Receitas

Minibomba de chocolate

Por Vera Helena Mirandez, da padaria Dona Deôla

INGREDIENTES
Massa
de xícara de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina
4 colheres (sopa) de água
2 ovos

Creme baunilha de chocolate
de xícara de leite integral
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 gema
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de chocolate em pó

Cobertura de chocolate
1 xícara de açúcar
4 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de creme de leite
½ xícara de chocolate meio amargo picado

UTENSÍLIOS NECESSÁRIOS
Batedeira
Saco de confeiteiro

PREPARO
Massa
Leve ao fogo a água com a margarina. Quando a margarina derreter, acrescente a farinha de trigo. Misture rapidamente sem parar até obter uma massa homogênea. Ainda quente, leve essa mistura a uma batedeira e bata na velocidade 1. Acrescente os ovos aos poucos. Coloque essa massa em um saco de confeiteiro e disponha na assadeira no formato de bastão. Leve para assar em forno preaquecido a 180 ºC por aproximadamente 30 minutos. Reserve.

Creme baunilha de chocolate
Leve ao fogo baixo o leite e o açúcar. Em um bowl, misture a gema e o amido de milho. Sem parar de mexer, junte o leite fervido aos poucos, no bowl, para a gema não talhar. Depois, retorne todos os ingredientes à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme homogêneo. Reserve. Acrescente o chocolate em pó, misture e reserve.

Cobertura de chocolate
Leve ao fogo baixo o açúcar e a água, e misture até obter o ponto de caramelo. Retire do fogo e acrescente o creme de leite e o chocolate meio amargo. Misture até que fique uma cobertura brilhante e reserve.

Montagem
Abra a massa da bomba ao meio para que possa ser recheada. Recheie com o creme baunilha de chocolate e decore com a cobertura de chocolate.

RENDE: 10 unidades de 40 g cada uma

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

FOTO Daniel Ozana / Studio Oz • RECEITA Vera Helena Mirandez, da padaria Dona Deôla

Deixe seu comentário