Mercado •
Pesquisadores da Alemanha buscam produzir cold brew em três minutos
Pesquisadores da Universidade Duisberg Essen (UDE), na Alemanha, descobriram uma nova maneira de produzir cold brew – o café extraído a frio, que geralmente demora 24 horas – em cerca de três minutos.
Normalmente, o cold brew necessita que os grãos fiquem em contato com a água gelada por várias horas antes de serem consumidos. O resultado é uma bebida refrescante que pode ser combinada com leite, gelo, álcool ou rodelas de limão e laranja.
Por outro lado, o método alemão garante os mesmos resultados em um menor espaço de tempo. O processo de extração utiliza uma técnica chamada de síntese e processamento de colóides a laser – método que separa sólidos metálicos em soluções solventes. Para isso, foi utilizado um Nd:YAG, dispositivo de emissão laser de estado sólido.
Anna Rosa Ziefuss, engenheira química responsável pelo estudo, explica: “Nós pulsamos esse laser através da solução de café moído misturado com água, cerca de 80 mil vezes por segundo durante três minutos, aumentando a temperatura em apenas alguns graus”.
A acidez ficou praticamente idêntica na comparação com o café a frio tradicional e muito menor do que a bebida quente. Já o aroma ficou entre a extração a frio e café coado com água quente. Agora, os níveis de cafeína ficaram mais próximos do café quente. Os pesquisadores afirmam que pretendem testar o laser com outras bebidas e buscam aprimorar o processo.
Deixe seu comentário