Deu na Espresso

Cafeterias que indicamos

Cafeteria & Afins

O Segredo da Felicidade Coffee & Co. – São Caetano do Sul (SP)

Apesar de nascido em uma família de empresários do ramo de alimentação, Marcelo Lira se formou em Administração e atuou como gestor na área de construção civil. Em 2016, ano de crise no setor em que trabalhava, decidiu mudar radicalmente, voltar às suas raízes e investir na gastronomia. Estudou Confeitaria e fez cursos específicos para doces. Em uma de suas aulas, teve seu primeiro contato com um mundo no qual nem imaginava que entraria de cabeça: o do café especial. Marcelo se apaixonou, buscou se aprofundar e desse universo nunca mais saiu. 

A primeira unidade da O Segredo da Felicidade nasceu em um ambiente pequenino, em 2017. Em julho de 2019, a cafeteria mudou para outro endereço, na mesma rua, em um espaço maior e mais aconchegante. Hoje a unidade está localizada em uma casa ampla, com design moderno, mas com um toque de rusticidade no piso de taco e nos tijolinhos à vista nas paredes. 

Doces artesanais com café

Para aproveitar o ar de tranquilidade da casa, os cafés servidos podem ser feitos nos métodos prensa francesa, hario v60, Koar e aeropress. Os grãos, torrados pela torrefação paulistana Um Coffee Co., também dão vida às bebidas feitas à base de espresso, como cappuccino, latte, macchiato, mocaccino e versões geladas (iced coffee, iced latte, iced mocha e espresso tônica).

Para acompanhar as bebidas, opções salgadas e doces. Os salgados são produzidos por parceiros locais, com exceção do pão caseiro, que é feito na própria cozinha da cafeteria em unidades limitadas. Quanto aos doces, todos são feitos na casa de forma artesanal. As indicações de Marcelo são o tartine à base de pão de Campanha e massa de queijo Canastra com toque de mel e os cookies sabores meio amargo e chocolate branco com macadâmia. Em tempos de isolamento social, a cafeteria está com delivery, disponibilizando doces, alguns dos salgados, bebidas e pacotes de cafés.

*Horário sujeito a alteração devido às adaptações das atividades comerciais às circunstâncias da pandemia de Covid-19.

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Santa Rosa, 340
Bairro Santa Paula
Cidade São Caetano do Sul
Estado São Paulo
País Brasil
Website http://instagram.com/osegredodafelicidade
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 14h às 20h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Luigi Dalmolin

Cafeteria & Afins

Tulha Cafeteria – Vitória (ES)

A vontade de montar uma cafeteria surgiu na preparação da monografia da faculdade de Gastronomia, na qual João Ribeiro precisava apresentar um empreendimento gastronômico. Aproveitando o gancho, o capixaba fez diversos cursos relacionados aos cafés especiais, tanto sobre preparo quanto sobre a parte administrativa de uma coffee shop, e assim as ideias começaram a surgir.

A Tulha Cafeteria foi inaugurada em março de 2018, na capital do Espírito Santo. O espaço é pequeno, mas suficiente para comportar o fluxo de frequentadores que buscam por uma xícara de café. Um dos quadros na parede faz referência ao Campeonato Brasileiro de Aeropress, título conquistado por João em 2018.

O método é um dos focos da casa, que também faz extrações na hario v60 e na kalita. Para aqueles que preferem o espresso, os baristas o tiram de uma Sanremo Capri, e também preparam ristretto, latte, mocaccino e cappuccinos italiano, brasileiro e mineiro. Os grãos usados são torrados em parceria com as torrefações Trentino Cafés Especiais, Roast Cafés e Café Vale do Caxixe. Entre os planos de João está iniciar, ainda neste ano, a operação de uma microtorrefação, e o primeiro passo foi dado, com a aquisição de um Caparaó Roaster de 1,2 kg.

Criações próprias

Grande parte das comidinhas servidas foi elaborada e adaptada pelo proprietário, tanto durante a faculdade quanto depois, já com seu negócio. “Também temos releituras de clássicos, inspirações de viagens e sugestões de amigos e clientes”, conta. Os pratos são todos preparados na própria casa, o que ajuda a ter um controle maior do que está sendo servido nas mesas.

Entre as opções, a mais pedida pelos frequentadores é a focaccia recheada com tomate assado e queijo meia cura. Quando o assunto é doce, o queridinho é o cinnamon roll com cobertura de cream cheese. João também indica a cheesecake com calda de frutas vermelhas e o brigadeiro de cenoura.

*Horário sujeito a alteração devido às adaptações das atividades comerciais às circunstâncias da pandemia de Covid-19.

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Belmiro Teixeira Pimenta, 513 loja 5
Bairro Jardim Camburi
Cidade Vitória
Estado Espírito Santo
País Brasil
Website http://instagram.com/tulhacafeteria
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 16h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

Cafeteria & Afins

Abigail Coffee Co. – Campinas (SP)

Com vontade de expandir o consumo de cafés especiais em Campinas, o publicitário Diego Suzuki, o comprador de insumos Leandro Vital, o gerente de marketing Gabriel Agrelli e a coordenadora comercial Fernanda Pizol decidiram criar um lugar que propiciasse conversas regadas a bons cafés. O universo dos grãos era algo próximo da realidade dos quatro. Gabriel e Fernanda, por exemplo, fazem parte da equipe da Fazenda Daterra Coffee, conhecida por seu trabalho baseado em sustentabilidade e inovação.

A partir dessas pecinhas soltas, o quebra-cabeça da Abigail Coffee Co. foi montado, e, em dezembro de 2018, a cafeteria foi inaugurada. “Todo o cardápio, a decoração e o conceito foram decididos para destacar o café”, explica Diego. O ambiente é amplo, e os espaços internos e externos contam com mesas e sofás para quem quer aproveitar o momento enquanto toma uma xícara de café.

Sete grãos à disposição

Os grãos e blends são produzidos pela Daterra, localizada na cidade de Patrocínio (MG), torrados pela própria fazenda ou pelo pessoal da Nossa Casa Café, que fica em Amparo (SP). Segundo Diego, a cafeteria trabalha periodicamente com cafés de torrefações internacionais, como a dinamarquesa La Cabra.

Quem frequenta a Abigail pode escolher entre os métodos hario v60, clever, aeropress, chemex, gina (equipamento moderno de café coado produzido na Dinamarca) e espresso, tirado de uma La Spaziale. “Também somos a única cafeteria na cidade a ter o Fredo, bebida grega preparada por uma máquina específica que transforma o espresso em cremoso com gelo”, ressalta Diego. A casa também dispõe de chá de cáscara, preparado com a casca do café.

Em relação às comidinhas, grande parte dos doces é produzida na própria cozinha, e os demais vêm de fornecedores artesanais locais. Algumas das alternativas são brownies, cookies, tortas, bolos, brigadeiros e pães de mel. Entre os salgados há opções como toasts, quiches, empadas, pães de queijo e, às sextas-feiras, pães de fermentação natural, feitos pela Trighum.

*Horário sujeito a alteração devido às adaptações das atividades comerciais às circunstâncias da pandemia de Covid-19.

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Avenida Coronel Silva Telles, 165
Bairro Cambuí
Cidade Campinas
Estado São Paulo
País Brasil
Website http://www.instagram.com/abigailcoffeeco/
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 17h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Anderson Kagawa

Cafeteria & Afins

Tost Café – Belo Horizonte (MG)

Para comemorar o aniversário de uma amiga, a administradora Adriana Cavalcanti começou a procurar por um cantinho confortável e que servisse uma boa xícara de café especial na capital mineira. Na busca percebeu que muitas das casas não se encaixavam nos padrões que desejava, e com isso surgiu a vontade de apostar nesse tipo de negócio.

A mineira começou então a estudar tudo o que está relacionado ao universo das cafeterias. “Sempre fui apaixonada por café, grãos e pela composição dessa bebida indispensável. Ao me aprofundar comecei a me apaixonar ainda mais pelo assunto”, conta.

Depois de um longo período de projetos, ideias e construções, a Tost Café foi inaugurada, em agosto de 2019, no bairro Funcionários. Adriana conta com sua mãe, Maria Cavalcanti, como sócia em um espaço pequeno e moderno, com tons de madeira clara nos balcões e prateleiras. Para se sentar, há sofás e poltronas na parte interna e um deck na parte externa para quem quer ficar ao ar livre. 

Cafés e quitutes

Em suas viagens, Adriana teve a oportunidade de conhecer diversos produtores e grãos, e conseguiu garimpar os cafés que tinham os perfis mais parecidos com o que ela desejava apresentar na casa. Atualmente a cafeteria serve os cafés produzidos e torrados em Três Pontas (MG). Os métodos de preparo são kalita, hario v60, aeropress, prensa francesa, clever, koar e o espresso, tirado de uma La Marzocco. Os baristas também preparam flat white, cappuccino, latte e mocha. Para os dias quentes eles indicam o cold brew e os drinques gelados com café.

As comidinhas são todas produzidas na própria cozinha. “Acreditamos que o preparo próprio faz toda a diferença na hora de servir”, explica Adriana. Entre as opções, salgadas e doces, elaboradas pela chef Sofia Marinho estão tortas, bolos, croissants, pão de queijo e brigadeiro. A sugestão da proprietária são os toasts o carro-chefe da casa, basicamente torradas com variados recheios gourmets. 

*Horário sujeito a alteração devido às adaptações das atividades comerciais às circunstâncias da pandemia de Covid-19.

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Antônio de Albuquerque, 252
Bairro Funcionários
Cidade Belo Horizonte
Estado Minas Gerais
País Brasil
Website http://www.instagram.com/tostcafe/
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 10h às 17h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Débora Gabrich

Cafeteria & Afins

Arbor Café – Florianópolis (SC)

O Arbor Café nasceu da vontade que três pessoas tinham de mudar de vida, uma vez que trabalhar em grandes empresas e viver em uma megalópole já não era mais um sonho. Assim, Paulo César Arashiro, Simone Arashiro e Fernando Otsuka iniciaram em 2014 os planos para montar algo e, depois de visitar cafeterias em São Paulo e nos Estados Unidos, decidiram que esse tipo de negócio seria um bom investimento.

Após muitos projetos, a casa foi inaugurada, em maio de 2016. Paulo César é o responsável pela parte de branding e marketing; Simone é quem busca novos produtores de café; e Fernando cuida da operação da loja e da torra dos grãos.

O 1º andar conta com uma mesa coletiva, que propicia interação entre os clientes, e bancadas isoladas; uma biblioteca coletiva, com diversos livros, além de uma microtorrefação. No 2º andar, um ambiente aconchegante e intimista pode ser usado tanto para reuniões quanto para curtir a bebida de forma mais tranquila. Aos sábados a casa fica fechada para cursos variados sobre café.

Para beber e comer

Segundo Paulo César, a cafeteria conta com uma média de quatro cafés, que vão desde os mais doces com baixa acidez até os mais complexos, todos torrados em um Carmomaq. Eles podem ser preparados nos métodos hario v60, kalita, french press, aeropress e espresso, tirado de uma Nuova Simonelli. Há também opções como cold brew e bebidas à base de espresso.

O cardápio disponibiliza algumas comidinhas, como torta de maçã com amêndoas, cheesecake, sanduíches na ciabatta e no pão de milho, e pão na chapa. O brigadeiro 70% cacau é produzido na própria cozinha. A indicação da casa é o pão de queijo acompanhado de um filtrado na hario v60.

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso referente aos meses setembro, outubro e novembro de 2019 – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Avenida Prefeito Osmar Cunha, 251 loja 2
Bairro Centro
Cidade Florianópolis
Estado Santa Catarina
País Brasil
Website http://www.instagram.com/arborcafesc
Telefone (48) 3028-0018
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 8h às 19h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

Cafeteria & Afins

Montañita Cafés Especiais – Paraty (RJ)

Movidos pela vontade de unir a arte ao café especial, a brasileira Nerita Oeiras e o equatoriano Juan Rhon decidiram se aprofundar no universo da bebida. Para isso, compraram um torrador, foram atrás de grãos de qualidade na região do Caparaó e escolheram o centro histórico de Paraty para dar início à microtorrefação.

Esse foi o pontapé inicial que deu vida, em março de 2017, à Montañita Cafés Especiais, que, aos poucos, ganhou visibilidade e se consolidou na região.

Nerita e Juan sempre viajam em busca de novos cafés. Grãos da Serra do Caparaó, microlotes de regiões como Mantiqueira de Minas, Carmo de Minas e Matas de Minas já foram torrados no Atilla Gold de 5 quilos da família.

Os cafés podem ser degustados nos métodos aeropress, french press, hario v60 e espresso, tirado em uma Astoria Pratik. Os baristas também preparam cold brew, latte, cappuccino e drinques especiais, como a infusão de café com cachaça.

A casa não tem balcões entre o serviço e o consumidor. A ideia é que o lugar seja um bom espaço para bater papo e compartilhar experiências. Outro diferencial é que não são servidas comidinhas, apenas café.

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso referente aos meses dezembro, janeiro e fevereiro de 2019 – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua da Matriz, s/n
Bairro Centro Histórico
Cidade Paraty
Estado Rio de Janeiro
País Brasil
Website http://www.montanitacafesespeciais.com.br
Telefone (24) 99302-9723
Horário de Atendimento Todos os dias, das 10h às 22h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Divulgação

Sem categoria •

CAFE AO LEU – Rio de Janeiro (RJ)

Há quase dez anos no mercado de café, estudando e trabalhando no ramo, o carioca Leonardo Gonçalves decidiu que agora seria um momento bom para investir em um negócio próprio. Após achar o lugar ideal e deixá-lo do jeito que desejava, o barista inaugurou, em fevereiro de 2019, o CAFE AO LEU, no agitado bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O espaço é pequeno e convidativo, uma boa opção para aqueles que desejam uma bebida no estilo to go, rápido. O toldo listrado retrô faz um contraste legal com o design moderno da parte interna. As prateleiras expõem grãos e acessórios que podem ser adquiridos pelos frequentadores.

Falando em café…

O espaço também funciona como microtorrefação, ou seja, todos os grãos vendidos na loja são torrados na própria casa, em um torrador Atilla. Os cafés comercializados e preparados no espaço são produzidos em fazendas parceiras, dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, e podem ser degustados nos métodos hario v60, aeropress e no tradicional espresso, tirado de uma Black Eagle, da Victoria Arduino.

Por ser um espresso bar, sem cozinha nem mesas espalhadas, as comidinhas, entre elas cookies, brownies, croissants com geleia de hibisco, cinnamon roll e pão de queijo, são para quem quer algo rápido. O campeão de vendas é o cookie de doce de leite com flor de sal, que combina com o cappuccino da casa. A indicação dos funcionários é o pão de queijo, com queijo da Serra da Canastra, harmonizado com o espresso.

Além da cafeteria e da torrefação, o CAFE AO LEU dispõe de uma área destinada a apreciadores ou profissionais que queiram aprender sobre o universo do café ou se aperfeiçoar no assunto. As oficinas e workshops possuem temáticas diversas, como torra, latte art e gestão financeira.

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Almirante Gonçalves, 50 loja L
Bairro Copacabana
Cidade Rio de Janeiro
Estado Rio de Janeiro
País Brasil
Website http://www.instagram.com/cafeaoleu
Horário de Atendimento De segunda a sábado, das 10h às 18h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Roma Miranda

Cafeteria & Afins

Harina Café – Recife (PE)

Já com a ideia de montar uma cafeteria, a arquiteta Mariana Pita e seu irmão, o empresário Guilherme Pita, enxergaram, na cidade de Boa Viagem, a necessidade de um espaço dedicado aos grãos especiais. Um local onde as famílias pudessem almoçar ou simplesmente tomar uma xícara de café. Decidiram então montar o Harina Café.

O espaço, amplo, inaugurado em dezembro de 2017, tem jardins verticais e tijolinhos à vista nas paredes, itens que dão à casa um ar aconchegante. Além disso, para tornar a experiência mais agradável, a cafeteria dispõe de estacionamento e wi-fi. Para Mariana, a localização é um dos pontos positivos, já que se trata de uma rua tranquila.

Para beber e comer

Escolhidos a dedo, os grãos usados na casa são da variedade mundo novo, produzidos em São Sebastião da Grama (SP) e torrados pela Kaffe, de Recife. Mariana, afirma que, é possível encontrar notas de chocolate ao leite e caramelo na bebida, que pode ser feita nos métodos filtrados (clever e aeropress) e no espresso, tirado de uma Astoria. Também há opções com leite, como latte, cappuccino e mocha.

Em relação à culinária, o Harina Café produz cerca de 70% do cardápio. Uma vantagem é ter como principal fornecedor dos produtos a própria família, dedicada à panificação artesanal.

A casa serve sanduíches, torradas, tapiocas e omeletes. Na parte dos doces, o menu dispõe de tartaletes, madeleines, croissants e pain au chocolat. De acordo com a proprietária, o croissant, que é feito com manteiga francesa e farinha importada, é o mais pedido pelos clientes. Para as fomes maiores, de segunda a sábado o Harina oferece almoço, com sete opções de prato por dia, além de saladas.

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua França Pereira, 137
Bairro Boa Viagem
Cidade Recife
Estado Pernambuco
País Brasil
Website http://www.instagram.com/harina.cafe
Telefone (81) 3090-6471
Horário de Atendimento Todos os dias, das 7h às 21h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Andréa Rêgo Barros

Cafeteria & Afins

MY Coffee Shop Project – Tubarão (SC)

Após uma mudança em seu ritmo de trabalho, Ana Carolina Marin viu-se diante do desafio de sair da agitada capital paranaense e ir para a pequena cidade catarinense de Tubarão. Com essa mudança, seria difícil seu marido e barista, Sebastian Yarzabal, conseguir um emprego na área, uma vez que não havia no município nenhuma cafeteria de cafés especiais.

Da dificuldade nasceu a oportunidade. O casal decidiu mergulhar junto na ideia de abrir um negócio próprio para levar essa nova experiência aos moradores da região. Em abril de 2017 nasceu a cafeteria MY Coffee Shop Project, que também disponibiliza workshops sobre o assunto, bate-papo com baristas e consultoria para quem quer embarcar nesse universo do empreendedorismo.

A casa de estilo moderno, com mesas, banquetas, prateleiras com acessórios e paredes decoradas, oferece um ambiente diferenciado e aconchegante à cidade. Segundo Ana, a aceitação foi ótima. “O pessoal gostou tanto da ideia que no ano passado já dobramos o nosso espaço. Os planos de expansão e diversificação não param.”

Experiências sensoriais

A MY Coffee Shop Project trabalha com grãos de diferentes regiões e origens, o que possibilita aos frequentadores descobrir diversas sensações e degustar o seu preferido. Para aprimorar esse momento, é possível escolher entre os métodos aeropress, prensa francesa, chemex, cafeor, pressca, kalitta e hario v60. O espresso é tirado de uma Nuova Simonelli.

Para acompanhar a bebida, a cozinha prepara tortas que variam diariamente. Além delas, o cardápio conta com bolos caseiros, pães de fermentação natural e paninis. Praticamente tudo é de fabricação própria. De acordo com Ana, o queridinho dos clientes e recorde de vendas é o pão na chapa com ovos mexidos, mas a indicação dos proprietários é o Panino Parma!

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Avenida Marcolino Martins Cabral, 1554 sala 3
Bairro Centro
Cidade Tubarão
Estado Santa Catarina
País Brasil
Website http://www.instagram.com/mycoffeeshopproject
Horário de Atendimento De segunda a sexta, das 8h30 às 20h; sábado, das 15h às 20h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Ester Zim

Cafeteria & Afins

Como em Casa Café – Manaus (AM)

Percebendo a necessidade de um lugar tranquilo e aconchegante que servisse cafés de qualidade na cidade de Manaus, a barista Analice Pereira e o administrador Carlos Carvalho inauguraram, em 2015, a Como em Casa, no bairro de Adrianópolis. Passado um tempo, surgiu a necessidade de aumentar o espaço de atendimento e o estacionamento.

Assim, em dezembro de 2018, a cafeteria se mudou para um lugar maior, no mesmo bairro. Com dois andares, os clientes se sentem mais à vontade e são mais bem atendidos. As cores alegres das paredes expõem métodos, utensílios e cafés.

As tomadas espalhadas pelo ambiente e o wi-fi disponível fazem da cafeteria um lugar aconchegante, mas Analice explica que não são os únicos pontos fortes da casa: “Além do bom atendimento, dos equipamentos de ponta e da grande variedade de café acessível ao público, oferecemos aulas aos apreciadores da bebida e cursos profissionalizantes com certificação SCA”.

Para desfrutar do aconchego

O café especial foi um dos principais motivos para o surgimento da Como em Casa, e é levado muito a sério. A cafeteria realiza a curadoria dos grãos, que são torrados por parceiros como a FAF (SP), o Coffee Five (RJ) e o Lucca Cafés Especiais (PR). Os baristas são constantemente treinados e podem preparar a bebida nos métodos hario v60, kalita, clever, chemex, aeropress, french press, coador de pano e espresso, tirado de uma Linea PB de 2 grupos, da La Marzocco.

Para acompanhar o café, algumas comidinhas são feitas na própria cozinha da casa, a partir de receitas da família, como bolos, tortas, biscoitos amanteigados, empadas e quiches. Além delas, há tostadas de pão italiano, pão de queijo, sanduíches, brownies, cookies e docinhos variados. As duas opções mais pedidas são o bolo de cupuaçu e o de coco gelado com morango.

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 1169 Loja 9
Bairro Adrianópolis
Cidade Manaus
Estado Amazonas
País Brasil
Website http://www.instagram.com/comoemcasacafe
Horário de Atendimento Segunda a sábado, das 14h às 20h; domingo, das 15h às 20h
TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Tadeu Rocha