Mercado

Expansão no centro de produção e menos plástico por ano: marcas optam por inovações durante a pandemia

As empresas buscam a todo tempo diversas ações de melhorias. Um exemplo disso é a Nespresso, que anunciou o investimento de cerca de US$ 170,5 milhões para expandir seu centro de produção em Romont, na Suíça. O objetivo é atender à crescente demanda dos consumidores e apoiar o desenvolvimento internacional nos próximos anos.

“Isso também demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento econômico de longo prazo da região e do país, com o qual compartilhamos valores de qualidade, inovação e experiência”, aponta Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso

Segundo a empresa, o investimento no centro de produção sustentável criará 300 empregos nos próximos 10 anos, além de aumentar o serviço de terceiros e o desenvolvimento de negócios locais e regionais. A construção do segundo salão de produção está prevista para iniciar em junho de 2021 e resultará em uma capacidade maior de 10 novas linhas de produção dedicadas à produção de cafés Nespresso para as linhas Vertuo e Professional.

A fábrica em Romont foi a primeira da Nestlé na Suíça a obter a certificação Liderança em Design Ambiental e Energia (LEED), em 2015. Para garantir essa certificação, a Nespresso conta com o uso de 20% de materiais de construção reciclados e uma redução de 18% no consumo de energia do local, graças à recuperação de calor dos torrefatores. Essas informações são do Global Coffee Report, com tradução por Juliana Santin.

Um faz a diferença

A italiana illycaffè lançou, nesta semana, o projeto #ONEMAKESTHEDIFFERENCE (do inglês One Makes The Difference, que em português significa Um Faz A Diferença), uma iniciativa que é parte de seu plano global de sustentabilidade e visa que a empresa se torne neutra de carbono até 2033. O primeiro passo é a eliminação de cerca de 175 toneladas de plástico por ano.

A marca aposta na criação de um negócio sustentável, que ajude a proteger e melhorar o bem-estar do planeta e a relembrar os consumidores de que as ações de todos podem fazer a diferença.

A illycaffè tem implementado um programa para o desenvolvimento de produtos cada vez mais amigáveis ambientalmente. Agora em julho, os novos itens com descarte ecológico, como os copos recicláveis para consumo, estarão disponíveis em cafeterias illy, lojas illycaffè e em outros canais de venda. Isso permitirá uma redução no uso de plástico equivalente a 175 toneladas por ano.

A partir de outubro, a nova máquina de café X1 ESE & Ground, que estará disponível no mercado, contará com uma tecnologia que permite distribuir café, vapor e água quente imediatamente, evitando o tempo de espera associado à temperatura correta. Após cada uso, a máquina entra instantaneamente no modo de espera, garantindo, assim, uma economia significativa de energia. Esta máquina também combina dois métodos de preparo de café que são ambientalmente sustentáveis: os novos sachês compostáveis ESE e o café moído.

Nos próximos anos, a iniciativa seguirá desenvolvendo produtos sustentáveis para oferecer soluções que respondam às necessidades dos consumidores, utilizando menos recursos materiais e energéticos, com um menor impacto ambiental.

“Queremos construir um futuro melhor com os nossos consumidores, utilizando a abordagem da melhoria contínua, que nos diferenciou por mais de 80 anos, sabendo que dia após dia e ação após ação cada um de nós pode fazer a diferença. #ONEMAKESTHEDIFFERENCE oficialmente marca o início de uma série de ações para alcançarmos nossa ambiciosa meta de nos tornarmos neutros em carbono para o 100º aniversário de fundação da illycaffè”, explica Massimiliano Pogliani, CEO da empresa italiana.

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Deixe seu comentário