Cafeteria & Afins

Starbucks Reserve Roastery & Tasting Room – Seattle (EUA)

starbucks_48

É impossível ir a Seattle e não entrar na Starbucks Reserve Roastery. Para quem é apaixonado por café vale a visita para conhecer um mundo de novidades. Quem sabe mais sobre a história do fundador Howard Schultz, desde a sua primeira loja ali bem próximo, na Pike Place Market, a experiência ganha um lado mais cinematográfico.

O pé-direito da loja de mais de 5 metros anuncia a grandeza. Como em uma engrenagem industrial bem montada, os baristas preparam cafés em diversos métodos e finalizam não nos famosos copos da marca, mas em xícaras rústicas de cerâmica que levam um emblemático “R” com uma estrela em cima. Há balcões para os mais apressados. Mesas confortáveis, sofás e espaços coletivos para leitura para quem quer ficar mais tempo.

starbucks_48_3

O brew bar tem desde o sifão todo iluminado até a máquina Clover, adquirida pela Starbucks e que se tornou rara nas cafeterias. Há muitas tendências em equipamentos embutidos para extração de espresso e filtrado. Os tubos com grãos aparentes mostram a origem de cada café e parecem flutuar vindo do teto da loja. Entre os grãos, o da Fazenda Sertãozinho, de Botelhos, Sul de Minas, Brasil.

starbucks_48_2

Torra como foco
A torrefação é capítulo à parte. Conhecida pelo padrão de torra bem escura para os cafés da marca, a Starbucks inovou com equipamentos supermodernos revestidos de cobre para o processo de torra. Tubos transparentes e acessórios que lembram parafusos fazem com que os cafés deslizem por toda a loja, num barulho constante e hipnotizante. Ali a torra é bem mais clara e os grãos são vendidos por peso. A grande atração é o café do Sítio Baixadão, do produtor Sebastião Afonso da Silva, campeão brasileiro do Cup of Excellence, da cidade de Cristina, Sul de Minas, e que alcançou pontuação recorde de 95,18 pontos.

Não deixe de olhar os produtos à venda, que oferecem desde os mesmos aventais estilosos dos baristas até moinhos portáteis, colheres de prova e mugs coloridas.

starbucks_48_4

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

Informações sobre a Cafeteria

Endereço 1124 Pike Street – Capitol Hill,
Cidade Seattle
Estado Washington
País Estados Unidos
Website http://www.roastery.starbucks.com
Telefone (206) 624-0173
Horário de Atendimento Diariamente, das 7h às 23h.
TEXTO Mariana proença • FOTO Divulgação

Cafeteria & Afins

Chapel Hill Coffee – São Francisco (EUA)

Cafeteria Chapel Hill Coffee

Escondido em um beco no coração de Chinatown – essa é a frase com a qual o café Chapel Hill Coffee, em São Francisco (EUA), se apresenta ao público. Inaugurada em maio de 2015 pelos irmãos Rafael Vizcaino e Jorge Vizcaino (no passado eles comandavam na região um food truck de burritos, tradicional tortilha mexicana recheada com carne), a pequena cafeteria foi pensada, segundo eles, para unir simplicidade e aconchego, uma espécie de contraponto à área extremamente comercial onde a casa está instalada.

Cafeteria Chapel Hill Coffee

A arquitetura do local, marcada por um janelão que abre para a rua, sugere que ali – ao contrário das janelas e vidros fechados dos prédios – o café interage com a vida local.

Cafeteria Chapel Hill Coffee
A simplicidade da Chapel Hill, tão prezada pelos donos, se reflete na proposta do menu enxuto: os grãos selecionados e torrados pela Four Barrel Coffee (importante cafeteria em São Francisco) são destinados ao espresso (extraído de uma La Marzocco) e à Chemex, o único método de café coado oferecido pela casa. O blend muda todos os meses, mas há uma constância na origem dos grãos, como os da Colômbia, Guatemala e Etiópia.

Pouco e bom

Cafeteria Chapel Hill Coffee

Há outras bebidas como macchiato, cortado, cappuccino, mocaccino, chocolate, chá e cold brew, opção gelada para os dias encalorados da cidade. Apenas croissants (tradicionais e doces) da Neighbor Bakehouse – considerados os melhores da cidade, segundo os sócios – são servidos para acompanhar todas as sugestões. “Eu prefiro me concentrar em um bom produto em vez de levar tudo para todos”, diz Rafael Vizcaino. Esse estilo de comércio, que valoriza bons ingredientes (de preferência os de origem local), reflete um pouco o modo de vida californiano, segundo ele.

Na linha “viver de bem com a vida”, os irmãos Vizcaino incentivam que seus clientes coloquem menos laptops sobre as mesas da cafeteria e façam ali mais encontros entre amigos em torno de xícaras de café.

(Texto originalmente publicado na edição impressa da revista Espresso, referente aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro de 2016. Sugerimos consultar o lugar para horários de funcionamento e mais informações)

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Commercial Street, 670, 94.111
Cidade São Francisco
Estado Califórnia
País Estados Unidos
Website http://www.chapelhillcoffee.com
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 8h às 15h30
TEXTO Janice Kiss • FOTO Practice for Architecture e divulgação