Barista

Projeto forma na profissão barista jovens em situação de vulnerabilidade social

Com o objetivo de apoiar a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, a Da Vinci Gourmet, marca da multinacional de nutrição sustentável Kerry, realiza o projeto Gerando Baristas. A proposta é oferecer formação básica de barista para jovens, em sua maioria negros e moradores de favelas, e permitir que tenham experiências com todos os elos da cadeia, da colheita à xícara.

O curso oferece aulas teóricas e práticas diárias com especialistas renomados do setor, como Thiago dos Santos (Nêgo), mixologista da Kerry. A última edição foi realizada em parceria com a ONG Gerando Falcões. Na próxima, que já está sendo preparada, a ideia é que o número de vagas seja ampliado e conte com mais parceiros com foco na empregabilidade.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, realizada em 2022 e divulgada neste ano, mostram que o acesso a vagas ainda é desigual entre diferentes grupos da população. Das 49 milhões de pessoas de 15 a 29 anos, 20% estavam na situação “nem-nem” — nem estudavam, nem trabalhavam, em 2022. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking da “geração nem-nem” e há alta desistência dos estudos entre mulheres que são mães, mais jovens e com baixa escolaridade.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário