Cafezal

2º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica está com inscrições abertas

A Região Vulcânica abre inscrições para cafeicultoras e mulheres interessadas em participar do 2º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica, que será realizado no dia 8 de março, na Fazenda Santa Maria, em Águas da Prata (SP).

O evento é uma correalização da Prefeitura Municipal de Águas da Prata, Sebrae, Faesp/Senar, Sindicato Rural de São João da Boa Vista, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal do Sudoeste de Minas, Emater-MG, Fazenda Santa Maria e Região Vulcânica.

A expectativa é de que o encontro reúna 200 mulheres cafeicultoras da região para apresentar conteúdo técnico, experiências de sucesso e oportunidades de network entre as mulheres da Região Vulcânica, de outras regiões e convidadas. Conteúdos como palestras, workshops, dinâmicas e painéis serão destaque no evento, conforme programação abaixo:

Programação – 8 de março

8h – Café de Boas-vindas

8h30 – Abertura Oficial com a Prefeita Municipal de Águas da Prata – Regina Helena Janizelo Moraes, Representantes do Sebrae e o Presidente da Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica – Marco Antonio Lobo Sanches.

9h – Palestra “Quando o Coletivo Impulsiona Vidas” – Profª Danielle Baliza – IF SUDOESTE DE MINAS

9h45 – Palestra Sebrae Delas – Carmen Souza – Sebrae Nacional

10h15 – Palestra “Mulheres e Coletivos no Mercado de Cafés Especiais” – Giuliana Bastos – Jornalista

10h45 – Painel “Mulheres da Região Vulcânica” (Daniela Abreu, Tuca Dias, Ilma Franco, Edna e Daniela Bertolin – Café Bêbado). Mediadora Julia Viana

11h45 – Almoço

13h – Workshops de Métodos de Preparo de Café – Mariana Nakagawa
– Workshops de Drinks a base de café – Elisangela Paiva
– Workshops de Barista – Silvana Melo
– Workshops de Fermentação de Café – Bourbon Specilaty Coffees

14h – Palestra

14h30 – Palestra “Mulheres e a Força do Cooperativismo”

15h – Painel “Mulheres da Região Vulcânica” (Mantissa, Agripoços, Assofé, Vale da Grama, ASSPROCAFÉ). Mediadora Vânia Marques

16h – Palestra “Semeadoras do Agro” – Juliana Farah – FAESP/SENAR SP

16h30 – Painel “Mulheres de Água da Prata” (Gizela Junqueira, Márcia Sindicato, Eliana). Mediadora Roberta Bazilli

17h15 – Encerramento

Todo o evento será conduzido por Natália Camoleze, jornalista com atuação na Café Editora.

Como participar?

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link. As vagas são limitadas! Dúvidas pelo e-mail contato@regiaovulcanica.org.br ou pelo telefone (35) 99819-6519.

Sobre a Região Vulcânica

A região é composta pelos municípios de Águas da Prata, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caconde, Caldas, Campestre, Divinolândia, Ibitiúra de Minas, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama. Atualmente conta com aproximadamente 800 produtores associados, além de exportadoras, torrefações e cafeterias.

Águas da Prata

Localizada a 238 km da capital paulista, Águas da Prata está na encosta da caldeira vulcânica e é um município que se destaca pela beleza natural e qualidade de suas águas, sendo radioativas, alcalinas e bicarbonatadas. A cidade possui 10 fontes: Fonte do Padre, Fonte da Pedra do Boi, Fonte da Juventude, Fonte Vitória, Fonte Vilela, Fonte Platina, Fonte do Paiol, Fontanário Prata, Fonte Nova e Fonte da Garganta, todas com propriedades medicinais.

Além das tradicionais águas, o município se destaca também pela produção de cafés especiais, sendo a Fazenda Santa Maria uma das referências do município.

A Fazenda Santa Maria

Está localizada em Águas da Prata (SP), próximo à divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. A matriarca da família, Clineida Junqueira, vive na fazenda desde os 2 anos de idade e acompanhou toda a história da produção cafeeira por lá, que tem mais de 70 anos, e hoje conduz e acompanha de perto o cultivo de café na fazenda.

Sua filha, Gisela Junqueira, em parceria com Angela Bonfante, se uniram para reformar a antiga tulha de café (onde montaram uma cafeteria) e construir, ali ao lado, um orquidário (na verdade um Vandário, pois o foco é em um tipo de orquídea chamado Vanda). O “Vandário Santa Maria” é lindo, encantador – tanto a paisagem, como a construção e cada detalhe mantido do original. No local são vendidas as flores, além dos cafés produzidos na fazenda e outros produtos locais / regionais de muita qualidade (queijo, doces, mel, bebidas etc).

TEXTO Redação • FOTO Agência Ophelia

Deixe seu comentário