Cafezal

Aliança Internacional das Mulheres do Café realiza evento online nesta quinta-feira (27)

Nesta quinta-feira (27), às 18h, a Aliança Internacional das Mulheres Café (IWCA) realizará um evento online com o tema Abertura do Subcapítulo IWCA Sul de Minas. Após anos de movimentação, a região será oficializada como um Subcapítulo da Aliança, ao lado do Norte Pioneiro do Paraná, Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Chapada Diamantina, Mantiqueira de Minas, Campo das Vertentes, Espírito Santo e Rondônia.

Irão participar do encontro Cintia de Matos, Presidente da IWCA Brasil, e as produtoras da região: Dona Zezinha, da Fazenda dos Tachos, e Dona Daisy Costas e Lívia Pereira Costas, da Cooperativa Costas 5588. A moderação será de Mariana Proença, diretora de conteúdo da Revista Espresso e do CaféPoint. Para se inscrever, clique aqui.

A Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil) é um capítulo da IWCA (International Women’s Coffee Alliance, em inglês), organização sem fins lucrativos criada em 2003 a partir do encontro de mulheres da indústria de café dos Estados Unidos com produtoras de café na Nicarágua.

Dentro do capítulo, que neste caso é o Brasil, existem os subcapítulos que envolvem regiões produtoras do País. As mulheres participantes de cada local devem se reunir pelo menos duas vezes ao ano, quando são apresentadas informações sobre o volume de café comercializado com o uso do selo da IWCA Brasil pelas participantes do respectivo subcapítulo. São enviados dois relatórios anuais: um em abril, com o resumo da safra anterior, e outro até novembro, com os dados da safra atual.

Além disso, a IWCA aponta que a produtora deve participar ativamente do subcapítulo de sua região, contribuindo para seu desenvolvimento constante.

Sul de Minas

É uma região com cafés premiados dentro e fora do País, em razão de uma série de condições: clima (entre 18 e 20 graus) e relevo favoráveis (até 1.400 metros de altitude), aliados a uma produção artesanal do café. Além disso, vários fatores contribuem para o sucesso da cafeicultura, como investimentos em pesquisa, infraestrutura e dedicação em todas as etapas da produção. A bebida produzida no Sul de Minas é conhecida por ser encorpada, frutada e ácida.

TEXTO Redação • FOTO Lucas Albin/Agência Ophelia

Deixe seu comentário