Cafezal

Produção cafeeira da Serra da Mantiqueira é tema de live do Senac

Conhecida por suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas, a região da Serra da Mantiqueira abriga inúmeros produtores locais de diferentes segmentos. Com o objetivo de mapear esses produtores e proporcionar aos alunos do curso de gastronomia o conhecimento de ingredientes e seus processos de produção, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão criou o projeto Saberes da Mantiqueira, que visa a realização de roteiros gastronômicos por cidades da região.

Neste período de pandemia, o projeto ganhou uma versão on-line intitulado Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira, com lives mensais no qual o público poderá conhecer a sazonalidade do território culinário da região por meio de suas safras.

No dia 23 de junho, às 20h, acontece a live “Café da Mantiqueira: uma denominação de origem”, com a participação de Daniel Sales e Breno Kci Guelssi, professores do curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, e Irys Lopes, gerente administrativa do Sítio São Sebastião.

No encontro virtual os participantes conhecerão a safra do café na Mantiqueira por meio do Sítio São Sebastião, localizado em Cachoeira de Minas (MG). Além disso, serão apresentados detalhes da produção do café, sua versatilidade gastronômica e o conceito de indicação geográfica.

O encontro virtual será transmitido gratuitamente, on-line e ao vivo, no canal no YouTube do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

Sobre o Saberes da Mantiqueira

O projeto amplia o conhecimento sobre a origem e a produção dos alimentos da região, incentiva a reflexão sobre a qualidade dos alimentos consumidos e estimula os alunos da graduação Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão a compreenderem a importância dos produtos e dos produtores locais e o valor agregado aos itens artesanais.

Cada expedição leva os alunos a diferentes produtores locais, que são escolhidos por se encaixarem em quatro parâmetros: produção orgânica, relevância culinária, identidade local e preocupação com o meio ambiente. Em cada visita, os estudantes fazem a degustação e a verificação dos processos produtivos de cada produtor.

Serviço
Live “Café da Mantiqueira: uma denominação de origem”
Data: 23 de junho
Horário: 20h
Transmissão: www.youtube.com/SenacCamposdoJordao
Mais informações: https://www.sp.senac.br/camposdojordao

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Deixe seu comentário