Avatar

Café & Viagem por Maria Fernanda Brando

Roteiros e lugares que valorizam o grão para visitar ao redor do mundo

Passeio cafeinado por Paris (e mais algumas guloseimas)

cafe_coutume_paris_viagem3

O 7ème arrondissement de Paris – na Rive Gauche, oposto à Torre Eiffel, do outro lado do Sena – geralmente passa batido por quem tem poucos dias na cidade e se concentra nas grandes atrações. O bairro, um dos mais caros da capital francesa que faz as vezes de lar para muitos expatriados, é agitado e sofisticado; e desde 2011 conta com uma cafeteria incrível na Rue de Babylone. Idealizada por um inglês e um australiano, o Coutume Café é ótimo exemplo da recente revolução por que passa a cena cafeeira em Paris, conhecida como “third wave” (terceira onda).

Nada melhor do que começar o dia por ali! Aberta a partir das 8h durante a semana e das 10h aos sábados e domingos, o ambiente da casa lembra o de um laboratório chique. Com fachada envidraçada, decoração moderna e criativa marcada por azulejos brancos, você se recordará das aulas de química imediatamente ao adentrar o amplo salão. As variedades de café são representadas por símbolos que lembram a tabela periódica e até mesmo a água é servida num balão de Erlenmeyer, lembram daquele frasco de vidro?

cafe_coutume_paris_viagem

Os grãos de alta qualidade, provenientes de origens como Guatemala, Brasil e México, são torrados no local e cuidadosamente preparados. O resultado são cafés excelentes, preparados com rigor de laboratório. Se estiver com fome, aproveite o vasto menu de comidinhas, tanto salgadas quanto doces como a Pavlova – sobremesa de merengue com creme, frutas vermelhas e chantilly (imperdível!) – leves, deliciosas e acessíveis.

Depois, continue seu passeio pelo Musée Rodin, ali pertinho. Mesmo se não quiser conhecer a magnífica coleção de obras do artista que ali residiu e trabalhou no início de século XX, não perca os lindos jardins (o acesso separado custa apenas €2), repletos de esculturas. De lá pegue a Rue de Varenne e caminhe até a Ladurée, tradicional doceria francesa, fundada em 1862 como padaria, parada obrigatória para um macaron ou muitos! Uma dica é comprar a caixinha (coffret) e escolher sabores variados para levar de presente.

cafe_coutume_paris_viagem4

Complete o roteiro de “gordices” pegando a Rue du Bac à direita; serão apenas duas quadras até a fantástica Grande Épicerie de Paris, um paraíso para quem gosta de queijos, massas, frutos secos, chocolates, vinhos e outros produtos gourmet. O empório, considerado um dos melhores endereços gastronômicos da cidade, oferece mais de 5 mil produtos finos, selecionados ao redor do mundo. É impossível sair da loja sem levar ao menos um potinho de geleia de framboesa. Haja espaço na bagagem para tantas coisas boas!

Mini-roteiro Paris/Rive Gauche
Coutume Café – 47 Rue de Babylone
Musée Rodin – 19 Avenue Auguste Rodin
Ladurée – 43 Rue de Varenne
Grande Épicerie de Paris – 38 Rue de Sèvres

*Maria Fernanda Brando é hoteleira, apaixonada por viagens, livros e café, e fundadora da TravelBox, empresa de consultoria para viagens e roteiros personalizados. Com mais de 25 países carimbados no passaporte, elabora roteiros independentes e criativos, para destinos ao redor do mundo. Para falar com a colunista: contato@travelbox.com.br / (11) 99738-8089 / Facebook: travelboxviagens

FOTO Divulgação

Deixe seu comentário