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Dengo Chocolates inaugura unidade na França

No dia 1º de abril, no bairro de Montmartre, em Paris, foi inaugurada uma loja Dengo. Esta é a primeira operação da marca fora do Brasil e dá início ao processo de internacionalização na Europa e fora dela.

Fundada em 2017, a Dengo é uma marca de chocolates “bean-to-bar” e, segundo o CEO Estevan Sartoreli, a nova loja leva o mesmo estilo, experiência e arquitetura do que temos aqui. 

Ele conta que, em 2019, foi procurado pelo empresário francês Charles Znaty: “Ele conheceu a marca em uma viagem ao Brasil com a família. Desde então, demonstrou interesse em levá-la para a Europa e estreitar a relação. Veio a pandemia e as discussões estacionaram, mas retornamos e agora com a abertura’’. 

A Dengo Europa é uma subsidiária da Dengo Chocolates SA, que, além de Estevan, conta também com o empresário Guilherme Leal como sócio-fundador. Já a unidade europeia tem como sócio local o empresário francês Charles Znaty, que é ex-CEO da Pierre Hermé, pâtisserie de luxo que se tornou conhecida pelos “macarons” e por suas lojas de doces que parecem joalherias. Em 2018 a marca foi vendida para a L’Occitane.

“Na França teremos chocolates com mais intensidade. O mercado brasileiro ainda é tímido quando falamos de algo intenso e amargo. Na Europa ultrapassa os 65% das pessoas que preferem essa intensidade”, completa Estevan. 

Segundo ele, o espaço conta com o mesmo café oferecido aqui, que hoje já chega torrado, mas que, em breve, será enviado em grão verde. Os franceses receberam o time de brasileiros para treinamento, para que seja mantido o mesmo padrão de operação, respeitando a cultura local, mas com atendimento com energia e empatia, como é feito aqui. A ideia é ter a abertura de mais duas lojas até meados do segundo semestre.

Para o jornal Valor Econômico, Charles destaca que a escolha da primeira loja em Montmartre, bairro boêmio e de artistas, com ruas íngremes e de escadarias, conhecido pela basílica de Sacré Coeur que fica no alto de uma colina, foi proposital. “Não é um lugar de turistas, mas há turistas, escritórios, comércio, pessoas que trabalham e pessoas que vivem. No nosso prédio temos moradores e a primeira coisa que fiz foi dar o chocolate para que provassem’’, completa. Vale lembrar que, atualmente, Montmartre é um dos bairros mais visados e caros de Paris. 

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

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