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Estratégias de venda digital para as festas de final de ano

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas mudanças no comportamento do consumidor e a expectativa para as vendas do final do ano é de que sigam no meio digital. Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos e o retorno do atendimento presencial, os empresários devem pensar em estratégias de vendas que contemplem os clientes que vão optar pelas compras on-line.

O estudo global “Back to Business, Holiday Edition”, realizado pela Visa em oito mercados ao redor do mundo, incluindo o Brasil, apontou que 54% dos brasileiros entrevistados vão realizar a maioria das compras de final de ano no comércio eletrônico. A pesquisa mostra que apesar da crise, 89% dos brasileiros pretendem fazer compras de Natal, sendo que a maioria (58%) deve optar por apoiar o comércio de bairro e por concentrar mais da metade das compras nesses tipos de estabelecimentos, seja de forma presencial ou on-line.

Segundo o Sebrae, o otimismo com as vendas do final do ano já começou com a Black Friday, que aconteceu no dia 27 de novembro. A consultora do Sebrae/PR, Mariana Carvalho, explica que a pandemia trouxe uma mudança significativa no perfil de compras do público.“Durante a pandemia, fomos levados para a cultura do e-commerce. Muitas pessoas que nem pensavam em comprar on-line passaram a incluir isso na rotina. Mesmo que agora a pessoa possa ir até a loja, ela já aprendeu que, no digital, as possibilidades são vastas”, enumera a consultora.

Dicas Sebrae para o seu negócio

Os empreendedores devem ficar atentos para atender às expectativas dos clientes para as vendas natalinas. Para orientar os donos de pequenos negócios que estão pensando em incrementar as ações na temporada, a consultora do Sebrae/PR, Mariana Carvalho, listou algumas importantes estratégias de vendas para os canais digitais:

– Tanto para lojas físicas quanto digitais, o conselho é que a decoração de Natal seja um diferencial. Caprichar nas fotos e nas postagens temáticas pode chamar a atenção do público;

– É imprescindível que o cliente seja acolhido e tenha um ótimo atendimento por parte da equipe de vendas e de suporte. Uma excelente experiência de compra pode colaborar para a fidelização do cliente;

– É preciso estar visível nas redes sociais e nos sites de busca para que as pessoas possam te encontrar. Produza conteúdos de qualidade que possam mostrar bastidores, curiosidades e outros temas que causem impacto no público;

– É preciso entender qual o público-alvo, a linguagem escolhida e qual a frequência de contato. Muitas empresas usam as redes sociais apenas como catálogo, mas é preciso tratar o público com empatia;

– O empreendedor deve responder a algumas perguntas: vou usar as ferramentas digitais para vender, mostrar produtos ou criar vínculo com o meu público-alvo? A partir da estruturação desses pontos é mais fácil planejar o estilo e a quantidade de posts;

– Sobre as promoções, antes dos valores atrativos, é preciso ir além do preço e pensar nos valores agregados, como o parcelamento, o valor das parcelas e outros benefícios e vantagens. É preciso estruturar bem o que entrará na promoção para que os valores caibam no caixa.

TEXTO Redação • FOTO Tyler Nix

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