Mercado

Parlamentares britânicos sugerem taxa sobre copos descartáveis em cafeterias

Um comitê de parlamentares do Reino Unido propôs, no último dia 5, cobrar uma taxa de 25 centavos de libra (R$ 1,10) por copo descartável vendido no país. De acordo com relatório publicado pela Casa dos Comuns, o número de cafeterias na terra da rainha quadruplicou nos últimos 18 anos: um em cada cinco britânicos visita essas lojas diariamente.

A estimativa é que 2,5 bilhões de copos descartáveis sejam utilizados no país anualmente, e apenas 0,25% deste montante é reciclado. De acordo com o relatório, se emendarmos um copo no outro, conseguiríamos dar pelo menos cinco voltas em torno da Terra.

O estudo mostra que algumas cafeterias já oferecem o desconto de 25 centavos para quem levar o próprio copo, enquanto outras cobram o valor de quem pede o vasilhame descartável. A proposta é padronizar essa cobrança e direcionar o dinheiro coletado para centros de reciclagem de papel.

O grupo também propôs que o governo britânico exija que, até 2023, todos os copos descartáveis vendidos no Reino Unido sejam recicláveis. A ideia é que caso a meta não seja cumprida, o governo proíba o uso de copos descartáveis em todo seu território.

TEXTO Clara Campoli • FOTO Daniel Ozana/Studio OZ

Deixe seu comentário