Cafeteria & Afins

Terroá Cafés Especiais – Chapada Diamantina (BA)

e47_IMG_8995

No Vale do Capão, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada Diamantina, destino que atrai centenas de turistas em busca das belezas naturais do lugar, está a Terroá Cafés Especiais. Após funcionar por mais de dois anos como torrefação, os proprietários Leo Bittner e Seyran Toker criaram a cafeteria para receber os visitantes do Brasil e do mundo e difundir a cultura dos cafés especiais. A casa, feita de tijolo adobe, é totalmente dedicada ao café. A torra dos grãos selecionados por Leo ainda acontece no espaço e chama a atenção de quem para para um descanso.

Da planta à xícara
Blends, que combinam grãos produzidos na propriedade do casal e de outros produtores de Piatã, e microlotes da marca são servidos nos mais diversos preparos. Uma máquina La Marzocco G3 faz o trabalho para os espressos e os coados são elaborados em uma Hario V60 pela equipe de baristas da casa.

terroa_outraesquina

As opções de comer ficam por conta de Seyran, “boleira e torteira de mão-cheia”, como diz o marido Leo. E ele tem razão. Seyran prepara bolos, tortas, pães, beijus, ximango (uma variação de pão de queijo da Chapada), pastéis de forno e geleias de frutas da estação, sempre promovendo os ingredientes locais. O chocolate quente e os brigadeiros são feitos com chocolate Amma, também produzido no Estado. A combinação campeã é o beiju com queijo coalho na chapa, tomate e manjericão, acompanhado pelo blend de café Vento Norte, na prensa francesa.

O cuidado da planta à xícara – Leo e Seyran são produtores, torrefadores e têm a cafeteria – faz da visita à Terroá um passeio de aprendizado e descoberta pelos sabores da Bahia.

terroa_outraesquina

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua dos Campos, 24
Bairro Povoado de Caeté Açú
Cidade Palmeiras
Estado BA
País Brasil
Website http://www.cafeterroa.com.br/
Telefone (75) 3344-1121
Horário de Atendimento Entre dez-fev/jun-ago, de terça a domingo, das 8h às 20h. Entre mar-mai/set-nov, de quinta a domingo, das 15h às 20h.
TEXTO Hanny Guimarães • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário