Barista

Vice-campeões de Brewers e Cup Tasters representam o Brasil nos Mundiais de Barismo 2021

Após um longo período de eventos adiados, os Campeonatos Mundiais de Barismo estão marcados para acontecer entre os dias 23 a 26 deste mês, durante a HostMilano, na cidade de Milão, na Itália. Na ocasião, serão realizadas as competições de Barista, Brewers e Cup Tasters, e o Brasil já enviou os seus representantes.

Por conta da pandemia, houve algumas mudanças na programação. Apenas o atual campeão brasileiro de Barista, Boram Um, representará o País na competição internacional. Os campeões nacionais de Brewers e Cup Tasters, Julia Fortini e Phelippe Nascimento, respectivamente, conseguiram a autorização para postergar o título e, então, competir nos Mundiais de 2022, que serão realizados em Melbourne (Barista e Brewers) e em Varsóvia (Latte Art, Coffee in Good Spirits e Cup Tasters). Clique aqui e leia mais sobre a decisão.

Atualmente, a Itália não está recebendo pessoas vindas diretamente do Brasil, ou seja, os competidores deste ano teriam que realizar uma quarentena em algum outro país que esteja com passagem liberada, para, então, entrarem na Itália.

Boram Um, atual campeão brasileiro de Barista

Para que o Brasil não fique sem representantes nas duas categorias em 2021, a World Coffee Events (WCE), organizadora do evento, deu a opção à Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) para que o País enviasse outros competidores. Com isso, Garam Um, segundo lugar em Brewers, e Edimilson Generoso, vice-campeão no Cup Tasters, embarcaram rumo ao Mundial.

“A organização entrou em contato comigo dizendo que poderíamos estar mandando outras pessoas para competir este ano. Então, nosso raciocínio foi convidar os vice-campeões, Garam e Edimilson, e ver se eles teriam condições de ir. O Garam conseguiu viabilizar a ida dele junto com o Boram, ficando de quarentena em Portugal, enquanto que o Edimilson conseguiu um potencial cliente em Dubai que o convidou para ir para lá”, conta Vanusia Nogueira, diretora-executiva da BSCA.

Julia Fortini, atual campeã brasileira de Brewers; Garam Um, vice-campeão; e Luis Felipe Xavier, em terceiro lugar

Competindo pela primeira vez em uma disputa internacional, Garam está confiante e acredita que sua participação impactará positivamente em sua carreira. “A notícia foi repentina, mas fiquei muito feliz em poder competir mesmo com o curto prazo para treinamento. Acredito que será uma ótima experiência que, com certeza, será construtiva para as próximas competições”, explica. Ele relata que não estava treinando para as competições, mas passou a se dedicar logo após a solicitação, há cerca de um mês.

Phelippe Nascimento, atual campeão brasileiro de Cup Tasters; Edimilson Generoso, vice-campeão; e Matheus Tinoco, em terceiro lugar

Já o veterano Edimilson conta com a sua experiência em campeonatos para obter bons resultados desta vez. “Estou fazendo quarentena em Dubai e aproveitando para treinar. A expectativa está ótima, vamos para cima!”, comenta. Ele, que já disputou outros quatro Mundiais, achou melhor concentrar o seu treino apenas nos dias que antecedem a competição.

Essa opção de alteração de representantes nos Mundiais já existia antes da pandemia. De acordo com o juiz Danilo Lodi, em 2019 alguns competidores já haviam optado por essa alternativa. “A regra foi criada caso o competidor tenha algum problema com visto, problema de saúde ou um imprevisto que o faça perder a viagem”, explica. Danilo está em Portugal treinando os baristas Boram e Garam.

Por conta da pandemia de Covid-19, a equipe Espresso não estará cobrindo presencialmente os Mundiais de Barismo, porém todas as informações serão dadas aqui no site e nas nossas redes sociais.

As competições

No campeonato de Barista, os competidores precisam apresentar aos juízes, em 15 minutos, quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro drinques de assinatura. A sequência deve ser de um tema escolhido pelo próprio participante.

A competição de Brewers avalia a extração do café. Os baristas possuem 10 minutos para preparar e apresentar aos juízes três cafés preparados no mesmo método filtrado e com a mesma proporção.

Já o Cup Tasters avalia a prova de cafés. Os provadores fazem cuppings das três amostras em cada sequência e distinguem qual é o café diferente em cada um dos grupos. Ganha quem obtiver mais acertos em um menor tempo.

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO NITRO

Deixe seu comentário