Cafezal

Café entre vulcões

Na região de Antigua, na Guatemala, o café se destaca não só pelas plantações em solos vulcânicos e sob árvores, como pela qualidade das cafeterias

Ele chegou na Guatemala em meados do século XVIII como planta ornamental trazida das Antilhas pelos Freis Dominicanos e se espalhou pelo vale de Antigua como se ali sempre estivera. No sopé dos vulcões Fogo, Água e Acatenango, protegido pela copa das grandes árvores, que junto com as pedra-pomes derivadas das lavas ajudam a reter a umidade no solo, o café ganhou características próprias. Hoje reconhecidas no mundo todo por sua qualidade e elegância.

Mas não é só com a exportação que os grãos de rico aroma, alto dulçor e acidez pronunciada vêm contribuindo para a economia local. Aos poucos, e com a ajuda do movimento La Cosecha, a produção de café guatemalteco começa a atrair coffee hunters de todo o mundo interessados tanto nas plantações e processos de beneficiamento, quanto no rico cenário de cafeterias de excelência que se espalha pela região apelidada de “Napa Valley” do café, onde o turismo de luxo também floresce com o Relais & Châteaux Villa Bokeh e restaurantes, como o 7 Caldos, da chef Mirciny Moliviatis, embaixadora da cozinha guatemalteca, o Nana Antigua, do chef Rodrigo Aguilar e o Clio’s, do chef Roberto de la Fuente.

Casas que ao lado dos premiados restaurantes guatemaltecos Sublime, do chef Sergio Díaz, Diacá, da chef Débora Fadul, e Flor de Lis, do chef Diego Telles, respectivamente posicionados em 31º, 47º e 51º lugar na lista do Latin America’s 50 Best Restaurants, têm atraído cada vez mais visitantes ao país.

A seguir, um roteiro das melhores paradas em Antigua para desbravar o café guatemalteco:

Fazendas

Fazenda El Tempixque
Pertencente à família Falla Castillo, uma das mais antigas no ramo do café em Antigua, com mais de 125 anos de história, a fazenda El Tempixque, na vila de San Miguel, é referência na produção sustentável de cafés de alta qualidade. Plantados a 1750 m de altitude, os grãos de caturra, bourbon amarelo e vermelho colhidos de novembro a fevereiro ao cair do sol para não comprometer a qualidade do café dividem espaço no ecossistema com orquídeas, macadâmias e abacates. Na xícara, os cafés da marca San Miguel (@sanmiguelcoffees), vindos desta e das outras sete regiões cafeicultoras da Guatemala apresentam alta acidez, com notas de framboesa e chocolate.

Benefício La Esperanza
Casado com Carolina Franco de Souza, filha da respeitada Georgia Franco de Souza (Torrefação Lucca – PR), o cafeicultor Josué Morales criou, na Fazenda La Esperanza, um laboratório para ajudar pequenos produtores a extrair o melhor de seus grãos. Além de assessoria e capacitação gratuita, ele se compromete a comprar toda a colheita dos parceiros a preços competitivos para que, a longo prazo, haja melhoria na qualidade e rendimento das plantações. No local é possível conhecer todo o processo de beneficiamento e provar algumas das melhores xícaras da safra. 

Coffee Shops

El Gran Café (@elgran.cafe)
Conhecido por servir apenas cafés orgânicos certificados de fazendas premiadas das oito regiões produtoras na Guatemala, esta charmosa loja também comandada por Josué Morales se destaca por oferecer cafés do leilão Cup of Excellence, como o Finca Santa Elisa (um geisha da região de Acatenango com notas de suco de papaya, espumante e maracujá doce), o Finca San Carlos, um bourbon e catuaí de Antigua com perfil mais clássico, e o Café Mama Cata, um geisha da região de Acatenango com perfil floral, que ficou em oitavo lugar no concurso Cup of Excellence Guatemala 2022.

12 onzas (@12onzas)
Vem da fazenda Concepción Buena Vista, localizada em San Martin Jilotepeque, a 1.750 metros do nível do mar todo o café servido nesta moderna cafeteria que tem à frente o premiado barista Diego Solano, cuja família está há mais de 100 anos no ramo cafeeiro. Diferente das demais cafeterias da região, aqui a ideia é assegurar a qualidade do café ao longo de toda a cadeia, da terra à xícara.

Fat Cat (@fat_cat_coffee_house)
Considerada uma das 10 melhores cafeterias da Guatemala, a loja inaugurada em 2010 pelo barista Gerson Otzoy trabalha lado a lado com pequenos e grandes produtores para honrar o esforço de toda a cadeia com a torra fresca e a extração perfeita. Aproveite e passe na loja de doces típicos Doña Maria Gordillo (@dmariagordilo), fundada em 1872, para descobrir outros segredos e sabores da região. 

Artista de Café (@artistadecafe)
Toma café, fecha os olhos, o que vês? É com essa proposta poética de ir além do conhecimento tangível que envolve uma boa xícara de café que são feitas as seleções e preparos da bebida nesta loja inaugurada em 2018 pela especialista María Andrée. O espaço também oferece aulas de análise sensorial baseada na ferramenta do Le Nez du Café, conjunto de aromas criado por Jean Lenoir, com quem María trabalhou na França, que ajuda a ilustrar os tipos de compostos aromáticos que podemos encontrar em cafés.

TEXTO Joana Munné - Catalã radicada no Brasil, onde fundou e atua como diretora da Agência Síbaris, focada em curadoria, consultoria e comunicação gastronômica.

Deixe seu comentário