Como limpar o seu moedor de café em casa?
Nós crescemos acostumados com o café moído, mas é nosso dever informar que é muito melhor comprar o café em grão e moer na hora, já que o grão preserva por mais tempo as características de aroma e sabor que são potencializadas na torra. Moê-lo no momento do preparo evita a oxidação do pó e te proporciona uma experiência totalmente diferente do que você pode estar acostumado!
Agora, para isso, você precisa de um bom moedor, que pode ser encontrado em diversos modelos para atender perfis e necessidades diferentes. O utensílio já passou por diversas mudanças em sua história, indo da peça de pedra ao aparelho automático. Ele aplica uma força mecânica considerável para quebrar os grãos, deixando o produto em diferentes estados de granulosidade, que são utilizados para formas específicas de preparo do café.
Muito bem, você comprou o seu café em grão e moeu, mas não vale deixar o moedor sujo! Limpe sempre o utensílio após preparar o seu café. Para isso, reserve um pincel para acompanhar o seu moedor.
O pincel irá “varrer” dentro da máquina, em torno das lâminas e em outros locais de difícil alcance. As peças removíveis devem ser lavadas em água quente e secadas naturalmente. A falta de limpeza faz com que o pó de moagens anteriores vire uma pasta, se fixando nas lâminas. Com isso, o equipamento perde seu corte, girando mais vezes para alcançar o resultado desejado e, consequentemente, esquentando mais. A elevação da temperatura no processo é algo negativo.
Uma outra dica de limpeza do moedor é colocar um pouco de arroz seco e cru e ligá-lo. O arroz moído tem a capacidade de retirar todos os óleos e aromas acumulados no seu utensílio. Assim, na hora de moer um novo café, não haverá resíduos para interferir na sua bebida. Depois de ter triturado o arroz, é indicado passar o pincel novamente!
Deixe seu comentário