Receitas

Bolo castella ou kasutera

O bolo tipo esponja leva só quatro ingredientes, mas tem um modo de fazer especial e delicado. Quem conta sua história é o confeiteiro Guilherme Kiyoshi, da Kanto Gastronomia Singular, que herdou a receita de sua obaachan (avó), Ritsu Ozeki, que aprendeu a fazê-lo na década de 1930, antes de imigrar para o Brasil. “O bolo castella ou kasutera é um dos mais populares do Japão e sua origem está ligada à chegada dos mercadores portugueses no século XVI à região de Nagasaki, onde até hoje a presença do doce é mais marcante”.

Ingredientes

Massa
– 6 ovos grandes (em temperatura ambiente)
– 200 g de açúcar
– 200 g de farinha de trigo peneirada duas vezes
– 80 ml de mel de jataí
– 2 e ½ colheres (sopa) de água morna

Cobertura
– 1 colher (sopa) de mel de mandaçaia
– ½ colher (sopa) de água morna 

Preparo

Forre duas formas de bolo inglês com papel-manteiga recortado no tamanho certo de cada uma e preaqueça o forno a 160 °C. Dilua o mel de jataí na água morna e reserve. Na batedeira, coloque os ovos e bata em velocidade alta até que eles estejam bem integrados. Adicione o açúcar e bata, ainda em velocidade alta, por 5 minutos. O volume deve triplicar ou quadruplicar, a cor deve ser um amarelo pálido e a textura deve estar em ponto de fita. Adicione a mistura do mel à de ovos e bata em velocidade baixa por 30 segundos. Divida a farinha em três partes e adicione com a batedeira em velocidade baixa, batendo no máximo 1 minuto a cada leva de farinha. Divida a massa entre as assadeiras até preencher ¾ da forma. Com um hashi, faça um movimento de 8 na massa para retirar possíveis bolhas, e, em seguida, dê duas batidinhas com a forma na mesa para alinhar a massa. Asse por 40 minutos.

Misture o mel de mandaçaia com a água morna da cobertura e umedeça a superfície do bolo ainda quente. Retire com cuidado o papel manteiga e embrulhe o bolo em plástico filme. (é importante vedar bem o bolo). Guarde-o em uma forma num lugar seco e arejado por 24 horas. No dia seguinte, retire o filme plástico, coloque o bolo sobre uma tábua besuntada com mel e corte-o em pedaços de cerca de 2 dedos.

Rende 2 formas de bolo inglês

FOTO Daniel Ozana/Studio Oz • RECEITA Guilherme Kiyoshi, da Kanto Gastronomia Singular

Deixe seu comentário