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Inscrições abertas para o Coffee of The Year 2023!

Estão abertas as inscrições para o Coffee of The Year 2023! O concurso tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O COY consiste no recebimento das amostras enviadas pelos produtores, que serão submetidas a um processo de avaliação por uma Comissão de Julgadores formada por especialistas nacionais e comandada pelo professor Leandro Paiva. Do total, serão selecionadas as 180 melhores amostras de cafés, sendo 150 de arábica e 30 de canéfora, que cumpram os requisitos descritos no regulamento

Essas amostras seguem para a fase final durante a Semana Internacional do Café (SIC), onde serão disponibilizadas para prova e degustação na sala de Cupping&Negócios. As 10 melhores amostras de café arábica e as 5 melhores de café canéfora participarão do voto popular através da degustação às cegas, pelo método filtrado, nas garrafas térmicas distribuídas no espaço Coffee of The Year. A divulgação da ordem dessas amostras finalistas e a premiação acontecem no último dia de feira (10/11). 

Atenção para as regras:

Produtores de café arábica e canéfora devem primeiramente se inscrever no sistema Sympla e pagar uma taxa de inscrição de R$ 170. Importante: Anote o número que aparecerá na tela após a sua inscrição! 

Na sequência será necessário preencher uma ficha on-line (que será recebida através do e-mail), imprimi-la e anexá-la junto a amostra de 5 kg de café, que deve ser enviada para: 

IFSULDEMINAS – CAMPUS MACHADO
A/C PROFESSOR LEANDRO PAIVA – NÚCLEO DE QUALIDADE DE CAFÉ
CONCURSO COFFEE OF THE YEAR 2023/ SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
RODOVIA MACHADO PARAGUAÇU KM 03 – BAIRRO SANTO ANTÔNIO
CEP 37750-000 – MACHADO (MG)

Atente-se:

A amostra de café verde inscrita deverá ser da safra corrente (2023/2024), da espécie Coffea arabica ou Coffea canephora.

Serão aceitos cafés que no pós-colheita são levados aos processos:

  • Via seca (fruto seco com todas as suas partes constituintes, resultando nos cafés em coco/café natural);
  • Via úmida (cafés secos após a retirada da casca do fruto, podendo ainda, haver ou não, a retirada da mucilagem por fermentação natural ou com uso de desmuciladores mecânicos);
  • Fermentações induzidas ou controladas, onde os frutos – na sua forma natural ou descascados ou desmucilados ou despolpados – são induzidos de forma deliberada no intuito de promover fermentações (igual ou superiores a 10 horas contínuas ou intermitentes) aeróbicas ou anaeróbicas, com ou sem adição de microrganismos. 

Atenção! Serão desclassificados cafés com adição artificial no processo fermentativo que não são microrganismo ou o próprio café, como por exemplo: melado, açúcares, polpas, especiarias, entre outros. 

Para mais informações entre em contato através do e-mail contato@semanainternacionaldocafe.com.br 

Serviço
Semana Internacional do Café 2023
Quando: 8 a 10 de novembro
Onde: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

TEXTO Redação • FOTO NITRO/Semana Internacional do Café

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Projeto apoiado pela Nescafé capacita jovens na profissão barista e na produção de cafés

O Fazedores de Café é um programa criado pelo Sofá Café e realizado em parceria com a Nescafé. Inicialmente desenvolvido para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social na profissão de barista, desde 2019 o projeto amplificou a ação para além da cidade, a fim de suprir uma necessidade percebida pela Nestlé na sua rede de cafeicultores, em relação à sucessão familiar. Neste ano, mais de 50 jovens serão impactados pela iniciativa nas versões Campo e Cidade, mas, desde a sua primeira edição, o programa já beneficiou outros 221 jovens.  

A edição Fazedores de Café Cidade, que começa nesta semana, será formada por uma turma de sete jovens selecionados por ONGs parceiras, entre eles três estrangeiros, com uma programação de três meses de aulas realizadas no Sofá Café, em São Paulo (SP). Por meio de uma formação técnica, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, os participantes têm a oportunidade de obter uma base sólida em habilidades de barista e empreendedorismo no universo do café. Durante as aulas, os alunos aprenderão desde funções mais simples como extração de café e preparo de bebidas clássicas, até atividades como análise sensorial do grão e química relacionada ao leite. Ao longo de 10 anos do programa, 58 profissionais formaram-se baristas, com uma taxa de empregabilidade de 90%.  

Na semana seguinte, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, jovens agricultores se reúnem em São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas Gerais, para uma programação intensa de cinco dias com aulas ministradas por especialistas do setor, na qual serão abordados temas que vão desde conhecimento técnicos de cultivo até análise multissensorial dos grãos, passando também por técnicas de barismo. Para além de uma capacitação tradicional, a edição Fazedores de Café Campo promove ações para um cultivo de café mais sustentável e de máxima qualidade, além de auxiliar na manutenção produtiva, proporcionando mais competitividade e consolidação do mercado, além de preparar os jovens para se tornarem agentes de mudanças em suas próprias realidades, melhorando o cenário de sucessão familiar. Desde sua primeira edição, a iniciativa já formou 163 jovens agricultores em Linhares, no Espírito Santo, e na Chapada Diamantina, na Bahia. 

“Na Nestlé, reconhecemos a importância dos projetos de qualificação profissional que abrangem toda a cadeia, do grão à xícara. Por meio do Fazedores de Café, conseguimos conectar jovens e fazer com que eles entendam todas as possibilidades dentro da cadeia do café, além de inspirar novas gerações que transformam suas comunidades e propagam a paixão e a excelência no preparo do café”, explica Taissara Martins, gerente de sustentabilidade para Cafés da Nestlé.  

O programa Fazedores de Café, Campo e Cidade, integra a iniciativa global Nestlé Needs Youth, que, em 2023, completa 10 anos e tem como compromisso global, até 2030, ajudar 100 milhões de jovens a terem acesso a oportunidades no mercado de trabalho. Para isso, oferece programas que visam aumentar a empregabilidade e capacitação desse público e, até o ano passado, mais de 145 mil jovens foram impactados por meio de ferramentas de desenvolvimento, capacitação e empregabilidade. 

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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IAC realiza testes de campo para produzir café naturalmente descafeinado

Após 20 anos de estudos, pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) descobriram uma forma de modificar o café, fazendo com que o fruto saia da natureza já sem cafeína. Seria como o café descafeinado encontrado nos supermercados, mas sem os processos industriais para retirar a substância. Agora, o estudo está em fase de teste para posterior comercialização.

O IAC realiza testes de campo com diferentes plantas que geram grãos com baixo teor de cafeína. São feitos cruzamentos de treze variedades para chegar ao grão naturalmente descafeinado. O plantio das variedades descafeinadas está sendo feito em diferentes regiões. Daqui dois ou três anos, quando as plantas começarem a produzir os primeiros grãos, os cientistas passarão a avaliar se o café naturalmente descafeinado poderá ser produzido em escala comercial.

Júlio César Mistro, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, reforçou que o objetivo é desenvolver um grão que saia do campo com baixo teor de cafeína. Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 277, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que o café seja considerado descafeinado, o valor máximo permitido de cafeína nos grãos deve ser de 0,10%. 

O pesquisador explicou que a comercialização pode demorar, pois depende do resultado dos testes. “Nós vamos levar cerca de sete ou oito anos para finalizar a pesquisa. Depois, para chegar aos supermercados, mais quatro anos. Vamos levar 12 anos até esse café chegar ao supermercado. Então, não é uma coisa rápida. Isso é devido ao fato de que o café é uma cultura perene”.

Com relação ao custo final para o consumidor, o Júlio César estima que pode ser mais barato em relação aos cafés descafeinados que passam por processos industriais. “É difícil falar se o café naturalmente descafeinado será mais barato. É para ser, porque a indústria vai economizar justamente nesse custo de mandar para fora do país, ou mesmo dentro do país, para descafeinar. Agora, se ela vai passar isso para o cliente, é com ela. É para ser mais barato, na teoria”.

Com relação aos benefícios do café descafeinado, o pesquisador do IAC disse que ele é recomendado para pessoas sensíveis à cafeína. “A cafeína pode causar arritmia cardíaca, nervosismo, inquietação, problemas digestivos e hipertensão arterial. Recentemente, estudos vêm mostrando efeitos prejudiciais da cafeína durante a gravidez”, pontua. 

O pesquisador fez questão de destacar o agradecimento ao Consórcio Pesquisa Café, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo apoio financeiro à pesquisa, que começou em 1999 com a pesquisadora Maria Bernadete Silvarolla, do IAC, e com o professor Paulo Mazzafera, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Esses pesquisadores iniciaram as avaliações de cafeína em uma população de plantas do banco de germoplasma do IAC. Após cinco anos de pesquisas, foram descobertas três plantas denominadas AC1, AC2 e AC3. Elas foram cruzadas com cultivares de café arábica (obatã, catuaí, mundo novo e ouro verde), buscando transferir esta característica de café descafeinado para a descendência. 

TEXTO Redação

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Exposição temporária retrata quase 100 anos do “Porto do Café” em Santos (SP)

Embarque de café em Santos. Marc Ferrez, 1901

A exposição temporária Porto do Café está em cartaz no Museu do Café (MC), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A mostra poderá ser visitada até 22 de outubro. 

Com obras de diferentes fotógrafos, como Militão Augusto de Azevedo, Marc Ferrez e José Dias Herrera, que produziram imagens transitando entre o artístico e o registro, a curadoria, desenvolvida pela equipe técnica da instituição, retrata um período de quase 100 anos em que o grão era o coração do Porto de Santos. 

Peça fundamental para a formação da cidade, o Porto ganhou relevância mundial na época em que a economia cafeeira movia o Brasil. Assim, as fotos escolhidas para compor a produção trazem diferentes óticas, sob as lentes de profissionais que captaram a transformação do local e, consequentemente, do município, ao longo de, praticamente, um século. 

O público que visitar a exposição poderá conferir, por exemplo, cenas do cais em obra, fileiras de navios atracados, embarques de café e vistas panorâmicas que integravam álbuns fotográficos e eram até mesmo comercializadas em cartões-postais. Nesse sentido, o conteúdo expositivo coloca em evidência a formação da identidade santista a partir da economia cafeeira e portuária. 

Por fim, também podem ser observados registros do cotidiano, traduzindo modos e costumes impactados pela circulação de produtos, ideias e pessoas, de diferentes partes do mundo, que chegavam pelo porto. 

Serviço
Exposição temporária Porto do Café
Quando: até 22 de outubro
Horário: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (bilheteria até as 17h)
Onde: Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos (SP)
Mais informações: www.museudocafe.org.br
R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos 

TEXTO Redação

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Cafés de 12 regiões brasileiras com Indicação Geográfica são expostos na World of Coffee 2023

O Brasil levará 12 origens produtoras de cafés especiais, detentoras de Indicações Geográficas (IGs), à principal feira do segmento na Europa, a World of Coffee, que este ano será realizada em Atenas, na Grécia, de 22 a 24 de junho. A iniciativa integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O estande contará com duas salas de reuniões para prospecção de negócios, seis bancadas de empresas participantes do projeto setorial, duas salas de cupping e um brewbar para degustação dos cafés especiais provenientes das IGs: Denominações de Origem Caparaó (ES e MG), Região do Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Matas de Rondônia e Montanhas do Espírito Santo; e Indicações de Procedência Alta Mogiana (SP), Campo das Vertentes, Espírito Santo (café conilon), Região de Garça (SP), Matas de Minas, Norte Pioneiro do Paraná e Região de Pinhal (SP).

Segundo o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, a Europa é o principal mercado dos cafés especiais brasileiros e a Grécia, que tradicionalmente é consumidora de cafés mais convencionais, vem evoluindo nesse cenário. “Estão sendo abertas muitas cafeterias no país, que vêm descobrindo a origem brasileira e a qualidade do café especial do Brasil. Essa é uma excelente oportunidade para a expansão em um novo mercado e a inclusão do nosso produto diferenciado”, comenta.

Ele anota que a apresentação dessas 12 origens com Indicações Geográficas é a grande novidade da ação deste ano e vem ao encontro das demandas do mercado europeu no que tange a produtos que respeitem os critérios ESG em seu processo de produção. “Apenas entregar qualidade não é mais suficiente. Por isso a BSCA trabalha com um tripé muito importante, que envolve qualidade, sustentabilidade e origem, o que é uma realidade do café especial brasileiro. Evidenciar isso em nosso principal mercado é uma resposta aos anseios europeus sobre nossa produção de café especial rastreável e com respeito à governança socioambiental, garantindo posição de destaque ao Brasil”, completa.

Em 2022, a participação brasileira na World of Coffee, realizada em Milão, na Itália, rendeu US$ 21,894 milhões em negócios presenciais e a prospecção para a concretização de mais US$ 93,630 milhões nos 12 meses seguintes, através de 1.193 contatos comerciais realizados na feira. Para este ano, a previsão é que os números sejam equivalentes ou superiores.

TEXTO Redação

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Inscrições abertas para 33º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso

Os cafeicultores brasileiros já podem enviar suas amostras de café sustentável para participar da inscrição do concurso realizado pela illycaffè. O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso chega em sua 33ª edição selecionando os melhores grãos em duas categorias: Nacional e Regional. Para participar do Prêmio, que incentiva a produção de cafés de qualidade sustentável no Brasil, é preciso realizar a inscrição e enviar as amostras da safra atual até o dia 20 de setembro.

Na Categoria Nacional, serão selecionados 40 produtores finalistas. Desses, os três primeiros ganharão uma viagem ao exterior para participar do 9º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy em 2024, além de ganhar prêmios em dinheiro e diplomas.

Na Categoria Regional, serão premiados até dois cafeicultores em cada um dos 10 Estados/Regiões, sendo: Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Centro-Oeste, Sul e Norte/Nordeste. Todos os vencedores e finalistas recebem prêmios em dinheiro e diploma.

A comissão julgadora responsável pela seleção dos cafés é composta pelos especialistas da Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè. A análise para a classificação do café é realizada considerando quesitos como: aspecto, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e a qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso. Durante o período de inscrição, o produtor poderá vender o lote inscrito e aprovado para a Experimental

A ficha de inscrição e o regulamento completo para o 33º Prêmio estão disponíveis no site do Clube illy do Café.

Endereço para envio da amostra e inscrição:
Experimental Agrícola do Brasil Ltda
Rua Dr. Nicolau de Souza Queiroz, 518 – Vila Mariana
CEP 04105-001 – São Paulo (SP) – e-mail: compras@illy.com

Serviço
33° Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso
Inscrições: de 01/06 até 20/09/2023
Divulgação dos 40 finalistas: Novembro de 2023
Revelação dos vencedores e entrega dos prêmios aos finalistas: abril de 2024
Informações: Link
Regulamento: Link

TEXTO Redação

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Região da Alta Mogiana ganha novos sete municípios que produzem café

Referência na produção de cafés especiais, a Região da Alta Mogiana acaba de ganhar 7 novas cidades em sua Indicação Geográfica. A certificação, que atesta a fama e a história de uma região na produção de determinado produto, foi conferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que passa a reconhecer 23 municípios como sendo da Alta Mogiana quando o assunto é café. Além dos 16 paulistas que já possuíam o selo de origem, agora também fazem parte da lista mais 7 municípios mineiros circunvizinhos.

Com a novidade, as cidades que integram a Região da Alta Mogiana como produtoras de cafés são: as paulistas Altinópolis, Batatais, Buritizal, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria e São José da Bela Vista; e as mineiras Capetinga, Cássia, Claraval, Ibiraci, Itamogi, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

A IG leva segurança de procedência ao consumidor e qualifica o mercado para o produtor. A conquista foi alcançada pela primeira vez em 2013, após requisição da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC).

“As cidades de Minas sempre fizeram parte da nossa prioridade e, desde que pleiteamos a inclusão desses municípios, já temos feito várias ações regionais que atraem produtores da região. Eles passam a ter mais visibilidade no café e, consequentemente, agregam valor na sua comercialização. Na verdade, há ganho para toda a cadeia. Cafeterias podem encontrar produtores melhores e torrefações, atrair turismo. Enfim, são muitos os benefícios”, afirma Edgard Bressani, presidente da AMSC.

As indicações geográficas são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas agregam valor ao produto, permitindo estabelecer um diferencial competitivo frente aos concorrentes, possibilitam a organização produtiva e a promoção turística e cultural da região. Além disso, o registro ajuda a evitar o uso indevido por produtores instalados fora da região geográfica demarcada.

Sobre a Região Alta Mogiana

Atualmente, a Alta Mogiana conta com mais de 5 mil cafeicultores que cultivam o grão em uma área de aproximadamente de 120 mil hectares e produzem, anualmente, 4,5 milhões de sacas. Localizada na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, a região tem mudas de café cultivadas em altitudes privilegiadas que, aliadas ao uso de uma tecnologia de pós-colheita, enriquecem o sabor e o aroma da bebida.

TEXTO Redação

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Região Sudoeste de Minas: Cafés especiais e produção entre gerações

A noite da última terça-feira (30) foi de emoção em Guaxupé (MG), com o lançamento da Marca Território Região Sudoeste de Minas. Com a participação de cafeicultores e prefeitos dos municípios integrantes, o evento foi realizado pela Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas e pelo Sebrae Minas. 

“Estamos empenhados em buscar uma nova cafeicultura, inspirando e fomentando a melhoria da qualidade dos cafés produzidos, acreditando no potencial da nossa região com o nosso bioma e o talento inovador e tecnológico das pessoas que fazem parte deste território”, destacou Fernando Barbosa, presidente da Associação. “Com trabalho e dedicação, alcançaremos novos mercados de excelência, com qualidade, processo de governança e rastreabilidade controlada”, completou.

Evento de lançamento da Marca Território Região Sudoeste de Minas – Foto: Gabriela Kaneto

O Sudoeste de Minas é composto por 21 municípios – Arceburgo, Alpinópolis, Alterosa, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Conceição de Aparecida, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso – e responde por 10% da produção cafeeira de todo o estado de Minas Gerais. Segundo dados da Emater-MG, a região é responsável por colher, em média, 2,6 milhões de sacas de 60 kg anualmente.

“A criação da marca território é um passo fundamental. Ao lançarmos essa marca, estamos reforçando o compromisso do Sebrae em apoiar e impulsionar os setores produtivos de Minas Gerais. Reconhecemos a importância do agronegócio e o papel primordial que ele exerce na economia”, disse, em vídeo, Marcelo Souza, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

O evento também contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, que falou sobre a importância de destacar individualmente as diferentes regiões do estado e parabenizou o trabalho feito pelo Sudoeste de Minas nos últimos anos. “Nós temos, no entorno de Guaxupé, toda a cadeia produtiva bem organizada. Nós temos produtores de excelência, beneficiadores de excelência, exportadores e comercializadores reconhecidos em toda parte. Isso dá pra gente a tranquilidade de saber que, antes do lançamento, a Marca Território Região Sudoeste de Minas já é um sucesso, porque ela, de alguma forma, revela, pelo nome, aquilo que vocês já fazem pelo trabalho, que é a excelência da produção”, disse.

Em 2022, a Associação solicitou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o reconhecimento da Marca Coletiva Sudoeste de Minas e deu entrada no pedido de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência (IP). Os cafés da região são cultivados em áreas montanhosas, entre 700 a 1.250 metros de altitude. Na xícara, apresentam um sabor doce, com destaque para notas de chocolate, avelã, caramelo, frutas amarelas, frutas secas, mel e melaço; aroma de chocolate, frutado e açúcar mascavo; acidez cítrica; e corpo denso.

Cafeicultura que passa de geração para geração

Para conferir mais de perto o trabalho realizado na região, a equipe da Espresso foi convidada pelo Sebrae e pela Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas para conhecer a Fazenda São Domingos, localizada no município de Muzambinho, onde fomos recebidos por Suzana Santos Passos, acompanhada de seu marido Wilson e de seus irmãos Sérgio e Soraia.

Da esquerda para a direita: Suzana, Armando, Sérgio, Wilson, Maria Célia e Soraia – Foto: Gabriela Kaneto

Suzana é filha de Armando e Maria Célia, que adquiriram a propriedade há mais de 60 anos. Ela contou que sua família sempre teve o hábito de preservar a natureza e mostrou, através de fotos, todo o trabalho de seu pai na revitalização das árvores no perímetro da fazenda. Hoje, 30% dos 200 hectares totais são de área de preservação permanente e reserva legal. “Para nós, a terra é mais um membro da família e existe todo um cuidado para preservar o que ela dá”, disse. 

Apesar das décadas dedicadas ao cultivo de café, foi em meados de 2002 que eles passaram a aprimorar os processos na lavoura e na gestão da propriedade. Para isso, tiveram ajuda do Educampo, que hoje conta com sete grupos formados na região. “Com os tratos culturais, conseguimos um grão que rendesse mais. E, através das técnicas que o Sebrae ensinou pra gente, temos um processo rigoroso na produção e pós-colheita”, comentou a produtora. 

Foto: Gabriela Kaneto

A Fazenda São Domingos realiza um processo detalhado de rastreabilidade em cada talhão de café a partir do momento que ele é colhido, ou seja, todos os passos são registrados: o dia da colheita, o processamento, a data que entrou no lavador, o período que ficou no terreiro, em qual terreiro foi colocado, o dia que entrou e saiu do secador, o nível de umidade, qual tulha ele ficou armazenado e por quanto tempo, e por aí vai. “Se algum comprador quiser saber a história de um determinado café, está fácil”, explicou Suzana. Atualmente, a propriedade produz 3 mil sacas de café por ano. O cultivo é realizado em 86 hectares e conta com pés das variedades catuaí, catucaí, mundo novo, icatu e acaiá, plantados entre 980 e 1.200 metros de altitude. 

Como grande parte da lavoura está situada em área montanhosa, o tipo de colheita que predomina na fazenda é a manual. “Por conta do relevo, nós trabalhamos muito mais com pessoas do que com máquinas. Temos que fazer uma grande logística para implementar maquinário. Precisamos capacitar as pessoas para que se adequem às técnicas. Ainda temos dois ou três que estão desde o começo da propriedade, agora estamos com uma geração nova. Nós vamos além do empresarial e estamos muito agarrados à parte emocional”, destacou ela.

Foto: Gabriela Kaneto

Na lavoura, outro ponto de destaque é a aplicação da agricultura regenerativa. Ao andar pelos cafeeiros, é possível perceber uma vegetação proeminente nas ruas do cafezal. “O grande desafio que temos hoje na cafeicultura são as doenças. Quando você trata o solo, a planta tem alimento e uma melhor estrutura, então ela fica doente menos vezes”, contou Reginaldo Dias, que também produz café na região e nos acompanhou na visita. “Quando proporcionamos os nutrientes no alimento, diminui a necessidade de adubo químico. Então o que a planta está comendo ela manda para os frutos, e os frutos é o que vamos consumir”.

A visita também contou com a presença de Claudia Leite, especialista em ESG e sustentabilidade na Hilo Consultoria. Através de uma degustação no meio do cafezal, ela explicou sobre as diferenças sensoriais de um café commodity para um café especial e destacou a importância da agricultura familiar, da rastreabilidade e da preservação para a obtenção de um produto de qualidade.

Da esquerda para a direita: Fernando Barbosa, Suzana e os representantes do Sebrae na visita, Lucilene Pessoni e Leonardo Mól – Foto Gabriela Kaneto

“Estamos vendendo muito mais do que café, estamos vendendo a nossa vida, a nossa experiência, a nossa história, os nossos valores, aquilo que a gente acredita e que fazemos com muito amor, que é produzir café. Um café de qualidade e diferenciado”, comentou Leonardo Mól, gerente da Regional Sudoeste e Centro-Oeste do Sebrae Minas.

Para finalizar, Fernando Barbosa, presidente da Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas e cafeicultor do município de São Pedro da União, comemorou o lançamento da marca e agradeceu à todos os envolvidos no processo: “Para nós, agora, é muito importante sermos reconhecidos pela região do Sudoeste de Minas. Hoje somos a 14ª região de origem controlada. Ainda temos etapas a serem concluídas, mas já estamos no mapa. Já podemos dizer que somos da Região Marca Território Sudoeste de Minas”.

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Gabriela Kaneto

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9º Coffee Dinner & Summit debate melhorias para cafeicultura

Na última sexta-feira (26), foi realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em São Paulo (SP), o 9º Coffee Dinner & Summit. Com tema “Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG”, o evento reuniu líderes e interessados no segmento da cafeicultura em um dia recheado de palestras e conversas em busca de melhorias no setor.

O deputado Evair de Melo destacou as atenções necessárias para o sistema tributário e melhorias na comunicação. “Temos que somar esforços para o desenvolvimento do país, remunerar melhor os trabalhadores para que o Brasil possa liderar as plataformas internacionais’’, apontou. 

Na sequência, Marco Aurelio, diretor-presidente do Sicoob, realizou uma apresentação em que destacou os pontos da política monetária do Brasil e a expectativa da nova safra do café, que volta a se recuperar e um aumento no consumo. 

A palestra sobre Mercado Global de Café iniciou com a apresentação de Albert Scalla, da StoneX. Ele afirmou que precisamos promover agressivamente o consumo do café nos países consumidores, mas igualmente nos países produtores. “É importante que ele tenha o poder da escolha, acesso a várias possibilidades e que tenha uma experiência prazerosa em casa’’, explicou Albert. Já Cyrille Janet, vice-presidente da SCTA, detalhou pontos trabalhados da empresa com o café e das opções oferecidas ao consumidor. 

Bill Murray, presidente e CEO da NCA, explicou sobre pesquisas realizadas duas vezes ao ano para entenderem o comportamento do consumidor. Em 1950, 80% dos americanos bebiam café uma vez por dia. A bebida era deixada em uma cafeteira e poderia ser reaquecida na parte da tarde. Já em 2004, as pessoas bebiam o café com mais frequência, um aumento de 23% em relação a 1950. 

“O café é a primeira bebida para os americanos, eles entram no mercado de trabalho e bebem mais café, o que aumenta o consumo em nível per capita e as pessoas mais velhas buscam por inovação nessa área. É pouco provável que tenhamos mais pessoas bebendo café, não vamos conseguir converter isso. Às vezes ela não gosta, mas as que bebem aumentam o consumo, essa é a oportunidade’’, completou. 

Bill apontou que os americanos preparam predominantemente café em casa, com pouco menos de um terço consumindo a bebida fora de casa e 62% já associam o grão ao Brasil, país que fica em terceiro lugar no ranking de qualidade pela visão dos americanos, atrás da Colômbia e da Costa Rica. 

Pavel Cardoso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que completa 50 anos, destacou os programas de qualidade desenvolvidos ao longo dos anos, respeitando toda a cadeia. “Apenas 4,7 milhões de sacas separam o consumo do Brasil dos Estados Unidos, consumimos cerca de 1.350 xícaras per capita, com crescimento sazonal em maio e junho. A relação do brasileiro com café é emocional, união, reunião entre amigos e família”, pontuou. 

Para fechar, Rodrigo Mattos, analista sênior de bebidas alcoólicas, café e cannabis da Euromonitor, apresentou sobre o mercado asiático, que tem descoberto os cafés especiais em um mercado baseado no uso do solúvel. “As três tendências que podemos avaliar é a tecnologia, com aplicativos de entrega, avanços em máquinas de venda automática; portabilidade, com aumento dos drinques prontos para beber e os métodos de preparo individual como sachês de café gelado e café instantâneo especializado; e a atenção pós-pandemia, com horários de trabalho flexíveis, aumento do uso de aplicativos, preferência por experiências digitais rápidas. Além disso, é importante olhar o café como ingrediente e não só bebida final’’, explicou Rodrigo. 

A sequência do evento foi com o “Painel Associações Globais de Café” e contou com a participação de Eileen Gordon, Secretária Executiva ECF; Michael von Luehrte, Secretário geral SCTA; Bill Murray, Presidente e CEO NCA; Cyrille Janet, Vice-presidente SCTA; Marcos Matos, CEO do Cecafé; Hannelore Beerlandt, Conselheira do Café EC DG INTPA  sistemas alimentares resilientes e sustentáveis; e Vanúsia Nogueira, Diretora Executiva da OIC. O debate foi em torno da legislação europeia, que, segundo Hannelore, busca manter as florestas e os negócios sustentáveis. “O texto original diz que a legislação não é para impedir o desflorestamento, mas, sim, contribuir para sua diminuição’’.  

Vanusia Nogueira destacou que a OIC tem buscado trabalhar cada vez mais com a casa da diplomacia do setor de café especial. “Buscamos o equilíbrio entre os dois processos, trabalhando como uma força-tarefa trazendo processos com principais problemas, soluções e desafios, com o intuito de levar os países que estão longe do campo a conhecer mais a realidade e o que pode ser feito’’, explicou. 

A diretora executiva da OIC apontou que o consumidor está cada vez mais engajado e que busca conhecer sobre rastreabilidade e sustentabilidade, mas isso não é a realidade de muitos consumidores que compram o café por preço. “E aí que precisamos nos unir para explicar para essa cadeia sobre o que é o café especial’’, completou. 

Eileen Gordon pontuou a importância de acompanhar como será feita a implantação desse acordo da União Europeia e Michael Von completou dizendo que são muitos aspectos e direções até 2030. “É uma pauta muito complexa no legislativo europeu. Temos que ter regras claras de importação, os produtores precisam estar em conformidade com tudo que deverá ser entregue. Nosso papel como associação é levar para empresas e membros ferramentas para estar em conformidade com tudo isso’’, completou Michael. 

O Coffee Dinner & Summit contou, ainda, com um painel logístico de exportação de café e de sustentabilidade. Representantes do Vale da Grama apresentaram produtos da região aos participantes no estande do Sebrae, onde foram realizadas degustação e promoção dos cafés especiais da região. Segundo o gestor de Agronegócio da entidade, Junior Correia, há vários anos essa origem produtora se destaca pela produção e pela comercialização de cafés especiais, em uma área muito próspera para a cafeicultura.

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Gabriela Kaneto

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Cooxupé lança protocolo de sustentabilidade para comunidade cafeeira global

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (MG) apresentou para o mercado e consumidores de café o seu protocolo próprio de sustentabilidade chamado “Gerações”. O lançamento foi realizado pelo presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, na noite de 25 de maio, durante o fórum global Coffee Dinner & Summit, que aconteceu em São Paulo (SP)

Além de lançar o Protocolo Gerações, a Cooxupé foi homenageada pelo evento organizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em reconhecimento à liderança nas exportações de café pelo desempenho de 2022, quando a cooperativa exportou 5,6 milhões de sacas de café verde tipo arábica para 50 países.

Presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, recebe homenagem à cooperativa pelo desempenho nas exportações em 2022

Protocolo Gerações: Café para os consumidores mais exigente

De acordo com a Cooxupé, a adoção de práticas sustentáveis e a agenda ESG já fazem parte da realidade da cooperativa para garantir um futuro melhor aos mais de 18 mil cooperados e ter a qualidade e procedência do café produzido cada vez mais reconhecido diante das exigências do mercado e do consumidor.

O trabalho resultou na implantação do Protocolo Gerações, que define diretrizes e níveis para que a cooperativa e seus cooperados estejam integrados à nova realidade: de que a longevidade e a qualidade do grão estão profundamente ligadas a um sistema de produção economicamente sustentável, em harmonia com o meio ambiente e com os produtores, suas famílias e seus funcionários

Por meio do protocolo, a Cooxupé e seus cooperados vêm adotando as melhores práticas para garantir resiliência, além de aprimorar as condições de trabalho nas propriedades e, assim, produzir um café sustentável do ponto de vista social, ético e ambiental. “A maioria dos nossos cooperados representa a agricultura familiar, então nosso maior desafio é que todos integrem este programa inclusivo para serem beneficiados com maior competitividade no mercado e produzir um café que atenda o consumidor do futuro”, explica o presidente, Carlos Augusto

O protocolo inclui as diferentes realidades e variações de cada produtor, como tamanho de produção, recursos, entre outros fatores. Para garantir transparência nos processos, o Gerações traz quatro níveis diferentes de sustentabilidade. “Todos esses níveis congregam um conjunto de requisitos. Dessa forma, os cooperados são estimulados a cumprir com os compromissos mínimos de sustentabilidade (Nível 1), aumentando os comprometimentos para, assim, progredir aos demais níveis”, explica o presidente

O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com a SCS Global Service, órgão com 40 anos de experiência em certificação ambiental, de sustentabilidade e de qualidade de alimentos. “Os produtores estão conscientes e aceitando muito bem o modelo do nosso protocolo. Até porque é um programa inclusivo, transparente e muito representativo, pois tem o cooperativismo na sua essência. Porém, para fechar os demais pilares da sustentabilidade, será necessário envolvimento de todos os elos da cadeia. E, nesse sentido, estamos muito otimistas”, garante o superintendente comercial da Cooxupé, Luiz Fernando dos Reis

Outro objetivo da Cooxupé ao adotar e lançar o protocolo de sustentabilidade é a busca por preços justos e agregação de valor aos seus produtos. “Não há responsabilidade social e nem compromisso ambiental se não houver desenvolvimento econômico”, ressalta o superintendente

Para ele, a sustentabilidade e a agenda ESG são os desafios do momento e que a cooperativa deve comprovar ao mercado a qualidade do café comercializado. “A prática do cooperativismo fielmente desenvolvida na Cooxupé nos permite disponibilizar ao cooperado o suporte adequado para se adequar às diversas necessidades do mercado. Seja qual for a exigência, seremos resilientes e estaremos preparados para o futuro”, conclui Luiz Fernando.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação