Mercado

Movimento #VIVACAFE quer ajudar a fortalecer a cadeia de café e juntos atravessarem a crise da COVID-19

Com a crise sem precedentes da COVID-19, cafeterias e micro-torrefações tiveram que paralisar as atividades em todo o Brasil. Com as portas fechadas, o impacto nos negócios é enorme. Para ajudar a enfrentar essa realidade nasceu o movimento #VIVACAFE.

A iniciativa começou com uma executiva brasileira que trabalha em uma multinacional, apaixonada por café, que mora atualmente nos Estados Unidos e atua, há 20 anos, no varejo, além da experiência em consultoria e já tendo sido sócia de cafeteria. Frequentadora de cafeterias e consumidora de cafés especiais, ela liderou a ideia de apresentar soluções para os pequenos e médios negócios com o intuito de atravessarem a crise com menos impactos possíveis.

“Queremos ajudar as cafeterias com um melhor entendimento da crise, trazendo informações e conteúdo relevante ao negócio, mitigando o impacto, como possíveis demissões ou até o fechamento de cafeterias, além de fortalecer o ecossistema com uma voz única e mais unida”, explica a executiva que prefere não se identificar. O anonimato da ação tem o propósito de que o movimento seja abraçado por toda a cadeia do café especial e não uma iniciativa individual.

O movimento tem como missão informar, instruir e educar com conteúdo de qualidade sobre negócios, cenário atual, ações com clientes e com os colaboradores, saúde mental e financeira. Para isso, tem convidado profissionais de referência para abordar os temas mais urgentes e trazido, através de conteúdos digitais, a comunidade cafeeira para debater os pontos cruciais nesse momento de crise.

Para iniciar o #VIVACAFE, a executiva convidou uma cafeteria brasileira de referência nacional e internacional e uma mídia especializada do setor: “Comecei convidando profissionais do setor que conheço há mais de 10 anos e têm conhecimento de causa, de forma que o movimento ganhasse força e autenticidade com a agilidade que era necessária para deslanchar e engajar com toda comunidade cafeeira, para juntos estarmos mais fortes em um mesmo propósito”, explica a executiva.

No Instagram do @vivacafe.br, a iniciativa busca mobilizar todos do setor: “Somos um hub de executivos do varejo, empreendedores, consultores, donos de cafeterias, torrefação, produtores, baristas e consumidores apaixonados por café que vão buscar juntos soluções para sairmos dessa”.

“Muito importante a disponibilidade de uma executiva em contato com o cenário mundial para que tenhamos melhores perspectivas e tomemos decisões acertadas em todo o meio cafeeiro”, explica a proprietária da cafeteria.

As lives no Instagram são um dos recursos de interação entre os empresários. Realizados semanalmente, os conteúdos ao vivo têm buscado abordar – de forma detalhada – as principais necessidades dos negócios nesse momento.

“Apoiamos de imediato esse movimento pois acreditamos que o conteúdo de qualidade bem apresentado vai salvar negócios e gerar uma união necessária para enfrentarmos esse momento sem precedentes”, comenta a jornalista do setor.

Para apoiar o movimento no Instagram há conteúdos que podem ser compartilhados com a hashtag: #vivacafe #somostodoscafe #bebacafe #juntosomosmaisfortes #ficaemcasa

SOBRE O #VIVACAFE
É um movimento que tem como objetivo ajudar pequenos e médios negócios do varejo de café, no curto e médio prazo, para atravessar a crise da COVID-19. O nome remete ao estar vivo, o objetivo principal desta iniciativa é evitar que cafeterias fechem ou demitam funcionários, impactando toda a cadeia produtiva do café: do cafeicultor ao consumidor. O VIVA traz a história de celebrar, comemorar e promover a esperança em um momento de tantas incertezas.
Instagram: @vivacafe.br

MANIFESTO DO CAFÉ ESPECIAL
Brasil é o maior produtor e consumidor de café do mundo. Só no Brasil são mais de 8 milhões de trabalhadores cujas mãos estão por trás das xícaras de café.
Por amor a esse produto, os mais de 250 mil pequenos e médios produtores de café, torrefadores e cafeterias de cafés especiais já enfrentavam batalhas hercúleas antes da pandemia de Coronavírus. Por amor a ele, queremos continuar.
Café é um produto natural e riquíssimo em antioxidante. Café é emocionante. Café especial cuida.
Vem com a gente nessa batalha linda e ajude a tirar o café da UTI. Beba o café especial do produtor, torrefador e da cafeteria local.
“quem não cuida de si que é terra, erra”
Gregório de Matos – sec. XVII

Mais informações: vivacafe.br@gmail.com
Instagram: @vivacafe.br

TEXTO Redação

Deixe seu comentário