Barista

Primeira barista vence o mundial

Em 2000 um grupo de amantes do café criou o Campeonato Mundial de Barista para incentivar o trabalho desses profissionais. Em Montercarlo, comuna na Itália perto da Toscana, foi realizada a primeira competição com doze participantes. Anualmente o evento ocorre em diferentes países pelo mundo. Já foram campeões Noruega, Dinamarca, Austrália, Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos, El Salvador, Guatemala, Japão e Taiwan.

Dentre os vencedores nunca uma mulher havia ganhado. E chegou a hora! Em Amsterdã, na Holanda, a grande vencedora foi Agnieszka Rojewska, uma barista independente, representando a Polônia. Além do feito de ser a primeira a vencer em 18 anos de competições, Aga, como é conhecida, tem sido uma grande vencedora nos últimos anos. É a atual campeã do nacional de Latte Art pelo seu país (já venceu quatro vezes), campeã do Coffee Masters em Londres, em 2018, e terceiro lugar no mundial de Latte Art, em 2017.

Aga é uma competidora e tanto. Trabalha com café há mais de dez anos, já teve sua cafeteria, mas hoje se dedica a dar treinamentos na cidade de Poznan. Para o mundial treinou muito e teve o apoio de ninguém menos que Sasa Sestic, da Ona Coffee. Com o café da Etiópia e uma apresentação muito minimalista, com poucos objetos na mesa dos juízes, Aga veio com a temática da surpresa e foi desvendando os sabores com o uso das cores e bolas para representar o que estava servindo.

Veja a apresentação completa no link 

 

O barista brasileiro Thiago Sabino, representando a cafeteria IL Barista, de São Paulo, fez a sua melhor apresentação da carreira. Muito calmo e seguro, Thiago veio com a temática da brasilidade trazendo uma variedade de café desenvolvida no País pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a obatã. O drinque de assinatura foi guaraná artesanal com espresso e gelo. Thiago conquistou a 34ª posição entre 55 países.

Trajetória de Agnieszka
2018 Polish Barista Champion
2018 Polish Latte Art Champion
2018 London Coffee Masters – Winner
2017 New York Coffee Masters – Runner-up
2017 World Latte Art Championship – 3rd Place
2017 Polish Brewers Cup – Runner-up
2017 Polish Latte Art Champion
2016 World Latte Art Battle, Seoul – Best Performance Award
2016 Polish Barista of the Year
2016 World Latte Art Championship – 5th Place
2016 Polish Barista Champion
2016 Dublin World Barista Championship – 34th Place, Round One
2015 Seattle World Barista Championship – 34th Place, Round One
2016 Polish Latte Art Champion
2015 Milano Latte Art Challenge
2015 Polish Barista Champion
2014 Polish Barista Championship – Runner-up
2014 World Latte Art Championship – 17th Place, Round One
2014 Polish Latte Art Champion

TEXTO Mariana Proença • FOTO Café Editora

Deixe seu comentário