Café & Preparos

5 mitos e verdades sobre o café

Muitos falam da cachaça como a bebida mais marcante do país, mas a verdade é que o café é a bebida mais consumida pelas famílias brasileiras — e esse caso de amor até se mistura à própria história de desenvolvimento nacional.

Presente na maioria das rotinas dos brasileiros, nas manhãs, após o almoço, no lanchinho da tarde e até madrugadas (para quem precisa ficar acordado), o café é nosso chamego, embora às vezes tentem fazer passá-lo como vilão. Um café de qualidade pode mudar nosso dia. Aqui elencaremos alguns mitos e verdades sobre a bebida mais consumida no Brasil.

1- Café ajuda a emagrecer

Verdade. Mas vamos com calma. O café passa longe de medicamentos ou suplementos que prometem emagrecimento, mas, por ser termogênico, aumenta a velocidade em que as reações metabólicas do organismo ocorrem. Alimentos como o café, chá verde, pimenta vermelha, mostarda e couve ajudam o emagrecimento por acelerarem o metabolismo, mas não são determinantes na hora de emagrecer.

2- Café dá dor de cabeça

Mito. Porém, é preciso esclarecer algumas situações em que o café pode desencadear dor de cabeça em pessoas com enxaqueca ou ansiedade intensa. O café age como estimulante do sistema nervoso. Embora tenha efeitos vasodilatadores no corpo, no cérebro ele age como vasoconstritor. E, embora em algumas pessoas a vasoconstrição cerebral possa diminuir dores de cabeça, em pessoas pré-dispostas (que possuem enxaqueca, por exemplo) o excesso de café pode, sim, desencadear cefaleia.

Como diria o ditado: a diferença entre o remédio e veneno é a dose. Caso tenha enxaqueca, ansiedade ou síndrome do pânico, converse com seu médico sobre a quantidade de café segura para você.

3- Café gera ansiedade

Mito. O café não gera ansiedade, mas a cafeína em excesso pode gerar taquicardia (um sintoma comum da ansiedade). A ansiedade é um estado natural de sobreaviso, mas que pode se tornar um quadro clínico de distúrbio psicológico e se manifestar de forma psicossomática.

A taquicardia é um dos sintomas comuns entre as pessoas que têm ansiedade, mas o café não está ligado a isso. O que pode acontecer, sim, é uma taquicardia gerada pelo consumo excessivo de cafeína, mas as chances de que isso aconteça por tomar café são mínimas — para não falar inexistentes. Vamos explicar.

A OMS recomenda no máximo 400mg de cafeína por dia, sendo que uma xícara de café (coado) de 200ml tem entre 80g e 100mg de cafeína apenas. Considerando a meia-vida da cafeína no corpo de 5-6 horas, seria necessário tomar aproximadamente meio litro de café puro e forte em um curto intervalo de tempo para que o limite fosse alcançado. Sua xícara de café pela manhã ou o expresso após o almoço não são capazes de desencadear uma taquicardia.

4- Café ajuda a curar ressaca

Verdade. Se um dia você acordar de ressaca e uma pessoa oferecer uma xícara de café puro, aceite. Não é mera tradição popular sem fundamento. Como falamos, o café possui efeito vasoconstritor nos vasos sanguíneos cerebrais e isso pode auxiliar a diminuir a dor de cabeça. Vale lembrar que a ressaca é também sintoma de desidratação, mas o café possui propriedades diuréticas. Combine o café preto com muita água e sua ressaca diminuirá sensivelmente.

5- Café envelhece

Mito. Pelo contrário: o café possui substâncias antioxidantes que combatem radicais livres, os quais, ao reagirem com outras células, promovem sua degradação. A maneira saudável de combater envelhecimento é aumentando a quantidade de alimentos e bebidas antioxidantes. Não à toa, o café se tornou, inclusive, um grão muito utilizado na indústria da beleza, presente em produtos cosméticos antienvelhecimento, especialmente para a região das olheiras.

FOTO Matt Hoffman

Deixe seu comentário