Cafezal

Plataforma Global do Café realiza revisão sobre código de sustentabilidade do café

A Plataforma Global de Café (GCP, na sigla em inglês) realiza um processo de consulta pública internacional, até o dia 30 de abril, para revisar e aprimorar as medidas de sustentabilidade no setor cafeeiro. “Podemos empreender coletivamente uma forte ação para apoiar um futuro mais sustentável e resiliente para os agricultores e o setor em geral”, explicou Gelkha Buitrago, Diretor de Programas e Parcerias Corporativas da GCP, que está liderando a revisão do Código de Linha de Café da GCP.

Segundo ele, para isso ser feito é necessária uma compreensão compartilhada da sustentabilidade básica e outras possíveis inovações nas fazendas que podem ser construídas. Revisado pela última vez em 2015, o Código de Linha de Base do GCP é uma referência setorial sobre os fundamentos da sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental da produção de café verde e do processamento primário em todo o mundo.

Gelkha afirma que este código contribui para um entendimento comum de sustentabilidade para as partes interessadas do café, públicas e privadas, e ONGs, bem como para uma medição e monitoramento alinhados em direção ao aumento da produção e consumo sustentável de café.

Os desafios contínuos, incluindo a lucratividade dos agricultores e a crise climática – agravada pela pandemia global – estão prejudicando o progresso e os resultados de sustentabilidade alcançados nos últimos anos. “Temos uma responsabilidade compartilhada e uma oportunidade urgente de enfrentar os desafios de sustentabilidade juntos”, disse.

Essa resposta deve incluir a demonstração do progresso em direção aos compromissos de sustentabilidade individuais e coletivos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como a preparação para responder ao surgimento de legislações de devida diligência.

De acordo com Annette Pensel, Diretora Executiva do GCP, o processo de revisão é um convite para se alinhar a um entendimento avançado e compartilhado da sustentabilidade básica e uma oportunidade chave para alcançar mais cafeicultores, enquanto inspira inovações e investimentos no nível da fazenda e em outros segmentos da cadeia de abastecimento do café.

Como associação global de múltiplas partes interessadas, com sua ampla rede de plataformas público-privadas, a GCP encontra-se em uma posição única para liderar esse processo, apoiando o forte alinhamento do setor em torno dos fundamentos da sustentabilidade do café.

A consulta pública incluirá uma pesquisa on-line, uma série de webinars de consulta em inglês e espanhol, workshops em países produtores de café e sessões individuais de sugestões. Sendo assim, o código está previsto para ser publicado no final de 2021, com o intuito de aumentar as bases para uma produção de café sustentável e lucrativa e, para a prosperidade, bem-estar e conservação da natureza dos cafeicultores.

“Para que esse processo seja realmente significativo e útil para todo o setor, agradecemos a participação de toda a cadeia de valor do café. Estamos ansiosos para ouvir os participantes que representam todas as partes do mundo cafeeiro que estão interessados ​​em formar e desenvolver as bases para a sustentabilidade no setor cafeeiro”, finaliza Gelkha.

Para saber mais sobre as medidas da Plataforma Global do Café clique aqui.

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin • FOTO Agência Ophelia

Deixe seu comentário