Cafezal

Em homenagem, Fazenda Pessegueiro lança Museu do Café

Para homenagear o proprietário Clóvis Gonçalves Dias Filho, falecido em dezembro do ano passado, a Fazenda Pessegueiro irá lançar a pedra fundamental do Museu do Café Fazenda Pessegueiro durante à tarde do dia 22/7, sábado, no município de Mococa, na região de Ribeirão Preto (SP).

De acordo com um dos herdeiros da fazenda, o proprietário José Renato Dias, a expectativa para o lançamento da primeira pedra acima da fundação da construção é muito grande, uma vez que cada neto fará uma demonstração e respeito ao avô. “Meu pai foi o único brasileiro até hoje a receber o prêmio de sustentabilidade pela Associação Européia de Cafés Especiais na Grécia no ano de 2005. E ele sempre dizia que o homem precisa entregar a terra melhor do que ele recebeu”, disse.

A Fazenda Pessegueiro, iniciada em 1870, tem na cafeicultura a sua principal atividade, exercida pela família há seis gerações. A secagem e o preparo do café arábica oferece ao consumidor um produto diferenciado e de alta qualidade. Os proprietários adotam técnicas de conservação do solo e protegem as nascentes de água.

Na cerimônia será realizada uma breve apresentação da exposição fotográfica e do acervo histórico da fazenda, além da divulgação do projeto do Museu, previsto para ser aberto ao público em 2018. “A realização deste museu sempre foi uma vontade do meu pai. Com o seu falecimento, resolvemos eu e meus irmãos dar seguimento no projeto e torná-lo real, com o intuito de conservar e difundir a história desta fazenda que se mantém intacta até os dias de hoje”, contou Dias.

“Quem vier, assinará uma lista que vai para a pedra fundamental. Depois será possível ver a exposição de café de quase 150 anos e conhecer a fazenda: os móveis, os insumos utilizados, as carroças antigas”, comentou a funcionária administrativa do local, Tamires Cristina Santos. Um coquetel acontecerá em seguida.

Serviço
Evento: Lançamento da pedra fundamental do Museu do Café Fazenda Pessegueiro
Dia: 22/7, às 17h
Local: Fazenda Pessegueiro, Mococa – Ribeirão Preto (SP)

TEXTO Camila Cechinel • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário