Você beberia um café no balde?
Cafeterias dos Estados Unidos entram na onda da tendência que nasceu no TikTok
Por Letícia Souza
Aqui no Brasil, muitos profissionais e entusiastas do café usam a expressão “beber de balde” para elogiar a qualidade de um café. Isso significa que foi bem extraída, abraça as papilas gustativas e dá vontade de consumir mais – como em um balde, em largas quantidades.
Nos últimos meses, pipocou no TikTok uma trend que fez jus a essa fala: café gelado servido em enormes baldes de plástico. A ideia pode parecer um tanto absurda, é claro, mas filas se formaram em cafeterias de diversas cidades dos Estados Unidos. Estabelecimentos na Califórnia, Missouri, Oklahoma e Connecticut passaram a servir cafés de tamanho XXL.
No Brasil, no entanto, não é costume ter bebidas tão grandes assim, e isso causa até estranhamento em quem vê de maneira desavisada. Para entender mais sobre essa trend, conversamos com Alaina Roberto, proprietária da Last Drop, cafeteria na cidade de Monroe, em Connecticut (EUA), um dos primeiros lugares a se popularizar no TikTok com a trend.
“Vi um TikTok de alguém em outro estado servindo baldes de café e achei legal a ideia, então resolvi testar com os clientes”, escreve a empresária. “Postei uma foto para divulgar e, no dia seguinte, tivemos uma enxurrada de gente querendo experimentar. Tivemos clientes que dirigiram por duas horas só para vir buscar um balde”, conta à Espresso.
Sobre a receita, Alaina comenta que varia para os diferentes tamanhos de balde. “No começo, divulgamos apenas como café gelado, mas logo passamos a preparar também todos os nossos lattes especiais no balde, e eles têm feito ainda mais sucesso do que o café comum”.
Ela acredita que o movimento ganhou proporções por ser “diferentão e instagramável”. “As pessoas amam uma nova tendência e, mais ainda, adoram tirar fotos. Todo mundo ama café, então poder dizer que tomou em um ‘balde’ é uma das partes favoritas da experiência”.
A receita servida na Last Drop usa de 700 a 800 ml de leite vaporizado com 120 ml de espresso, e é vendida por $ 10.






Deixe seu comentário