão
Elika Liftee – Estados Unidos
Carlos Escobar – Austrália
Ply Pasarj – Canadá
Tomas Taussig – República Tcheca

Quanto à competição de Cup Tasters, os degustadores usam suas habilidades de olfato, paladar, atenção e experiência para degustar os cafés e localizar o diferente: são oito grupos de três amostras, sendo apenas duas idênticas em cada. O objetivo é acertar um maior número de amostras em menos tempo.

O Brasil foi representado pelo veterano Edimilson Generoso, que é o vice-campeão brasileiro na categoria. Ele substituiu Phelippe Nascimento, atual campeão brasileiro de Cup Tasters, que também conseguiu postergar o título para competir no Mundial de 2022.

Edimilson Generoso, representante do Brasil no Campeonatos Mundial de Cup Tasters 2021

Na primeira fase, Edimilson acertou 7 das 8 amostras em um tempo de 6 minutos e 49 segundos. Apesar do ótimo desempenho, o provador mineiro não passou para as semifinais por conta do tempo. Clique aqui e assista a rodada do Edimilson. A final do Cup Tasters foi composta pelos países: Coreia do Sul, Costa Rica, Austrália e Alemanha. O vencedor foi o australiano Kyoungha (Charlie) Chu. Veja a colocação:

1º lugar Kyoungha (Charlie) Chu – Austrália
Dénes Rajmond – Alemanha
Sang Min Ju – Coreia do Sul
José María Gómez Mora – Costa Rica

Finalistas do Campeonato Mundial de Cup Tasters / Kyoungha (Charlie) Chu, da Austrália, campeão de 2021 – Fotos: World Coffee Events

Além dessas modalidades, o evento também realizou o Campeonato Mundial de Barista, onde o Brasil foi representado pelo barista Boram Um, também da cafeteria Um Coffee Co., de São Paulo (SP). Clique aqui e saiba mais sobre a apresentação.

TEXTO Gabriela Kaneto

Deixe seu comentário