Personagens

Mariselma Sabbag: “Ter atitude e não perder nenhuma oportunidade”

Moro em São Paulo com o pé em Minas. Meu pai era produtor de café, então desde criança tive contato com a cafeicultura. Após me casar, há 24 anos, adquirimos a nossa primeira propriedade na qual passamos a produzir café.

Em 2012, conheci e me tornei associada da IWCA-Brasil. Foi quando comecei a entender o meu valor na produção do nosso café. Ao ver tantas mulheres juntas, unidas com o mesmo propósito, que é capacitar, dar visibilidade e gerar negócios, a mim cabia ter atitude e não perder nenhuma oportunidade. Fiz curso de degustação e classificação de café para conhecer o produto que tenho em minhas mãos. Atualmente, estudo os processos de pós-colheita e de torra.

Após conhecer novas tecnologias, adquiri dois secadores estáticos e, em 2019, construí o primeiro terreiro suspenso com a expectativa de melhorar ainda mais a qualidade do café.

Em 2017, criei a marca de café torrado, o Café Renovo, com o intuito de levar para o consumidor um café de qualidade com preço acessível. Investimos em tecnologia e cuidados no pós colheita para ter cada vez mais um café de melhor qualidade.

Mariselma Sabbag, produção e industrialização no Café Renovo – Conceição da Aparecida (MG). @mari_sabbag

Deixe seu comentário