Mercado

Feira em Budapeste confirma favoritismo de asiáticos

Entre os dias 13 e 15 de junho, em Budapeste, na Hungria, aconteceu a World Of Coffee, uma das maiores e mais importantes feiras do mercado de cafés especiais.

Realizada na Hungexpo Fair Center, o evento contou com cerca de 230 estandes, 2.300 expositores e 6.800 visitantes de diversas nacionalidades, todos unidos pelo mesmo motivo: o café.

Além das exposições, aconteceram também os Campeonatos Mundiais de Barismo. O Brasil contou com quatro representantes: Graciele Rodrigues (Black Coffee), Edimilson Generoso (Alicerce Café), Camila Franco (Lucca Cafés Especiais) e Emerson Nascimento (Curto Café) concorrendo nas categorias Latte Art, Cup Tasters, Brewers Cup e Coffee In Good Spirits, respectivamente.

Em Latte Art, 39 competidores participaram. O vencedor da categoria foi o tailandês Arnon Thitiprasert, da RISTR8TO. Graciele Rodrigues, do Black Coffee (PR), ficou na 14ª colocação.

Na categoria Cup Tasters, Edimilson Generoso, do Alicerce Café (MG) acertou 6 de 8 amostras e acabou não passando para as finais, ficando em 7º lugar. O vencedor foi o barista da Craft Coffee Roasters, Lok Chan, de Hong Kong. A colocação do tetracampeão brasileiro Edimilson foi a melhor dentre as participações dele em outras edições.

A jovem barista Camila Franco, do Lucca Cafés Especiais (PR), conquistou a 31ª colocação no campeonato de Brewers Cup. Com 41 competidores, o campeão foi o taiwanês Chad Wang, da Jascaffe China.

Em Coffee In Good Spirits, o vencedor da categoria foi o eslovaco Martin Hudak, da American Bar at The Savoy Hotel. Com 21 baristas concorrendo, Emerson Nascimento, do Curto Café (RJ), ficou em 21º.

Os resultados confirmaram o favoritismo dos asiáticos que, nos últimos anos, vêm conquistando os primeiros lugares das competições. Muito determinados e com ótima técnica, os baristas desses países destacam-se pela precisão e calma no momento da apresentação. Uma das disputas mais emocionantes foi a final do Mundial de Cup Tasters, que tinha quatro deles disputando o primeiro lugar e todos com grandes chances de vencer. Na última xícara, o provador de Hong Kong levou a melhor em cima da japonesa ao acertar as oito amostras da mesa em menor tempo.

Resultados finais

Latte Art
1º Arnon Thitiprasert – Tailândia
2º Michalis Karagiannis – Grécia
3º Agnieszka Rojewska – Polônia

Cup Tasters
1º Lok Chan – Hong Kong
2º Amano Satsuki – Japão
3º Freda Yuan – Reino Unido

Brewers Cup
1º Chad Wang – Taiwan
2º Sam Corra – Austrália
3º Stathis Koremtas – Grécia

Coffee In Good Spirits
1º Martin Hudak – Eslováquia
2º Manos Mamakis – Grécia
3º Mateusz Szuchnik – Polônia

A próxima edição da World Of Coffee acontecerá na cidade de Amsterdã, capital da Holanda, em 2018.

Mais informações: www.worldcoffeeevents.org/2017-budapest-championships-rankings-released/

TEXTO Redação • FOTO Mariana Proença

Deixe seu comentário