Nesta sexta-feira (17/7) e sábado (18/7), a loja Japonique Suikai, em São Paulo, abre seu jardim para uma venda especial de cafés e degustação da bebida. A barista Érica Takano será responsável pelo preparo de cafés em diferentes métodos como coado na Hario V60, Aeropress, prensa francesa, além de bebidas de café com leite. Todos os cafés serão elaborados com grãos da marca Isso é Café, que também estará disponível para compra na loja, bem como alguns equipamentos de preparo. Para acompanhar a prosa e o café, a casa vai contar, ainda, com a participação da marca Amô Bolinhos, que levará seus bolinhos e pão de queijo prensado para o encontro. Os cafés filtrados serão vendidos a R$ 6 e as bebidas com leite a R$ 7. Já o pão de queijo vai custar R$ 2 cada e os bolinhos R$ 3,50 cada. ServiçoCafé na JaponiqueData: 17 de julho, das 13h às 18h; 18 de julho, das 11h às 17h Local: Japonique Suikai – Rua Girassol, 175, Vila Madalena, São Paulo (SP)
Entre os dias 15 e 18 de julho, São Paulo recebe a segunda edição do Degusta Beer & Food, feira dedicada aos amantes da cultura cervejeira. Durante o evento, o público terá a chance de conhecer e provar os cerca de 400 rótulos trazidos por importadoras e cervejarias artesanais, além de participar de palestras e debates ministrados por especialistas do ramo cervejeiro e gastronômico.
Entre as discussões, o tema “Cerveja e café: será que dá certo?” é destaque com a diretora de redação da revista Espresso, Mariana Proença, e o sommelier de cervejas, Luiz Caropreso. A conversa será realizada no dia 16 de julho, próxima quinta-feira, às 16h.
A palestra “Grandes, micros e ciganas”, com Paulo Feijão (Cervejaria Dama), Ricardo Amorim (AMBEV), José Felipe Carneiro (Wäls) e André Cancegliero (Urbana); e o fórum “Comida de Rua: Food Truck ou Food Truque?” com a participação do chef Checho Gonzales e mediação do chef Rene Aduan Jr., do Alma Rústica Gastronomia, também devem trazer novas ideias para o universo da bebida.
No encerramento do evento, dia 18 de julho, será realizada a final do Campeonato Mundial de Sommeliers de Cerveja. A competição é organizada pelo Doemens Akademie, renomado instituto alemão de formação de sommeliers de cerveja. Veja programação completa de palestras do Degusta Beer & Food no site.
Serviço Degusta Beer & Food 2015 Data: 15 e 18 de julho Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Parque do Estado, Água Funda, São Paulo Ingresso: entre R$ 25 e R$ 30 Mais informações:www.degustabeerandfood.com.br
Na próxima sexta-feira (3/7), a torrefação 4 Beans Coffee Co., de Curitiba (PR), realiza uma degustação de cafés de diferentes regiões produtoras do mundo como Panamá, Burundi, Ruanda e Quênia. A prova vai contar, ainda, com cafés brasileiros torrados pela 4 Beans.
Os participantes poderão escolher qualquer um dos cafés disponíveis e o método que desejam degustar. “Pode ser espresso, Aeropress, Hario, Clever e o que mais estiver na mão”, dizem os organizadores. A seguir, você mesmo mói e faz o seu café e se quiser levar o seu próprio grão ou método também pode.
A degustação custa R$ 20 e funcionará também como um soft opening para quem quiser conhecer a loja da torrefação, que ainda não foi aberta oficialmente.
Os cafés da marca estarão com desconto de 20% pra levar pra casa no dia da degustação.
Serviço Data: 3 de julho Horário: das 10h às 18h Local: 4 Beans Coffee Co. – Al. Augusto Stellfeld 795 loja 3 Centro (anexo à Sociedade Ucraniana) Valor: R$ 20 (pago no dia do evento, na entrada e em dinheiro) Mais informações:www.facebook.com/4BeansCoffeeCo
TEXTO Da redação • FOTO 4 Beans Coffee Co./Divulgação
A True Coffee Brasil, marca de cold brew – café extraído a frio -, começou a servir recentemente o Nitro Cold Brew em diferentes pontos de São Paulo.
A bebida é preparada com o Cold Brew clássico da marca, feito a partir de grãos orgânicos das variedades catuaí amarelo e obatã. Os grãos moídos passam por um processo de infusão em água fria por 18 horas até ficarem prontos. Em seguida, o café é colocado em um barril de chope, onde é adicionado gás nitrogênio para dar textura e gaseificação. O resultado é uma bebida cremosa, que lembra, em textura e espuma, o chope de cerveja preta.
Segundo o barista Ton Rodrigues, a versatilidade do produto permite combiná-lo com outros sabores. “Pode ser adicionada uma simples rodela de limão ou combinar elementos que resultem na preparação de drinques mais elaborados”, disse ele.
De produção independente, o Nitro Cold Brew será servido esporadicamente, sem data ou locais predefinidos. A distribuição ainda é gratuita, pois o barista quer ouvir a opinião do público para, em um futuro próximo, pensar em sua comercialização. Acompanhe a página da marca no Facebook para saber onde e quando a bebida será servida.
A barista e mestre de torra do Sofá Café (SP), Regina Machado, vai colocar os coadores na mala e levar um curso de café filtrado para as montanhas do Caparaó, na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo. O workshop será realizado no dia 11 de julho em A Cafeteria, localizada no sítio Santa Rita, em Espera Feliz.
Os participantes irão aprender a reconhecer, por meio de uma degustação guiada, as características sensoriais que definem um café especial. O curso, com duração de 5 horas, aborda também uma introdução ao universo do café, além de preparo em diferentes métodos caseiros como Hario V60, Chemex, Aeropress e French Press.
A Cafeteria, espaço dedicado ao conceito slow coffee, fica dentro de uma fazenda de café, o que pode ajudar ainda mais a ampliar o conhecimento sobre o grão, com informações que vão do campo à xícara. É possível, ainda, aproveitar a visita para curtir a natureza do Parque Nacional do Caparaó.
Serviço Curso de Preparo de Café Filtrado Data: 11 de julho Horário: 9h às 14h30 Local: Sítio Santa Rita, Serra do Caparaó – MG/ES – Espera Feliz Valor: R$ 200 Mais informações: (28) 99993-7733; contato@santaritasitio.com.br; www.facebook.com/acafeterianositio Vagas limitadas
Os baristas Ton Rodrigues e Flavia Pogliani na The Little Coffee Shop, durante as gravações do vídeo para o projeto Coe
Um vídeo na cafeteria The Little Coffee Shop, no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), mostra os baristas Ton Rodrigues e Flavia Pogliani (proprietária da loja) falando sobre sua relação com café e como começaram no universo do grão. Esse é o primeiro episódio de uma série de vídeos criados pelo projeto COE, idealizado pela publicitária Gabriela Lancellotti. Ela, que cresceu em uma família de cafeicultores em Batatais, interior de São Paulo, sempre teve uma relação muito próxima com o grão. Quando se mudou para a capital, começou a frequentar muitas cafeterias e a se interessar ainda mais pelo assunto. Fez cursos e sempre falava muito sobre o tema com amigos, até que decidiu investir na paixão para mostrar para as pessoas como o café está, naturalmente, inserido na cultura do brasileiro. “Eu vejo as pessoas tomando café a todo o momento e percebo que ninguém pensa sobre isso. Ninguém fala sobre o que está tomando ou pensa em como está bebendo aquela bebida. E eu queria despertar essas discussões, mas de uma maneira simples, como o café sempre foi pra mim”, conta. Gabriela conta que investiu em um equipamento de vídeo (câmera e microfone) e está colhendo imagens e depoimentos em cafeterias e fazendas. “Eu quero mostrar que o café é uma coisa natural para o brasileiro, que está no nosso dia a dia, que você não precisa ser um expert ou fazer cursos, não precisa ser ‘gourmet’ para prestar a atenção no café que está tomando”, diz.
Gabriela Lancellotti, idealizadora do projeto Coe
A ideia, segundo a Gabriela, é abordar diversos temas, desde a produção do grão no campo até o consumo na cafeteria, métodos
de preparo e baristas. “O COE é um projeto de conteúdo sobre café. Estou produzindo bastante material em vídeo e divulgando também o trabalho no Instagram e no Facebook. O que eu quero é atingir todos os níveis, quero que as pessoas pensem mais sobre isso e que isso acenda uma luzinha”, explica ela, que conta também com a ajuda de amigos e parentes para realizar o projeto. Em breve, mais um episódio será publicado com a barista Flavia Pogliani e outros vídeos estão sendo produzidos com os baristas Flávio Seixlack e Rodolfo Herrera, da cafeteria Beluga.
Neste 13 de junho, sábado, Belo Horizonte sedia mais uma edição da Feira Aproxima, patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pelo Projeto Origem Minas. O Aproxima tem como objetivo valorizar a gastronomia da região, a feira de rua, e será realizado no Via Shopping Barreiro, em Belo Horizonte. Nesta edição o Aproxima contará com 8 barraquinhas que mantêm ligação direta com produtos de origem mineira, sendo 7 voltadas ao Projeto Origem Minas, iniciativa do SEBRAE e do Sistema FAEMG (representante de produtores rurais do Estado), e 1 para representar a Semana Internacional do Café (SIC) – encontro entre cafeicultores, profissionais do setor e apreciadores no intuito de promover o café de qualidade e desenvolver o mercado brasileiro nacional e internacional. A SIC será realizada de 24 a 26 de setembro deste ano em Belo Horizonte. Dentre os convidados neste sábado no Aproxima estão Café das Amoras, grãos do Sul de Minas; Doce da Roça, produtor de doces típicos; Colorado Minas, Backer e Kud Bier, fabricantes de cervejas artesanais; Pastree Alimentos, com opções de molhos à base de tomate. Haverá também coxinha, doce de leite, cachorro-quente mineiro e comidinhas tradicionais e representativas da região. O destaque da Semana Internacional do Café será o serviço de cafés de regiões brasileiras e a divulgação do maior encontro de café do Brasil para o público, que poderá ter experiências sensoriais e aromáticas ao provar os cafés preparados. Na barraca da SIC o serviço de café será feito em parceria com a Liga dos Baristas – coletivo mineiro de profissionais que preparam o café com conhecimento de causa. Os baristas servem o cliente, explicam sobre os métodos, sabem tudo sobre o grão e são especialistas no que fazem. Será possível encontrar grãos do Cerrado Mineiro (MG), Chapada do Norte (BA), Mantiqueira de Minas (MG), Matas de Minas (MG) e Sul de Minas (MG), extraídos nos métodos aeropress, french press, hario V60, chemex, globinho (sifão) e gino. A feira também conta com o evento paralelo Circuito Aproxima onde 70 restaurantes disputam um prato elaborado com pelo menos 1 ingrediente local. Estes serão servidos nos próprios estabelecimentos durante o período de 1 mês. ServiçoFeirinha AproximaData: 13/6, sábado Local: estacionamento do ViaShopping – Av. Afonso Vaz de Melo, 640 – Barreiro, Belo Horizonte – MG Horário: 10h às 17h Custo: Gratuito Mais informações: projetoaproxima.com.br
Não faz muito tempo que o cold brew chegou para alegrar nossas vidas. OK, nem todo mundo é fã da bebida, mas aí está ela gerando uma onda após a outra – foi também capa da Espresso na edição #45 – como o cold brew nitrogenado e, agora, com a mais recente combinação: cold brew com água tônica. A simples mistura do preparo de café a frio (concentrado) com a bebida frisante e umas pedras de gelo anda chamando a atenção em cafeterias dos Estados Unidos e até de revistas como a gastronômica Bon Appetit, que diz “que o sabor vivo e forte, com certo amargor, da água tônica é o complemento perfeito para um café ácido”. A Stumptown, marca que ajudou a propagar a tendência do cold brew pelo mundo, vai além e adiciona cerejas marasquino à combinação. Outros utilizam romã, ramos de alecrim ou suco de limão. Segundo a Bon Appetit, a moda dos cafés com tônica chegou aos EUA no começo de 2014, quando cafeterias americanas, inspiradas por uma bebida de assinatura do coffee bar e torrefação Koppi, de Helsingborg, na Suécia, incluíram o drinque no menu. Neste caso, a Saint Frank Coffee, de São Francisco, que criou a sua própria versão da bebida, a que chamou de Kaffe Tonic, misturando tônica servida sobre gelo e depois um shot de espresso. A partir daí foi um hit só e diversas cafeterias adotaram a novidade, reformulando ao seu gosto. Agora que o verão está chegando no Hemisfério Norte, o drinque está se espalhando como água e os bebedores de café comemoram mais uma novidade para se refrescar, sem abrir mão do grão. Algumas dicas da Bon Appetit, no entanto, merecem ser levadas em consideração, como escolher cafés mais frutados e pensar na proporção de cada bebida na combinação. Por aqui, com o frio se aproximando, é possível que o drinque demore um pouquinho a pegar. Mas com uma porção de gin na combinação para esquentar até que a brincadeira pode ficar mais interessante. Aguardamos ansiosos…
TEXTO Da redação • FOTO Daniel Ozana, Studio Oz/Café Editora
No próximo domingo (24/5), Dia Nacional do Café, o Café Cristina, em Brasília, irá oferecer a todos os apreciadores de cafés especiais, o microlote vencedor do Cup of Excellence Late Harvest 2014. Com nota de 95,18 o café foi produzido pelo cafeicultor Sebastião Afonso da Silva, no sítio Baixadão, em Cristina (MG), e apresentou sabores exóticos que surpreenderam os juízes.
Serão servidas até 300 doses entre café filtrado e espresso. O evento, que acontece das 11h às 15h, contará com uma sessão de jazz e músicas brasileiras, além da presença de todos os baristas do Café Cristina e do produtor Sebastião Afonso.
Serviço
Dia Nacional do Café no Café Cristina Local: CLN 202 Norte – Bloco A, Loja 45 – Brasília – Distrito Federal Data: 24 de maio (domingo) Horário: de 11h às 15h Telefone: (61) 3328-4881 Mais informações:www.facebook.com/CafeCristina
Entre os dias 6 e 7 de junho, a Fazenda Cachoeira e o produtor rural Gil Medeiros promovem um curso teórico e prático para a confecção de queijos artesanais. Na oficina, serão apresentados modos de higienização de utensílios, além de informações sobre o asseio do queijeiro para evitar contaminações, os métodos caseiros para testar a qualidade do leite, a fabricação de queijos e o reaproveitamento dos subprodutos. A aula será ministrada na própria fazenda, produtora de cafés especiais orgânicos, localizada em Santo Antonio do Amparo, Minas Gerais, a 2 horas de Belo Horizonte e 4h30 de São Paulo, na Rodovia 381.
Os participantes poderão aprender sobre o preparo do queijo minas frescal (mineiro), do queijo meia cura, da muçarela nozinho, da muçarela cabacinha, da muçarela trança, da manteiga de soro, do iogurte natural, da ricota e do petit suisse caseiro.
Além das aulas teóricas e práticas, o programa disponibilizará 1 hora por dia para o passeio livre pela lavoura de cafés. Confira abaixo a programação completa do evento.
6/6– Sábado
– Aula prática: higienização, massa de muçarela, iogurte caseiro e salmoura, introdução ao queijo meia-cura.
– Almoço – Livre (passeio pela lavoura de cafés)
– Filagem e modelagem das muçarelas e degustação
7/6– Domingo
-Queijo Fresco, meia cura, manteiga de soro, soro fermento e petit suisse
– Almoço e tempo livre para curtir a fazenda
Serviço
Workshop de Queijos Artesanais: oficina de queijos com tecnologia adaptada para produção caseira Data: 6 e 7 de junho Local: Fazenda Cachoeira – Rodovia 381 – Santo Antonio do Amparo (MG) Custo: R$ 450 Mais informações:www.cachoeiracoffees.com.br