Cafezal

Exposição em São Paulo (SP) retrata o dia a dia das esposas dos catadores de café

Desde o dia 3 de abril, no Museu de Arte Sacra, na cidade de São Paulo (SP), está em cartaz a exposição “Viúvas de maridos vivos”, que retrata as mulheres que cuidam sozinhas da casa e do sustento dos filhos enquanto os maridos viajam em busca de trabalho em diferentes regiões do país.

As obras da mostra foram feitas pelas mãos do pintor e escultor Leandro Júnior de Souza, nascido na área rural do Vale do Jequitinhonha. Até os 12 anos de idade, o artista e seus quatro irmãos foram cuidados pela mãe, uma vez que o pai saía em busca de trabalho, sendo um deles na colheita do café. Essa rotina foi registrada por meio da pintura de 12 personagens, incluindo sua mãe.

Leandro também dedica uma de suas pinturas à padroeira do Quilombo Córrego de Cuba, no município de Chapada do Norte, onde nasceu. Foi neste local, atuando como voluntário com crianças em 2016, que o artista começou a extrair o barro para utilizar nas obras.

A exposição “Viúvas de maridos vivos” ficará disponível no Museu até o dia 5 de junho e pode ser visitada de terça a domingo, das 11h às 17h. Os ingressos custam R$ 6. Aos sábados a entrada é gratuita.

Mais informações: http://museuartesacra.org.br/

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário