Barista

Colombiano é o grande vencedor da 4ª edição do Barista & Farmer

A Colômbia recebeu de 1º a 10 de junho, a 4ª edição do Barista & Farmer, um evento criado pelo barista italiano Francesco Sanapo, que visa não só treinar embaixadores do café especial, mas também ser uma ponte cultural entre a Colômbia, o terceiro maior produtor de café do mundo, e a Itália.

250 profissionais se inscreveram e apenas 10 foram selecionados, entre eles, o brasileiro da Argenta Cafés (Curitiba-PR) Daniel Munari. Eles tiveram a oportunidade de descobrir o processo do café, desde o grão até a xícara, diferentes tecnologias, degustações e várias maneiras de consumo.

O grande vencedor foi o jovem colombiano de 28 anos, Diego Campos, que em 2014 e 2016 já havia vencido o Campeonato Nacional de Barista.

“Tem sido a melhor experiência da minha vida. Acredito que esta vitória representa um futuro melhor para o meu país e melhores oportunidades para os agricultores”, afirmou Diego.

Para o criador, Francesco Sanapo, esta é uma experiência super positiva para valorizar os talentos. “Já estamos pensando no que melhorar para a próxima edição. Não esperava a vitória do Diego, foi a primeira vez que um barista local ganhou, acredito que sua postura de liderança e carisma foram essenciais para a vitória”, afirmou.

Luisa Fernanda Gallo, Assessora de Relações Internacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA), conta que o projeto traz uma experiência enriquecedora para os produtores, além de conectar a cultura do café colombiano com baristas do mundo todo. “Estamos muito felizes com o Barista & Farmer e acredito que é apenas o começo de muitas oportunidades para promover o café colombiano e as pessoas incríveis que estão por trás da nossa produção”.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário