Mercado

Frutas brasileiras ganham controle de qualidade e origem

jaiba_produtores1 A Região do Jaíba, no norte de Minas, é a mais nova localidade nacional com frutas certificadas pela origem e qualidade. Foi lançado nesta sexta-feira (28/11), na Casa Minas Gerais, em São Paulo, o projeto de mais de quatro anos de estudo para agregar valor às frutas tropicais nacionais. Realizada pela Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e o Sebrae Minas a iniciativa criou uma identidade para as frutas da região. Jaíba é composta por uma área de 10.829 km2 e banhada, hoje, pelo Rio São Francisco. A combinação entre as condições climáticas, o solo fértil e a irrigação controlada mudaram a região nas últimas décadas. O que antes era uma área seca, com problemas sociais e de produção, tornou-se um local de empreendedores. Para Jorge Luiz de Souza, presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas: “os produtores estavam no limite do negócio e com lucratividade baixa. Então surgiu a ideia de fazer uma marca coletiva. Mas era necessário envolver toda a cadeia, até a distribuição e o varejo. Precisávamos de parceiros para o projeto”. jaiba_produtores2 Foi então que surgiu a parceria com o Sebrae Minas, que por meio dos consultores passou a estudar as características da região. Os sete municípios e os mais de 2 mil produtores começaram a ganhar um reforço para agregar valor ao produto. Foram escolhidas as quatro principais frutas que são o carro-chefe da localidade: manga palmer, banana prata, limão tahiti e mamão formosa. O selo com QR Code foi desenvolvido para que a fruta possa ser rastreada e o produtor identificado com foto, informações da propriedade e da fruta. Hoje são 16 produtores que abraçaram o projeto e que garantem ao consumidor final: qualidade, sabor, versatilidade, sustentabilidade e preservação da região. Para Paulo Vischi, consultor de marketing do projeto: “sabor era um item necessário na comunicação, porque a compra não deve ser somente pelo fato da fruta ser saudável”. Com o projeto da Região do Jaíba desenvolvido, faltava o elo entre o produtor e o consumidor para que a cadeia do produto se fechasse completamente. Priscilla Lins, gerente da unidade de agronegócio do Sebrae Minas conta que durante a feira de supermercadistas APAS fez um primeiro contato com o St. Marche, que se interessou pelo projeto. “Hoje temos orgulho de dizer que a parceria começou e que as frutas do Jaíba estarão nas gôndolas de São Paulo”, afirma. Em visita ao St. Marche, a Espresso pode verificar que as frutas estão com preços similares às demais vendidas no local. O limão tahiti, por exemplo, está a R$ 5,39 o quilo, e a banana prata a R$ 3,90. A Região do Jaíba é composta pelos municípios mineiros de Matias Cardoso, Itacarambi, Jaíba, Verdelândia, Janaúba, Nova Porteirinha e Porteirinha.

TEXTO Mariana Proença • FOTO Mariana Proença

Deixe seu comentário